Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Para o nosso estudo desta manhã eu quero continuar e concluir o que começamos na última vez, o estudo da questão da espiritualidade dentro do estudo mais amplo que estamos fazendo sobre o movimento carismático. Se você é um visitante conosco, deixe-me dizer que fizemos uma pausa em um estudo bastante longo de 1 Coríntios e em algumas semanas estaremos começando novamente no capítulo 14 de 1 Coríntios para terminar o livro. Mas, nesse ínterim, porque muitos de vocês são inquisitivos, percepções necessárias, e porque os anciãos me orientaram a fazê-lo, temos percorrido um estudo do movimento carismático como o vemos na igreja e no mundo de hoje. E este aspecto particular do movimento carismático, a questão da espiritualidade, é o tema que começamos na semana passada e vai continuar e completar esta manhã.

Agora vocês todos se lembram da semana passada que começamos a estudar esta questão da verdadeira espiritualidade porque é um tema tão importante dentro do movimento carismático. E muito mais amplo do que isso, nós olhamos para uma clara definição bíblica da verdadeira espiritualidade e então comparamos isso com o que os carismáticos têm ensinado ou implicado em sua visão da espiritualidade. E nós tentamos mostrar-lhe, da última vez, que os carismáticos dizem ou implicam, mesmo que às vezes não estejam dispostos a dizer. Eles certamente implicam por sua abordagem experiencial à vida cristã, que se você tem um certo batismo ou você fala em línguas ou você tem uma certa experiência extática que automaticamente o eleva para outro nível de espiritualidade.

Minha própria esposa foi criada em círculos carismáticos pentecostais e ela me disse esta semana que é apenas uma espécie de situação padrão, que as pessoas que tiveram a experiência e as pessoas que têm as visões e as pessoas que falam em línguas são vistas como cristãos do segundo nível ou espirituais, e o resto são uma espécie de esquerda, em outra categoria, em uma base de segunda classe. E nós vimos como isso, quando você faz da experiência tudo, e a busca da experiência tudo, e então você tem uma certa experiência extática, ou um certo batismo ou qualquer coisa, então automaticamente você é tido como espiritual, e nós mostramos como isso, comparado com a Escritura, isso simplesmente não é assim.

A Bíblia nunca faz tal ligação entre quaisquer dons espirituais ou qualquer visão espiritual ou qualquer experiência e a espiritualidade verdadeira. Essa conexão não é feita biblicamente, e vimos pela última vez que a verdadeira espiritualidade é o resultado não de uma experiência ou um dom ou algo assim mas é o resultado de um andar no espírito momento a momento. Essa é a verdadeira questão. A verdadeira espiritualidade resulta quando estamos caminhando no espírito e mostramos que a visão carismática da espiritualidade experiencial instantânea espetacular simplesmente não pode ser apoiada biblicamente.

Espiritualidade, dissemos, então, é caminhar no Espírito, que envolve duas coisas. Veja se você se lembra. Receber a Palavra de Deus e vivê-la em obediência. E quando recebemos a palavra e vivemos obedientemente nesse ponto estamos caminhando no espírito. Esse é o verdadeiro padrão bíblico.

Agora vimos ainda que a verdadeira espiritualidade não necessariamente resulta em alguma experiência. Não resulta em qualquer êxtase ou qualquer visão ou qualquer revelação ou qualquer coisa sobrenatural, mas a verdadeira espiritualidade realmente resulta nas graças do coração porque em Gálatas 5:22 diz "o fruto do espírito é" não dons e língua, sinais e maravilhas mas o fruto do espírito é o quê? "Amor, alegria, paz, mansidão, bondade, fé, humildade e autocontrole". Esses são os verdadeiros frutos do espírito. Isso é o que realmente é produzido quando a espiritualidade verdadeira existe, e os carismáticos alegam que a verdadeira espiritualidade é baseada na experiência, e questões em experiências maiores simplesmente não se enquadram na Escritura, por isso temos de voltar ao que a Bíblia ensina.

Agora, eu quero que você pegue a sua Bíblia, como começamos esta manhã, e eu quero que você olhe comigo no Salmo 85, porque o Salmo 85 nos fornece um texto muito útil sobre a avaliação da verdadeira espiritualidade ou o verdadeiro avivamento espiritual. Este é um teste pelo qual podemos julgar a verdadeira espiritualidade. Agora, você vai se lembrar em 1 Coríntios capítulo 3 que Paulo disse aos Coríntios, "Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais." Em outras palavras eu tenho que tratá-los como carnais. Por quê? Porque vocês não podem receber a palavra, e há divisão e conflito e assim por diante entre vocês.

Em outras palavras, faltavam duas coisas em Corinto. Eles não receberam e não puderam receber a palavra. Eles não a viviam. A ausência dessas duas coisas significa carnalidade. Ao reverter isso, a presença dessas duas coisas, significa espiritualidade, portanto a espiritualidade é receber a Palavra de Deus e vivê-la obedientemente. Isso é básico.

Agora vemos isso no Salmo 85. Basicamente esta é uma oração para o reavivamento. Esta é uma oração para que a verdadeira espiritualidade exista entre as pessoas. Esta é uma súplica do salmista a Deus para provocar um verdadeiro renascimento da espiritualidade e o versículo-chave seria o versículo 5 que diz, "Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações? Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?" Em outras palavras, "Deus, tivemos a tua correção. Já passamos pelo exílio. Nós passamos por isso, oh Deus, agora nós queremos um reavivamento. Queremos ver Tua mão graciosa. Queremos que a verdadeira espiritualidade tome o lugar da desobediência que provocou a punição." E assim, é um apelo para o real avivamento, um apelo para a santidade genuína, para agarrar os corações do povo de Deus, e tal apelo realmente extrai os elementos básicos do reavivamento.

Os primeiros sete versículos, tipo que compõem a oração para o avivamento verdadeiro, e então do 8 ao 13 você vê os elementos dele. Não vamos estudar tudo isso, mas deixe-me apenas mostrar-lhe as duas coisas que compõem o avivamento verdadeiro, versículo 11. "Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar". Agora você tem duas frases aqui. "Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa seu olhar". Há duas coisas que sempre acompanham o verdadeiro avivamento a verdade e a justiça, sempre. Essas são as questões, verdade e justiça. E essas duas coisas são realmente um tema nesta parte final.

Você vê a menção de justiça no versículo 10. Você vê a menção de justiça diante de Deus, e ele nos colocará no caminho de seus passos, no versículo 13. Portanto a justiça é parte integrante da verdadeira espiritualidade ou verdadeiro avivamento. Santidade e justiça, marquem isso, acompanham sempre a obra do Espírito. Isso é muito básico.

Em Ezequiel, para lhe dar uma ilustração disso, no capítulo 36 de Ezequiel, e há muitas ilustrações, mas esta seria uma que poderia ser útil. Ezequiel 36:27 apenas ouça, "Porei dentro de vós o meu Espírito." Muito bem. Essa é uma grande promessa de espiritualidade ainda por vir. "Porei dentro de vós o meu Espírito" agora veja o que acontece, "e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis." Agora ouça, você vê, a verdadeira espiritualidade, o resultado da verdadeira obra do Espírito não é algum êxtase. Não é alguma revelação. Não é alguma visão. Não é alguma experiência. É a obediência da justiça, vê? É caminhar na verdade de Deus. É caminhar em seus estatutos. É guardar suas ordenanças e executá-las.

O versículo 31 do mesmo capítulo diz "Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações." Agora ouçam, amados. A verdadeira espiritualidade resulta em justiça ou santidade, e isso é um item de duas partes. Por um lado é a busca dos mandamentos ou de Deus, por outro é o ódio, o desprezo, o ódio da pecaminosidade. E onde houver verdadeira espiritualidade haverá essa busca da justiça que carrega consigo uma profunda ansiedade e um sentimento de convicção sobre o pecado.

E isso é algo que eu não vejo no que está acontecendo hoje em nome da espiritualidade no movimento carismático em muitos casos. Há muita risada, muita diversão, muita felicidade e muita frivolidade por fora, mas eu não sei se eu vejo o que acompanha a verdadeira espiritualidade que é um profundo sentimento ardente da convicção do pecado e da busca pela verdadeira santidade, no desejo de obedecer aos mandamentos de Deus e andar neles. Essa é a verdadeira espiritualidade. Esse é o cerne da questão.

Pessoas cheias de Espírito perseguem a justiça com um ardente senso de convicção de pecado, de modo que onde o Espírito estiver atuando há alegria mas também há uma tristeza profunda. Este é o coração da verdadeira espiritualidade. Quando o espírito de Deus veio no Pentecoste, diz, "compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?" E eu não acredito que qualquer cristão verdadeiro possa viver neste mundo sem uma dor profunda causada por sua própria aflição, sua própria tristeza e seu próprio pecado, e quando o mal cheiro da imoralidade preenche as narinas do homem cheio do espírito, ele não pode ser feliz, feliz, feliz o tempo todo.

E sabe de uma coisa? Às vezes não se encaixa com o que eu vejo em nome do Espírito Santo. Como um escritor disse "Ele não é o espírito jovem. Ele é o Espírito Santo." E eu tenho medo quando vejo, por exemplo no Canal 40, ou o que quer que seja, e eu vejo essa frivolidade, essa superficialidade, este feliz, feliz, feliz o tempo todo, este sorriso constante e tudo é tão maravilhoso que eles não entendem duas coisas, uma, o sentido profundo da convicção do pecado, e dois, a perdição do mundo ao seu redor e assim simplesmente não poderiam ser felizes, felizes, felizes o tempo todo.

O apóstolo Paulo disse, "tenho grande tristeza e incessante dor no coração." Vê. Esse é o equilíbrio. Claro que há alegria, mas a alegria está no fundo e muitas vezes o que está na superfície é a dor da culpa e do pecado, da preocupação e eu acredito que se tivéssemos isso, estaríamos vendo um verdadeiro revivamento em nosso país. Acredito que se fosse a verdadeira espiritualidade que estivéssemos vendo nesse suposto movimento carismático, isso seria do espírito. Se fosse verdadeira espiritualidade haveria pessoas chorando como Cristo chorava. Haveria o fluxo de lágrimas causado pelo Espírito Santo. Em vez de batermos palmas acho que estaríamos batendo em nosso peito e as lamentações encheriam as ruas como encheram as ruas de Nínive no dia em que Jonas pregou e o Espírito de Deus trouxe um verdadeiro avivamento.

Eu não vejo o avivamento verdadeiro como voltar-se para Jesus como uma viagem legal. Eu vejo o verdadeiro avivamento como aquele que faz um homem bater seu peito e sentir seu pecado profundamente e buscar a santidade. Walter Chantry diz "Não se pode dizer que todos os que estão entrando nas fileiras carismáticas estão fazendo isso com um desejo de conhecer a Deus e avançar na pureza da vida. O mais de Deus que muitos estão buscando é a liberdade de problemas terrenos. Onde os próprios dons prestam atenção primária, sugere-se que o espírito irá curar todos os males e suavizar todos os solavancos ásperos ao longo da estrada da vida.”

“Em parte alguma isso é tão evidente como na ênfase popular na cura. A impressão dada pelo evangelho completo ao crente comum é que Deus não quer que seu povo sofra neste mundo, se tão somente os cristãos crerem que os homens cheios do Espírito os curarão de qualquer coisa. Os sofrimentos são vistos como prejudiciais e indesejáveis para o cristão. Aqui está a vida coberta de doces com a garantia de extrair todos os gostos amargos enquanto muitos falam de soprar suas mentes sobre Jesus e de explodir em experiências do espírito e encontrar a felicidade, ouvimos muito pouco de um sóbrio interesse na santidade." Ele tem razão.

Nós não somos apenas um bando de pessoas perseguindo a felicidade. Entende? Onde há um verdadeiro avivamento haverá a busca da santidade, da retidão. Haverá uma profunda convicção ardente do pecado e um desejo consumado de obedecer aos estatutos de Deus. Essa é a parte que eu vejo falta. Os verdadeiros crentes não olham para a vida revestida de doces. Eles confessam com Davi no Salmo 119:71. "Foi-me bom ter eu passado pela aflição." Espiritualidade não é experiências, sinais, maravilhas, milagres, feliz e feliz. Pode estar mais perto do oposto.

Charles Spurgeon disse, "A maior bênção terrena que Deus pode dar a qualquer um de nós é a saúde com exceção da doença." Eu gosto disso. "A doença tem sido freqüentemente de maior uso pelos santos de Deus -" diz ele, " - do que a saúde. Se alguns homens que conheço somente pudessem ser favorecidos com um mês de reumatismo, seria pela graça de Deus suavizá-los maravilhosamente. Eu não desejaria para qualquer homem um longo tempo de doença e dor mas uma torção agora e então quase poderia pedir. Uma esposa doente, uma sepultura recém-criada, a pobreza, a calúnia, o abatimento de espírito, podem ensinar lições que em nenhum outro lugar seriam aprendidas tão bem. As provas nos levam às realidades da religião. Nossas aflições vêm a nós como bênçãos embora franzem o cenho como maldições."

Ele tem razão. Você vê onde há verdadeira espiritualidade, onde há um verdadeiro avivamento, a justiça olha para baixo do céu e Deus conduz seu povo ao longo dos passos da justiça. Não vertigem, não felicidade, não frivolidade, justiça, santidade, verdadeira espiritualidade.

E o segundo elemento de espiritualidade no Salmo 85, e aquele que eu lhe disse na semana passada, também está no versículo 11. "Da terra brota a verdade". O segundo elemento do verdadeiro avivamento é a verdade, de repente vem de todos os lugares. Há um grande e profundo compromisso com a verdade. O segundo princípio para medir a obra do Espírito é a verdade. Afinal Ele é chamado na Bíblia o Espírito do que? Da verdade.

E onde há um verdadeiro avivamento há o recebimento da verdade, há a vivência dela num comportamento justo. É isso pessoal. E não tem nada a ver com dons, sinais, êxtases, maravilhas, visões e revelações. Quando tiveram o avivamento, nos dias de Neemias, Neemias capítulo 8 versículo 1, Neemias disse, "tragam o livro e uma vez que trouxeram o livro o avivamento começou" e nunca começará de qualquer outra maneira em qualquer outra era, e você não pode ter pessoas com falsa doutrina sobre o Espírito Santo produzindo certo tipo de respostas a Ele.

Você não pode ter espiritualidade verdadeira com teologia errada. Você tem que ter a verdade brotando da terra e então a justiça descerá do céu. Isso é o que o Salmo 85 está dizendo. E a verdadeira espiritualidade terá esse profundo senso de devoção à Palavra de Deus, uma profunda convicção pelo pecado e um desejo de vida santa.

Exposição bíblica, instrução bíblica, são a obra do Espírito. Em Efésios 5:18 "mas enchei-vos do Espírito." Colossenses 3:16 "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo". Essas são duas passagens paralelas, que você conhece, quando as estuda. Ser cheio com o Espírito é a mesma coisa que deixar a Palavra morar ricamente em você, vê. Você recebe a palavra, você a vive. Verdadeira espiritualidade. Nada a ver com qualquer experiência carismática.

Então o que nós aprendemos? Deixe-me resumir. Nós dissemos na semana passada que todos os crentes são espirituais posicionaalmente. Dissemos que nem todos os crentes vivem de acordo com isso praticamente, mas que Deus quer que vivamos um estilo de vida espiritual que é o estilo de vida de receber a Palavra de Deus e obedecê-la, e que o fim último da espiritualidade é ser como Jesus Cristo e que não tem nada a ver com um dom, uma experiência, um batismo, ou um sentimento.

Resulta em obediência. Resulta em não cumprir a concupicência da carne. Torna o cristão humilde e manso em vez de orgulhoso. Isso lhe dá uma profunda sensação de inadequação e da miséria do pecado. Ela produz um compromisso com a palavra de Deus. Equilibra sua alegria com sua convicção de pecado, e isso é a verdadeira espiritualidade. Essa é a coisa que Deus quer.

Eu vejo um monte de assim chamdos reavivamentos nos Estados Unidos, mas não têm essas características. Agora, eu quero acrescentar uma nota muito importante para concluir nosso tema da verdadeira espiritualidade, é muito importante e eu quero que você me ouça dizer isso. Eu tenho esperado muito tempo para dizer isso, muito tempo. Porque, os carismáticos, têm a visão errada da espiritualidade, eles caíram no problema de exaltar as pessoas erradas, você vê?

Em outras palavras, onde você faz e experimenta os critérios, a mais fantástica ou emocionante experiência, mais chance você terá de se tornar super santo, vê? E as pessoas verdadeiramente espirituais, algumas das quais eu tenho certeza que estão no movimento carismático, mas as pessoas verdadeiramente espirituais que estão recebendo a palavra, o melhor que está lhes sendo dada, e o melhor que elas entendem, e vivendo em obediência da melhor maneira possível, as verdadeiras pessoas espirituais no resto da igreja que recebem a palavra e vivem isso, você vê, elas são empurradas para o fundo porque não têm nada a dizer. Porque em um mundo de experiências, onde a experiência é tudo, as pessoas que chegam ao topo são as pessoas que têm a melhor história para contar. Entende? Então as pessoas erradas são exaltadas.

E se você tem uma ótima história para contar você estará lá em cima. Você estará na televisão. Você vai escrever um livro. Você terá todo o show, particularmente se acontecer de você ser famoso também. Se você pode adicionar à sua experiência uma certa quantidade de fama, aí a coisa toda realmente se completa, e isso é realmente triste. Criamos uma pilha de celebridades cristãs. Eu os chamo de santos super estrelas. Eles se tornaram os modelos, os porta-vozes e as autoridades do cristianismo. Um culto de celebridades já começou.

Você sabe, eu penso que nós aprendemos nossa lição. Há 15 anos a igreja fez isso com pessoas de Hollywood. Usavam para tomar todas as pessoas que foram salvas no grupo cristão de Hollywood e automaticamente colocá-las como grandes, grandes propagadores da fé cristã e eles estavam dando testemunhos, cantando aqui e aparecendo ali e esta foi a grande coisa. Foi realmente trágico.

Tínhamos um homem na nossa igreja que estava nessa de, propaganda sensasionalista, tendo se tornado um orador, um cristão famoso, viajava por toda parte, falava de tudo. Ele tinha todos os tipos de credenciais e assim por diante. Sua vida correu pelo ralo. Ele veio à Grace Church. Ele tinha 42 anos. Trouxe a família dele. Entrou na obscuridade em certo sentido, e chegou aqui e aprendeu a Palavra de Deus. Ele estava aqui apenas há um ano e ele estava morrendo de câncer terminal e eu me sentei no hospital ao lado de sua cama, ele estava tossindo e morrendo e ele disse "John" ele disse "É terrível o que aconteceu na minha vida. É terrível. É uma tragédia. Eles arruinaram minha vida, explorando meu testemunho porque eu era alguém conhecido."

Veja, é uma coisa trágica. Eu pensei que tivéssemos aprendido, mas não. Está acontecendo de novo e nós temos as pessoas erradas sendo exaltadas e colocadas em pedestais para serem os porta-vozes do cristianismo em vez das pessoas realmente espirituais. Os especiais da TV colocam agora personalidades cristãs como fontes constantes de estrelas super cristãs. Quando um deles se salva, rapaz, a fila começa a aumentar para ver o seu grande evento.

Eu estava ouvindo um negócio, um anúncio, o pastor dizia, "estamos começando uma nova igreja" e foi isso que ele disse. Esta é uma citação. "É uma igreja fundamentalista, ganhadora de almas e que crê na Bíblia, e nós estaremos nos reunindo em Costa Mesa, e neste domingo nossa estrela convidada especial é..." e ele falou o nome lá. E eu pensei "O que é isso? Sua estrela convidada especial?" Outra igreja tinha uma estrela cristã que cobrava US$ 5.000,00 por noite para ir a uma igreja. Existem vários que recebem US$ 5.000,00. E assim eles as queriam porque venderiam bilhetes para o culto de domingo à noite.

Você sabe que existem várias agências de publicidade que eu ouço mensalmente que enviam uma lista de quem está disponível e o preço está em torno de US$ 500,00 a US $ 5.000,00 por noite. Se quisermos um cristão famoso. Tudo o que posso pensar é 1 Timóteo 5:17, que se você tiver que dar um monte de dinheiro para alguém que você conheça, quem deveria ser? lá diz que, "Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino." Vê? Quem Deus absolve? É diferente do que fazemos.

Uma igreja Batista do meio-oeste que eu conheço, tem um salão cristão da fama e em seu salão cristão da fama no Hall de entrada da igreja têm as imagens dos dez melhores cristãos atuais. Essas săo suas super estrelas. Isso é verdade. Revistas cristãs apresentam estrelas de cinema, cantores, atletas e políticos convertidos, transformando-os em celebridades a quem lhes dão os púlpitos em todo o país. É simplesmente uma feira. Uma dessas estrelas, no ano passado, foi promovida para listar as 48 estrelas cristãs com as quais você poderia orar.

Você vê isto tudo - você vê a parte triste deste povo, tudo isso colocou a fama no lugar da espiritualidade. As pessoas que lideram a igreja não devem ser as mais famosas. Elas são supostamente as que caminham no espírito e recebem a responsabilidade de liderança dada por Deus. Eu vejo isso especialmente na música. Há mais pessoas ficando famosas nos círculos cristãos através da música do que em qualquer outra forma e a igreja está gastando uma fortuna para encher os cofres de todas essas pessoas.

A partir da mentalidade de super estrela, super santo, vieram alguns resultados muito trágicos. Manifestados em círculos carismáticos e além deles. Posso mencionar-lhe cinco ou coisa assim que eu sei de quem entrou nessa coisa e saiu direto pela porta dos fundos de sua fé acabando um desastre. Celebridades como estas acabam contando sobre sua experiência, sua conversão fantástica, ou seu batismo fantástico, ou sua visão, ou o que quer que seja, e elas são propagadas, empurradas e pressionadas para promover isso e promover aquilo, e não demora muito estão falando e escrevendo livros e tendo entrevistas e aparecendo na TV e rádio, saudadas como grandes autoridades espirituais, e você sabe o que a Bíblia diz em 1 Timóteo? Diz, "Se alguém é um novo convertido nem sequer o deixe servir a mesa na igreja." Isso mesmo.

Veja que não lhes estamos fazendo nenhum favor. Está tudo fora de controle. Leia 1 Timóteo 3:6 e 10 e 1 Timóteo 5:22. Está tudo lá. Roger Heidelberg escreveu um artigo na última edição da Moody Monthly deste mês de maio, e se ele não tivesse escrito eu teria. É intitulado, "Vamos Parar de Endinheirar os Convertidos." Isto é o que diz. "Um suposto Saulo de Tarso tinha se convertido em 1977 na US-60 na rota para Denver. Permitiria que sua experiência de conversão se desenvolvesse até que ele se tornasse o mais poderoso expoente da doutrina cristã que a igreja já conheceu?

"Vamos ver. Logo cedo a notícia de uma conversão dramática tão notável atingiu os fios e a associação de imprensa da revista People, cinegrafistas de teatro e TV, escritores e produtores de rádio, teriam descido para Denver em massa. Quando as escamas cairam dos olhos do irmão Saulo ele teria visto o cômodo em que estava, abarrotado com essas pessoas. O homem da revista Christian Star competindo por uma entrevista exclusiva com um editor associado da Time. O diretor do programa de TV A Luz Celestial tentando conversar com o agente da Meet the Press".

"No canto, Ananias servindo como agente de Saulo. alinhava os contratos. Antes do primeiro pôr do sol da nova vida de Saulo, ele teria sido agendado para aparecer em todas as emissoras de TV e de rádio cristãs conseguindo expô-lo. No menor tempo possível ele teria sido encontrado agendando por meses e até anos, com antecedência, como a principal atração dos comícios evangélicos de toda a cristandade. Cruzadas evangelísticas, movimentos de jovens, até conferências bíblicas. Os banners anunciando, 'Rabi superior conta como ele se voltou para Cristo' 'Ouça o judeu mundialmente famoso pregar Jesus'. 'Saulo de Tarso, o fariseu convertido, pregando seu famoso sermão do Sinédrio para o salvador.’

Nosso jornal da manhã noticiou que Gloria de Goldilocks, principal estrela de palco, telas e rádio aderiu à religião como eles colocaram. Na mesma semana o mesmo jornal anunciará sua quarta aparição na nacionalmente conhecida hora do reavivamento de Pearly Gates ou sua afiliação com a equipe do Evangelho da Era Atômica. Também não fazemos acepção de pessoa. Os jogadores de futebol da grande liga, os líderes da faixa da dança, os contrabandistas, os chefes do crime, qualquer um destes farão isto, desde que o nome seja conhecido o bastante para ir bem e, naturalmente, que a conversão pareça real.

Por favor não entenda mal. Toda vez que qualquer celebridade do show business, político ou assassino conhecido, sinceramente atende ao Senhor para a salvação, sentimos como o apelo de anjos mesmo. O problema é o nosso hábito ou de impulsionar estas celebridades convertidas para as fileiras mais importantes do cristianismo evangelístico muito tempo antes de demonstrarem estar espiritualmente qualificadas para estarem lá. Por que nossa garota Gloria foi escolhida para a Pearly Gates Hour? Porque eles queriam ouvir mesmo a mensagem que ela era capaz de trazer, ou pelo título de Gloria Goldilocks uma ex estrela? Exposição das Escrituras ou exploração da celebridade?

Pouco pode ser dito em defesa daqueles que estão explorando esses convertidos citados para servir nossos próprios propósitos essencialmente egoístas. E quanto aos que estão sendo usados? Qual será o resultado de tudo isso em suas vidas no frenesi de correr de um rally do evangelho para outro sendo que pouco tempo está disponível para permitir que sua experiência de conversão se arraigue e amadureça em um testemunho enriquecedor e transbordante? Consequentemente, estes convertidos são susceptíveis de fazer o melhor que podem, pegar algumas frases piedosas, juntá-las em um testemunho que vai fluindo, fluindo, misturar uma história da minha conversão e tudo está definido para o show. Eles continuam repetindo suas linhas até que chega um tempo em que todo esse brilho de conversão se foi. Com nada de novo fluindo para substituí-lo, tornam-se atores impotentes, dizendo as palavras certas que parecem encantadoras e muito ineficazes em consciências não convencidas".

É uma coisa triste que comecemos a exaltar as pessoas erradas. Você sabe, se você diz, "Hoje à noite vamos ter um estudo bíblico. O pastor estará falando" nada acontece. "Hoje à noite vamos ter super estrelas e assim por diante". Vê? Todos os padrões errados. Toda a prioridade é mista e você sabe que chegamos a um ponto no cristianismo hoje onde nós autenticamos nossa fé com base nas personalidades que acreditam, em vez de apologética bíblica. Você conhece isso?

Defendemos publicamente o cristianismo com base no testemunho de alguém que acredita nisso. Eles escrevem os livros. Eles dão os testemunhos. Eles contam sua experiência. Eles aparecem na televisão. Quando foi a última vez que você viu um especial de televisão que disse "E agora vamos ter reverendo assim e assim que é o pastor de tal e tal igreja e ele vai lhe mostrar, na Palavra de Deus, por que o cristianismo é verdadeiro" - Você já ouviu isso? Nunca ouvi isso. "E agora aqui está ..." depois a fanfarra e o testemunho, vê.

Eu não sou contra seu testemunho. Eu não sou contra o fato de que eles sejam convertidos. Eu louvo a Deus. Mas a questão é que o cristianismo não é verdadeiro porque eles acreditam. O cristianismo é verdadeiro porque a Bíblia diz isso e alguém tem que ensinar isso. Não podemos continuar a autenticar a verdade com base em personalidades.

Você já notou que as seitas começaram a fazer a mesma coisa? E agora elas têm suas próprias super estrelas defendendo sua visão em comerciais. Você fisga a atenção das pessoas e essa é a maneira que vendem o peixe. É assim que eles vendem suco de laranja. É assim que eles vendem carros. Essa é a maneira que eles vendem tudo o que vendem e é assim que estamos vendendo o cristianismo. Celebridades estão vendendo.

Isso perpetua a experiência centrada no cristianismo. "Eu experimentei. Foi realmente gratificante. É ótimo. Por que você não experimenta também?" E você configura toda uma abordagem da fé com base na experiência, em vez de dizer, "É verdade portanto é certo para você aceitá-lo."

O apóstolo Paulo "foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos". E quando Jesus andava, em Lucas 24, na estrada para Emaús ele não lhes disse, "Agora quero que vocês, homens, acreditem em tudo isso então vou dar alguns maravilhosos testemunhos de pessoas famosas que acreditaram." Ele começou com Moisés e os profetas e ensinou-lhes as coisas registradas na Escritura. Como é trágico quando deixamos a experiência ser a defesa.

Eu disse a um editor, vice-presidente de uma editora nos Estados Unidos, recentemente. Eu disse, "Quando você vai parar de defender o cristianismo com base nos testemunhos de celebridades e começar a publicar livros que o defendam com base na autoridade bíblica?" Você vê que você apenas mantém esta coisa espiritual carismática e experiencial seguindo adiante, e você tem todas essas pessoas que estão de pé como se fossem os líderes espirituais da igreja. Eles são os permanentes. Eles são os que conseguem a multidão e o fato disso é que em muitos casos eles podem nem mesmo ser verdadeiramente espirituais.

Devemos manter-nos firmes na Palavra e defender a nossa fé pela Palavra, devemos ouvir os mestres preparados, os teólogos preparados e as pessoas piedosas. São eles que devem falar. Ouça. A igreja no Novo Testamento não tinha super estrelas. Não tinha celebridades. Não tinha mídia. Não tinha truques da Madison Avenue, nem rádio, nem televisão e eles causaram um impacto no seu mundo estritamente com base em pessoas piedosas que viviam numa sociedade ímpia. E você sabe o que Paulo disse em Coríntios? Ele disse, "Não muitos nobres e não muitos poderosos." Eles eram simplesmente pessoas simples. Mas todo o cristianismo entrou no mercado e compramos a bolsa do mundo e vendemos o cristianismo como vendem cigarros, assim como eles vendem café, assim como eles vendem feijão, assim como eles vendem qualquer coisa.

"Somos negociantes" diz Paulo em 1 Coríntios. Larry King escreveu um artigo na revista New Times em 3 de setembro de 1976. Ele é um cínico não-cristão e quero que você ouça sua avaliação do atual "cristianismo". "Eu não sou muito importante no movimento de Jesus, uma peculiaridade que aparentemente me coloca fora do momento cultural nos dias de hoje. O negócio de Jesus já não está confinado à taça de whisky. Você não pode caminhar através do Washington Square Park em Greenwich Village sem tremer aos olhos de profetas colocando um monte de retórica esperta de um Jesus doce em você. A maioria deles não tem noção sobre o que eles estão falando."

"Eu sou um velho estudante bíblico que cresceu entre os batistas que lavam os pés e estou simplesmente chocado com a pouca gente de Jesus que me faz um apelo, que esteja familiarizada com as Sagradas Escrituras. Também não são informados sobre a história das religiões, dos cristãos ou qualquer outro. Mencionar as guerras santas ou pedir informações sobre como a versão King James da Bíblia ganhou sobre seus rivais, e tudo que você tem é um olhar vazio e a garantia geral de que Jesus ama você. Não, minha queixa não é contra Jesus mas contra aqueles que abusam da noção dele."

"Eu tive o meu tempo de treinadores de futebol do ensino médio orando em seu nome pela vitória, do Lion's Club solicitando-lhe para abençoar sua venda de vassoura anual, de John Bircher suplicando-lhe para manter um olho cauteloso sobre os norte-coreanos e dos crimonosos do colarinho branco que reivindicam suas conversões quando os portões da prisão pairavam em seus futuros. Seria minha modesta sugestão de que talvez um Jesus trabalhador assim como um pai supervisor pudesse estar mais bem ocupado na separação de injustiças maiores, e realmente não precisasse do balbucio de orações egoístas. Eu não pretendo saber se Jesus poderia ter desejado isso mas pessoalmente eu acho que ele tem mais classe do que muitos de seus agentes.”

Você sabe, quando eu li esse artigo isso realmente machucou. Isso realmente me machuca, vê. Que tipo de cristianismo esse sujeito está vendo? Onde está a santidade nisto? Onde está a justiça aqui? Onde estão as pessoas piedosas nesta situação? Tudo o que ele está vendo é o Cristianismo da Avenida Madison. Tudo o que ele está vendo é a artimanha. Tudo o que ele está vendo é a parte barata da coisa e ele está perdendo todo o ponto. Para onde foi?

Você vê que nós temos tudo fora dos trilhos, as coisas erradas no lugar errado. Nós dizemos, "Bom, isso funciona." Eu ouvi - isso é o que as pessoas dizem para mim quando eu falo - Eu falo assim com outras pessoas às vezes. E eles dizem "Mas funciona. Olhe para os resultados. Olhe para os resultados. As pessoas vêem, a multidão vem e nós pregamos e as pessoas são salvas. Não há dano. Olhe os resultados."

Você sabe de uma coisa? Os resultados não significam nada para mim nesse sentido. O que você quer dizer? Escute isso. Números 20:11. Agora não olhe para cima, porque eu vou falar com você agora. Números 20:11 diz que Moisés foi mandado por Deus para fazer o quê? Falar com a pedra. Lembra-se disso? Mas em vez de falar com a rocha o que aconteceu? Moisés pegou uma vara e bateu na rocha. E você diz "Moisés você foi desobediente." Certo? Absolutamente certo. E você sabe o que aconteceu quando ele bateu naquela rocha? Ele obteve resultados. A água saiu.

Os resultados ocorreram pelo o que ele fez, certo? Você não poderia convencer Deus porque Deus nunca o deixou entrar na Terra Prometida. Ele perdeu isso porque desobedeceu a Deus. Ele obteve resultados em sua desobediência. Isso nunca é um critério. Nunca. O que Deus quer é resultado de acordo com a obediência. Os resultados podem vir em desobediência mas isso não altera o fato de que a desobediência ainda é desobediência. Então nós dizemos "Bom, ele tem resultados." Bom, isso não prova nada. O que aconteceria se nós fizéssemos da maneira de Deus? Nós não estamos querendo descobrir fazer da Sua maneira.

Quem são os verdadeiros líderes do cristianismo? Quem realmente tem o direito de definir o ritmo para a igreja? Você vê, se fazemos da experiência o padrão da espiritualidade, então qualquer um com qualquer experiência é empurrado para os holofotes e especialmente se são famosos, e temos uma marca do cristianismo da avenida Madison. E quanto mais louca sua experiência, mais rápido os editores estarão atrás de você para imprimi-la e as pessoas fiéis e piedosas sentam-se ao fundo e conectam-se com o que podem ter enquanto aquelas pessoas ficam ricas com sua experiência. Agora, talvez eu soe um pouco amargo. Bom, eu não quero ser. Eu só quero falar com o espírito da época. Quem são os líderes? São os neófitos, ex-o que quer que seja, celebridades, personalidades ou as pessoas verdadeiramente espirituais, piedosas?

Agora eu quero - Eu tenho que lhe dizer isso. Esta é a coisa mais importante que eu disse. Esqueça tudo o que eu disse mas lembre-se disso. Abra em 2 Coríntios capítulo 10. Eu vou lhe dizer isso porque esperei muito tempo para dizer isso. Agora eu quero que você ouça isso. Segunda Coríntios 10, 11, 12 e 13, os últimos quatro capítulos de 2 Coríntios são uma indicação tão clara em toda a Escritura de toda essa idéia que você pode ser espiritual por alguma experiência ou que você está qualificado para ser um líder espiritual porque você teve alguma experiência. Esses capítulos realmente lidam com isso. Agora deixe-me dar-lhe a cena. Esta é uma seção fascinante. Agora escute.

Cidade de Corinto, Paulo naturalmente fundou a igreja, tinha escrito a eles várias cartas, tinha ministrado em suas vidas, mas nesse meio tempo, alguns novos super apóstolos tinha vindo para a cidade. No capítulo 11 e no versículo 5, Paulo os chama de super-apóstolos, super apóstolos. Eles tinham vindo para a cidade e disseram, "Ei pessoal. Nós somos a nova raça." Vê? "Deus está fazendo uma nova obra. Há um novo avivamento estourando. As coisas velhas tem que sair. Esta é a nova era." Vejam, eles vieram com um esquema inteiro. Este foi o movimento carismático de 2 Coríntios 10.

Esses caras vieram para a cidade. Eram os novos super-apóstolos. Recomendavam-se a si mesmos como os excepcionais. Capítulo 10 versículo 12 Paulo diz "louvam a si mesmos." Capítulo 10 verso 18 ele se refere aos que louvam a si mesmos. Eles entraram e deram palmadinhas em suas próprias costas e disseram "Nós somos os novos profetas. Nós somos os novos apóstolos. Nós somos as novas ferramentas e instrumentos de Deus e nós viemos para a cidade." E eles tinham experiências, eles tinham visões e eles tinham êxtases, eles tinham carisma, eles tinham charme, eles tinham todas as coisas, então eles vieram e sobrecarregaram a igreja de Corinto, bateram seus pés e com isso estavam dizendo, "Oh isso é o que é pessoal. São os super-apóstolos.”

E eles questionaram a espiritualidade de Paulo. Naturalmente se eles iriam assumir o controle eles teriam que minar o verdadeiro líder Paulo. E assim os coríntios queriam saber por que Paulo achava que ainda era seu líder por que Paulo achava que ainda deveriam ouvi-lo. Veja o capítulo 13 versículo 3. Aqui está a chave para toda a seção. Em 13:3 ele diz "posto que buscais prova de que, em mim, Cristo fala." Deixe-me parar por aqui. Ele diz, em outras palavras, "Vocês estão tentando obter de mim uma prova de que tenho o direito de falar com vocês, que eu ainda sou a voz de Deus que ainda sou o apóstolo de Deus, que ainda sou o mensageiro. Vocês quer que eu prove isso para vocês."

Você vê que eles estavam dizendo, "Nós temos alguns caras novos e, Paulo, rapaz, eles têm algumas visões. Oh amigo. Eles têm algumas experiências extáticas. Eles têm algumas revelações. Eles têm algum charme e algum carisma. Eles são suaves, são os novos apóstolos e eles têm o que é para esta era. E Paulo, realmente questionamos se você já não está desatualizado".

Então ele diz "Então vocês procuram provas de que Cristo ainda está falando em mim? Vocês vão me comparar com eles?" E quais eram seus critérios? Olhe para o capítulo 12 versículo 1. "Se é necessário que me glorie, ainda que não convém" ele diz "passarei às visões e revelações do Senhor." Ele diz, "Olha. Eu sei o que vocês querem. Os seus critérios são visões e revelações. Tudo bem. Eu vou falar sobre isso. Isso é coisa de vocês. Pessoas super espirituais têm revelações e visões. Vou falar sobre isso".

Eles tinham vindo para a cidade e contado sobre suas revelações mas você sabe o que Paulo disse sobre eles em 11:13? Ele disse "Porque os tais são..." O quê? "falsos apóstolos". Eles săo o quę? "ão falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." e isso não é grande coisa.

Estes não são verdadeiros apóstolos. Estes são apóstolos de Satanás. Eles recomendaram a si mesmos, eles se ofereceram e assim no capítulo 11, Paulo diz isso, no versículo 5. Ele diz, 11:5, "Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos." Ele não está falando de Tiago, Pedro e João lá. Ele está falando sobre esses super-apóstolos que tinham essas visões, revelações e experiências místicas. Ele diz, "Olha. Eu não estou atrás disso. Eu não estou tomando um assento no banco traseiro em relação a eles. Eles são falsos apóstolos.”

Como você sabe disso? Verso 4, "Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus" tem algo de errado com ele. Sua doutrina não é correta. "Agora, vocês sabem o que eles estavam dizendo? Eles estavam dizendo, "Ei. Paulo não pode - ele não pode estar à nossa altura." Agora veja em 10:10. Eles disseram "As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes". Rapaz, é um grande escritor. Oh sim. Coisas pesadas. "mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível". O sujeito é realmente caseiro e ele é um orador ruim. Quer dizer que, ele escreve coisas pesadas, mas pessoalmente ele é estranho e não fala claramente. Não pode corresponder ao nosso carisma, oratória, classe e polidez.”

Pobre, pequeno e velho Paulo. Ele vai ter que se defender contra todos esses super ataques, vê. Você sabe, eu vejo um paralelo nisto hoje. Muitas das pessoas verdadeiramente piedosas são apenas um monte de ninguéns e as pessoas que estão lá em cima os grandões, as grandes super estrelas, você realmente fica admirado.

E assim Paulo diz, "Ei, eu gostaria de me comparar com estes com as visões, as revelações, o bonito, charmoso e carismático. Eu gostaria. Posso falar sobre mim? Eu gostaria de lhe dar minhas credenciais." Aqui vêm elas. Vocês estão prontos? Capítulo 11 versículo 23. "São ministros de Cristo?" Eu falo como um tolo, é claro. Isto é sarcástico. Aqui estão as minhas credenciais "em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um" Eu tenho quarenta tiras menos uma. "fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas." "Essas săo as minhas credenciais. E se vocês gostariam de ouvir sobre uma das minhas grandes experiências de exaltação deixe-me contar-lhe". Uma vez no versículo 32 diz, "Fui encurralado por Aretas rei de Damasco e eles tiveram que me deixar sair pela janela em um cesto e eu fugi.”

Então eu vou lhe dar uma das minhas credenciais sólidas. Eu era um pobre e humilde fóssil humilhado em uma cesta baixada por uma janela, correndo pela minha vida. Coisas grandes hein? Você vê que este é um ataque a eles. Paulo disse, "Vocês entenderam tudo errado. Vocês entenderam tudo errado. Seu orgulho tolo é prova suficiente de que vocês não são os apóstolos de Cristo. Vocês ouviram falar dos atos triunfantes dos super-apóstolos. Deixe-me falar sobre mim. Fui baixado em um cesto, uma vez que eu estava encurralado, e eu tive que correr por minha vida." Que tipo de um testemunho estúpido é esse?

Você vê, o ponto é de que Paulo não se gloriaria em sua força, mas em sua o quê? Em sua fraqueza. Você sempre pode dizer a um verdadeiro apóstolo de Cristo porque ele está certo em sua posição. E quando alguém chega louvando a si mesmo por suas visões, em suas experiências, em suas revelações, em todo esse tipo de coisa, você pode enfrentá-los com os olhos de Paulo. Então nós dizemos, "Bom, ele as apresentou."

Veja o versículo 1 do capítulo 12. Ah, ele o fez, mas eu amo isso. Eu quero que você veja isso. Ele diz "Bom eu vou chegar agora a visões e revelações. Eu quero dizer uma palavra sobre isso", e eu gosto disso. Ele diz "Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)". Isso é ótimo. Você pegou a coisa aqui? Ele diz "Ah sim. De volta às minhas visões e revelações. Vamos ver. A última que tive foi há 14 anos." 14 anos atrás, Paulo? Você não é um carismático muito bom. Você tem que ser morto no espírito a cada semana. Há 14 anos Paulo? "Ah sim. E nem me lembro se estava no corpo ou fora do corpo. Não me lembro muito bem sobre a coisa. Na verdade eu não sei o que estava acontecendo. Só me lembro um pouco do que aconteceu."

"Paulo, nenhum editor aceitaria isso. Você tem que ter escrito claramente, Paulo. Se você foi para o céu e voltou você sabe como aconteceu". "Eu acho que fui pego no terceiro céu neste negócio. Eu não sei se era real ou não. Eu poderia estar sonhando. Foi há tanto tempo. 14 anos foi a ultima que eu tive." Ele diz, "Aliás, eu gostaria de deixar isso de qualquer maneira. Não é nada interessante." Versículo 5, "Eu prefiro me gloriar", no quê? "em minhas fraquezas". Oh eu amo isso. Não é fantástico? Essa não é a questão. Prefiro me gloriar em minhas fraquezas.

"Deixe-me dizer-lhe sobre as credenciais reais de um apóstolo, para que eu não me gloriasse acima da medida através da abundância das revelações. Só para ter certeza de que nunca me gloriarei nisso, E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco..." o quê? "então, é que sou forte." Vê?

Você sabe o que Deus quer hoje? Sabe quem são as verdadeiras estrelas? Você sabe quem são as pessoas verdadeiramente espirituais? As pessoas que manifestam isso em humildade. Você vê isso? Você sabia que Zacarias teve uma visão para começar, aquela noite, quando ele teve aquelas visões, e levou dois anos antes que a voz de Deus falasse com ele novamente?

E você sabe que havia muitos profetas no Antigo Testamento que ouviram a voz de Deus uma vez em toda a sua vida e que foi quando eles tiveram sua profecia e nunca mais. Isso nunca é padrão de Deus para a vida toda. Paulo diz, "Minha vida era fraca e miserável, desesperada e humilde e eu estava em miséria desde o momento em que vim a Cristo até que minha cabeça foi cortada. Eu estava em miséria, humildade e mansidão e era nisso que Deus poderia absolver-se."

Agora essa é a verdadeira espiritualidade. E tivemos tudo roubado. Em Lucas capítulo 5 nosso querido Senhor está falando com Pedro e diz no versículo 8 que Simão Pedro o viu e caiu diante de Jesus dizendo, "Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador." E o versículo 11 diz, "deixando tudo" o quê? "o seguiram." Você sabe o tipo de pessoas que o Senhor quer? Pessoas que digam, "Afaste-se de mim porque sou um homem pecador". Vê isso?

Então o Senhor disse "Ei você. Esse é o tipo de pessoa que eu posso usar." Ele veio a Isaías, ele chamou Isaías, e Isaías disse, "Eu sou um homem de lábios impuros. Você não me quer." E sempre foi assim com a escolha de Deus dos Seus servos. Eles nunca têm uma visão elevada de seu status. Eles nunca colocaram um preço em si mesmos. Eles têm uma visão baixa e vêem-se como impotentes, pecadores, fracos e humildes.

Walter Chantry disse, "Em nosso desejo bíblico de reavivamento devemos recusar buscar qualquer experiência que se proponha eliminar nossa fraqueza natural. Deus não precisa de seus talentos, sabedoria, santidade e força, mas sim você na fraqueza, precisa desesperadamente do poder de seu espírito em suas obras. Você não precisa ser maravilhosamente transformado por uma segunda obra da graça para ser um instrumento adequado do Espírito de Deus. O senhor se deleita em exaltar seu poder gracioso usando instrumentos fracos." Verdadeira espiritualidade, receber a palavra, viver em santidade, manifestar humildade.

Ouça. Na igreja cristã vamos deixar a coisa pra fora, hein? As pessoas vão dizer, "Ah, desde que eu tive a minha experiência eu estou tão feliz, tão feliz. Eu cheguei no espírito." Deixe-me mostrar-lhe uma coisa. Quero concluir com isso. Mateus capítulo 5, para que saiba a palavra diretamente da boca de Jesus. Mateus 5. "Vendo Jesus as multidões" versículo 1, ele subiu num monte e quando ele se sentou seus discípulos aproximaram-se dele e ele abriu a boca e lhes ensinou dizendo, "Vocês vêem a palavra abençoada aqui? São as bem-aventuranças.

Você sabe outra palavra para a palavra bem-aventurado? É feliz. Você quer ver quem são as pessoas felizes? "Felizes os pobres de espírito" versículo 4, "Felizes os que choram" versículo 5, "Felizes os mansos. Felizes os que têm fome e sede de justiça. Felizes os misericordiosos. Felizes os puros de coração. Felizes os pacificadores. Felizes são aqueles que são "o quê? "Perseguidos por causa da justiça. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós."

Quem são as pessoas realmente felizes? Vou dizer quem são. Elas são pessoas humildes. Quem são os humildes? São o povo santo. Quem são os santos? São os que ouvem e obedecem a Palavra de Deus e o resumo disso é que eles são o povo espiritual. E deixe-me dizer, amados, que existe um padrão de verdadeira espiritualidade, e estou tão triste em meu coração que quando aceitamos um padrão falso nos tornamos pobres porque perdemos o verdadeiro padrão. Amados não busquem alguma experiência. Não persiga alguma visão. Não busque alguma revelação ou algum negócio como esse. Você busca a santidade e isso será suficiente e você busca nessa santidade, humildade, e Deus o exaltará além de sua imaginação.

Vamos orar. Nosso Pai, obrigado por nossa comunhão nesta manhã, por nos falar diretamente e pontualmente, oramos pai, para que possamos esquecer o que é humano e recordar em nossos corações o que vem de Ti, e por isso pedimos que abençoes a palavra em nossos corações. Em nome de Jesus. Amém.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize