Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Vamos pegar nossas Bíblias e abri-las na passagem que estamos vendo agora. Esta é a nossa sexta semana olhando para Mateus capítulo 19 e examinando o ensinamento de nosso Senhor sobre o assunto do divórcio. Quero apenas tocar muito brevemente em Mateus 19 e em seguida passar o nosso tempo, esta manhã, em 1 Coríntios capítulo 7. Agora existem algumas características da igreja primitiva a igreja do Novo Testamento que são diferentes da igreja de hoje. Eles tinham apóstolos. Eles tinham profetas únicos para o seu tempo. Foi um tempo em que a revelação de Deus estava apenas se desenrolando. Havia uma proximidade com a vida de Cristo. Havia um zelo, havia um fogo, havia uma paixão, havia uma pureza dinâmica, havia uma simplicidade de vida, havia um profuso tipo de testemunho chegando ao seu mundo que talvez seja diferente do que hoje. Mas embora existam algumas coisas diferentes e talvez algumas coisas que gostaríamos de recapturar há algumas coisas sobre essa igreja primitiva que são idênticas a hoje. Há algumas coisas que possuíam que possuímos, a mesma mensagem, o mesmo Cristo, o mesmo Espírito Santo e a mesma Palavra de Deus, com o mesmo ensinamento, os mesmos princípios e as mesmas exigências e bênçãos para a nossa vida. Isso não muda.

E assim à medida que vamos para a Palavra de Deus e tocamos a vida no tempo de nosso Senhor e a vida no tempo de Paulo, o Apóstolo, temos de ouvir o que eles dizem e entender que é uma verdade direta para essa geração. Uma das coisas realmente trágicas que acontecem no nosso tempo na igreja é que as pessoas tomam os padrões culturais e tentam apoiá-los na Bíblia e eliminam qualquer coisa nas Escrituras que não se encaixe na maneira que pensamos que precisamos viver hoje. Não podemos fazer isso à Palavra de Deus sem profanar sua pureza. Temos de ouvir o que diz. Devemos afirmar que seus princípios são atemporais para cada geração.

Agora, uma das áreas em que a Bíblia dá ensinamentos muito claros é a área do divórcio e do novo casamento. Não podemos alterar isso. Não podemos alterá-lo para acomodar nosso dia sofisticado entre aspas. Não podemos voltar para a Bíblia com idéias contemporâneas e mudar a Escritura ou eliminar aquelas que sentimos serem uma intrusão em nossos padrões de vida. Devemos objetivamente ouvir abertamente o que a Bíblia diz, e nosso Senhor nos dá uma declaração muito clara em relação ao divórcio. Os fariseus vieram a Jesus em Mateus capítulo 19 e disseram no versículo 3, "É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?" E Jesus na verdade disse, não, você não pode se divorciar por qualquer motivo. Há apenas um motivo, na lei de Deus para o povo de Deus e que é o adultério de um coração duro e em seguida o parceiro inocente é livre para voltar a casar. Agora isso é uma simples declaração. Eu realmente não acho que há muita confusão sobre isso se você entender a Escritura. Agora, você pode voltar para a Bíblia com suas pré-concepções e chegar a um monte de coisas, e as pessoas têm feito isso e confundido a igreja de muitas maneiras. Mas é muito claro se você apenas tirá-lo do texto. O problema com isso é que é tão isolado, não nos diz sobre todas as exceções. Ele não responde a todas as nossas inúmeras perguntas. Ele estabelece apenas um princípio.

Agora, a fim de ampliar nosso entendimento, devemos ir para outro lugar no Novo Testamento e eu quero levá-lo agora a 1 Coríntios capítulo 7, porque eu acredito que este capítulo é o comentário de Paulo sobre o princípio divino, o comentário de Paulo sobre a lei divina, o comentário de Paulo sobre o ensinamento de nosso Senhor. Agora, tenha em mente que Paulo estava lidando com uma sociedade muito parecida com a nossa, muito parecida com a nossa. Eu lhe disse da última vez, que havia basicamente quatro tipos de casamento dentro do sistema romano e as pessoas eram casadas sob todos os tipos, todos esses tipos de meios. Por exemplo havia o que chamávamos de contubernium, que era companheirismo de tenda. Os escravos simplesmente viviam juntos; era uma espécie de sexo morando juntos. Na verdade o dono de escravos combinaria dois deles para procriar outros escravos. E não havia cerimônia, não havia troca de votos, não havia convênio feito necessariamente, não havia nada de oficial ou legal sobre isso, eles apenas viviam juntos. Isso não é diferente do nosso tempo. Nós não temos escravidão hoje, mas com certeza temos um monte de gente vivendo junto e se relacionando sexualmente. Temos pessoas que vêm para Grace Church e é sempre curioso quando chegam, algumas delas solicitam a adesão à membrezia da igreja e notamos que há o nome de um homem e o nome de uma mulher, nomes completamente diferentes ambos vivendo no mesmo endereço. Nossa conclusão é óbvia, eles vivem juntos; não são casados.

Temos pessoas que vêm a Cristo nesse tipo de situação. Elas não são casadas legalmente. Nunca foram legalmente casadas. Estão vivendo juntos. Pode ser que esteham juntos por algumas semanas. Eles vêm a Cristo e de repente eles enfrentam o fato de que eles estão vivendo em um relacionamento promíscuo ou adúltero. E então? O que eles fazem? E isso nos leva à idéia do usus, que era a lei comum romana. E se eles estiverem vivendo juntos há anos? Tivemos essa situação. Eu me lembro de uma situação em que um casal tinha vindo aqui, eles nunca foram legalmente casados, tinham estado juntos o suficiente para terem três ou quatro filhos, e era uma coisa de longo prazo, e eles vieram a Cristo. E agora? Qual é o situação deles? E se tivessem ex-parceiros a quem eles estavam legalmente casados e agora não estão legalmente casados? Isto é apenas um caso prolongado de promiscuidade e adultério? De quem é a esposa e de quem é o marido?

E então você tinha o coemptio romano, na situação do manum, onde havia uma venda da filha pelo pai para o ganho econômico, e nós vimos isso. Lembro-me de um homem que veio de um país estrangeiro que tinha uma esposa que tinha comprado do pai dela. Ele realmente não gostava dela, na verdade era um relacionamento familiar. A família tinha arranjado isso, e em outras culturas é o que acontece. Ele foi designado para se casar com ela. Ele partiu. Ele está morando nos Estados Unidos há seis anos. Ela está no Oriente em algum lugar; ele vem a Cristo e quer saber, e ela? E então você teve aquele confarreatio final que era o tipo de casamento nobre, com votos e todas as coisas legais. Mas aqui, no caso do apóstolo Paulo, havia essas pessoas vindo a Cristo no meio de todas essas abordagens caóticas ao casamento. Alguns deles apenas vivendo juntos. Alguns deles no meio de adultério outros em relações promíscuas. Alguns haviam sido casados e divorciados repetidamente. Agora eles vêm a Cristo, eles não sabem qual é a sua situação, eles não sabem a quem pertencem, se alguém ou se eles são livres para casar com qualquer um.

E você acrescenta a isso todo o vício e a vil atividade dessa cultura; corintianizar significava ter um caso com uma prostituta. Isso era o que Corinto fazia. Essa era a melhor definição de um Coríntio que tinha relações com uma prostituta. Havia em Corinto o Templo de Afrodite, e tinha pelo menos mil sacerdotisas e todas as noites as sacerdotisas desciam do templo de Afrodite, descendo pelas ruas de Corinto para fazer o comércio. Elas eram prostitutas à noite. E quando você pagava a uma prostituta, você não estava apenas se entregando a uma experiência religiosa entre aspas mas você estava dando-lhes o dinheiro que era usado para apoiar o templo. Eles realmente construíram o Templo de Afrodite dos rendimentos obtidos pelas sacerdotisas prostitutas. Assim, o estilo de vida do Corintios era uma fossa, para dizer o mínimo.

Os romanos, francamente, tinham uma visão mais moralista do casamento. Mas, como observa um historiador para nós, embora militar e politicamente Roma conquistou a Grécia. Moralmente e socialmente a Grécia conquistou Roma. E no casamento das culturas grega e romana, o poder romano prevaleceu e a imoralidade grega prevaleceu. E as sementes de destruição foram construídas no Império Romano por causa do estilo de vida corrupto da influência dos gregos. Tornou-se uma brincadeira bastante comum entre os romanos que o casamento tinha dois dias felizes o dia em que você abraçava sua esposa junto ao seu peito e o dia em que a colocava no túmulo. E assim eles zombavam do casamento.

Agora, o apóstolo Paulo está confrontando uma sociedade como esta. Ele não está falando com uma sociedade judaica como o nosso Senhor, que tinha sido criado na Lei Mosaica, uma sociedade onde as pessoas estavam tentando se conformar ao padrão divino todo o tempo, embora eles não puderam totalmente fazer isso. Ele está falando com uma sociedade totalmente pagã, que não tinha relação com a lei de Deus cujo fundo está literalmente atolado, cheio de incongruências em termos da lei de Deus, que estão dentro e fora dos casamentos e relacionamentos ad infinitum ad nauseam. E agora eles estão vindo para Cristo, e eles estão fazendo perguntas muito básicas. Qual é a minha situação? Onde eu fico? E assim por diante. Agora eles escreveram a Paulo uma carta. O capítulo 7 versículo 1 nos diz sobre isso, "Quanto ao que me escrevestes." Eles lhe escreveram uma carta e eles queriam saber sobre essas questões. Diga-nos qual é a situação. E fizeram-lhe uma série de perguntas que ele responde no capítulo 7.

A primeira pergunta que observamos no último domingo. Eles perguntaram a ele, "O sexo não é espiritual?" Naturalmente se você tivesse saído desse tipo de estilo de vida, se tivesse vivido no meio desse tipo de sujeira e de impudicia, e assim por diante esse tipo de abordagem pornográfica da vida, você poderia simplesmente dizer, "Agora que eu sou um cristão eu vou esquecer todas essas coisas sexuais." E mesmo que você quisesse limpar a sua vida e torná-la correta, sua mente seria tão inundada com o lixo do passado, que você não poderia realmente ter um relacionamento puro em sua mente. Levaria muito tempo para se divorciar de todo esse lixo que confundia seu pensamento. E assim, algumas pessoas estavam dizendo, "Nós precisamos parar com isso completamente." E alguém deve ter descarregado sobre os Corintios que todo o sexo não era espiritual de forma alguma, era tudo mal, era tudo pecaminoso, e agora que você é um cristão você eliminaria isso completamente. Assim ele responde a essa pergunta no versículo 1 dizendo "é bom que o homem não toque em mulher." E isso é um eufemismo para ter um relacionamento sexual. Não há problema em não tê-lo. Se você quer ser celibatário tudo bem. Tudo bem. Mas o versículo 2 diz "Para evitar a prostitução, a maioria das pessoas precisa se casar." O celibato é bom mas para a maioria das pessoas é muito tentador, porque Deus nos fez para o casamento. Nada de errado com o sexo dentro do casamento foi inventado por Deus, projetado por Deus, criado por Deus, abençoado por Deus. É uma coisa maravilhosa e gloriosa.

É bom ser solteiro também, mas também é bom se casar. Se você tentar ser solteiro quando você deveria se casar, você só vai ficar em uma situação onde você vai ser tentado severamente. Então está tudo bem em não ter um relacionamento sexual mas não é bom lutar contra isso e ser tentado e fazer todos os tipos de coisas pecaminosas em sua mente e finalmente com seu corpo, porque você não pode controlar sua tentação. E então nos versículos 3 a 5 ele vai um passo adiante e diz, "E não há absolutamente nenhum lugar para o celibato no casamento." Há um lugar para o celibato entre as pessoas solteiras se essa é sua escolha e se esse é o projeto de Deus, isso é bom. A maioria das pessoas precisa se casar. Mas uma vez que você está casado não há lugar para o celibato e é por isso que o versículo 5 diz "Parem de se privar uns dos outros". E no versículo 7 ele diz "Eu gostaria que todos pudessem ser solteiros como eu, é de grande benefício para servir ao Senhor. Mas cada homem tem seu dom da graça de Deus, um desta maneira e outro daquela." Todo mundo é diferente, Deus fez algumas pessoas serem solteiras e algumas pessoas para se casarem. E é um dom Dele.

Então, o sexo deixa de ser espiritual? Não, não deixa. É bom não se envolver nisso se Deus lhe chamou para uma vida de solteiro e lhe deu o dom de lidar com isso. Também é bom estar casado. E se você é casado não é bom ser celibatário. Assim o sexo não deixa de ser espiritual. O sexo é muito espiritual. Foi criado por Deus; É a afirmação mais óbvia da verdade de uma só carne. E tenha em mente que se você é solteiro, não é por causa da liberdade, não é por causa da promiscuidade, e não é por falta de compromisso. É pelo serviço do reino.

E então a segunda pergunta é colocada, e Paulo responde. Ouça esta pergunta. "Deveriam os casados anteriormente se casarem novamente?" Os que anteriormente eram casados, devem se casar de novo? Esta é realmente uma questão-chave. Veja o que você tem na igreja de Corinto. As pessoas são salvas. Eles vêm a Cristo e são solteiras mas elas costumavam se casar. Agora que se tornaram cristãs elas têm o direito de se casar de novo? Ou se elas cometeram um erro no passado antes da salvação, elas estão presas com essa coisa para o resto de sua vida? Essa é a questão, e creio que o que o apóstolo Paulo diz, no versículo 8 e seguintes, refere-se às pessoas que agora estão solteiras, mas antes da conversão eram formalmente casadas. É a única coisa que faz sentido nesta passagem, e eu vou lhe mostrar o porquê, enquanto olhamos para ela. É uma verdadeira questão para todos nós entendermos.

Muitas pessoas em nossa igreja vieram a Cristo. Eles são solteiros mas eles eram anteriormente casados e querem saber se eles têm o direito de se casar. Eu acredito que isso responde a isso. Versículo 8, "E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo." Agora Paulo está de volta ao seu discurso de vida solteira, novamente, e você vai ouvir isso por todo este capítulo Ele realmente acha que é uma ótima maneira de permanecer. Se você recebeu esse dom. Ele está tentando manter as pessoas com o dom de serem solteiras a permanecerem solteiras para que elas possam ser maximamente usadas para os propósitos de Deus. Mas ele diz, "Digo aos solteiros e aos viúvas". Agora observe duas categorias os solteiros e os viúvos. Há uma outra categoria importante neste capítulo e está no versículo 25 "Com respeito às virgens". Este capítulo trata de solteiros, viúvos e virgens. São três, agora veja, classes de pessoas solteiras. São três classes de solteiros: os não casados, os viúvos as virgens.

Agora vamos entender o que essas classes são. As virgens são pessoas solteiras que nunca, o quê? Nunca se casaram, certo? Os viúvos são pessoas solteiras que anteriormente eram casadas mas foram libertadas desse casamento pelo quê? Pela morte. Agora isso nos deixa com os solteiros e esse é um termo-chave neste capítulo. As virgens parthenos. Nós sabemos o que são. Nunca se casaram. As viúvas chēras são aquelas agora que se tornaram solteiras pela morte. Mas quem são os não casados? E eu acredito que essa é a palavra-chave interpretativa se quisermos entender este capítulo e eu não acho que qualquer coisa que eu tenha lido realmente lide com esse termo e espero poder fazer alguma contribuição para isso nessa mensagem. Agora para entender o termo, quero que você me acompanhe no versículo 32, por um momento. O termo "solteiro" é agamos. Ele é usado somente neste capítulo em todo o Novo Testamento. Portanto temos que obter nossa compreensão a partir deste capítulo. É usado quatro vezes, e só aqui. Nós observamos no versículo 32, "Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor". É usado muito comumente ali. Não podemos aprender nada sobre a definição ali. É apenas uma declaração geral que ele é não casado; ao contrário do versículo 33 que é casado. Um é gamos por assim dizer e o outro é agamos casado-não casado. Lá é usado em um sentido muito geral e não é usado de qualquer maneira que possamos realmente isolar sua definição.

Mas à medida que avançamos para o versículo 34 vemos algo muito interessante. Aqui, Paulo, usa-o de uma maneira mais técnica. Ele diz, "tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito". Agora, ele está usando não casadas e virgens. Agora, se você está falando sobre virgens e não casadas, têm que ser duas coisas diferentes, caso contrário você não precisa dizer "e as viúvas." Então quem são os não casados, eles não são virgens. Porque aqui tem a virgem e as viúvas, certo? Então agora temos dois grupos, e agora estamos começando a ver a categoria dos não casados estreitar um pouco. Agora, vamos para o versículo 8 novamente, onde estávamos. E lemos ali, "E aos solteiros e aos viúvos". Agora ouçam atentamente, a partir do versículo 34 aprendemos que os não casados não são virgens, certo? E a partir do versículo 8, aprendemos que os não casados, não são o quê? Viúvos, também.

Você diz, se os os não casados não são, se isso não está se referindo às virgens e não se refere às viúvas, a que se refere? Versículo 11, o quarto uso, no capítulo nos diz. O versículo 10 diz que a esposa não deve divorciar-se do marido. "Mas se ela se divorcia deixe-a ficar" o quê? "sem ser casada". Agora você tem o significado específico da palavra não casado. Refere-se a pessoas que foram o quê? Divorciadas. É o que diz. Isso é onde é usado e é assim que é usado. Então quando você volta para o versículo 8, você tem duas categorias de pessoas solteiras: as não casadas e as viúvas. Ambas eram anteriormente pessoas casadas. As viúvas eram anteriormente casadas até a morte. Os não casados eram anteriormente casados até o divórcio. Quando você vai para o versículo 34 você tem a virgem e as não casadas, e isso fala de pessoas solteiras, algumas que nunca foram casadas, algumas que foram anteriormente casadas.

Agora, não se perca. A única maneira de realmente entender a Palavra aqui é entendê-la como se referindo a pessoas anteriormente casadas. Não são virgens porque é usada com essa palavra. Não é viúvas porque é usada com essa palavra. Quando é usado sozinho, no versículo 11, está se referindo a alguém que se divorciou. Então eu vejo isso como um ponto muito importante para entender esta passagem. Eu não estou interessado no que alguém acredita ou não acredita ou o que este livro diz ou que outro livro diz; Eu só quero ver o que a Palavra de Deus diz. E você tem que trabalhar com essa palavra "não casados". E a melhor maneira de entender essa palavra neste contexto é que ela se refere a pessoas que eram anteriormente casadas mas não são viúvas, pessoas que estão agora solteiras mas não são Virgens E isso tem que ser pessoas anteriormente casadas.

Então sabemos que Paulo está falando com eles com os antigamente casados. Casados, e eu acredito que ele está falando com as pessoas antes de Cristo antes da vinda da salvação em sua vida. Eles vieram a Cristo. E a pergunta que eles estão fazendo é "Agora eu tenho o direito de me casar?" Digamos que eu tivesse me casado duas vezes naquela época, e eu tivesse me divorciado, e mesmo eu era um adúltero culpado, ou não houvesse adultério, os divórcios não tinham nada a ver com isso, nós nem sequer pensávamos na lei de Deus, era apenas o nosso estilo de vida anterior. Agora estou solteiro, ou agora estou viúvo, tenho o direito de me casar de novo? E o que ele diz no versículo 8? "seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo." E ele está de volta à mesma questão novamente, fique solteiro se você puder. "caso não se dominem" os dois grupos " não puderem ter auto-controle, devem" o quê? "Casarem-se". Agora esta é a provisão de Deus para aquelas pessoas agora solteiras que anteriormente eram casadas antes de sua conversão. Essa é a única interpretação que faz qualquer sentido fora da passagem porque essa é a pergunta que eles estão fazendo. Você vai para os versículos 17 a 24 e toda essa passagem inteira, a implicação é que, agora que eu me tornei um cristão, o que eu mudo? E a resposta de Paulo para isso é basicamente nada. Fique no estado que você está. Fique na situação que você esta. Fique solteiro, se você puder. Se você não puder, case-se, porque é melhor casar, do que o quê? Do que queimar-se em lascívia ou paixão.

Agora, a Bíblia diz isso. É melhor casar do que gastar toda a vida lutando contra a ameaça de prostituição ou adultério, porque você não pode controlar sua paixão. Deus não criou você com esse desejo e esse impulso para viver uma vida inteira de frustração absoluta. Se você pode ficar solteiro, fique solteiro. É um dom de Deus. Se você não pode, mesmo que você anteriormente foi casado ​​e algo não deu mais certo no passado, agora que você veio a Cristo, lhe é dado, creio que nesta passagem, não só o direito mas a instrução para se casar, porque é melhor casar do que passar toda a vida se queimando.

E assim quando uma pessoa se torna cristã, eu penso que há um novo dia, o amanhecer de um novo dia. Acho que há algo novo que acontece e a graça de Jesus Cristo, que salva a alma, não vai ser o mesmo tipo de graça que salvaria a alma, e sentenciaria o corpo a uma vida de total frustração e ansiedade. Não faz sentido. "Porque se alguém está em Cristo" o quê? "Ele é uma nova criação." Tudo começa de novo. E Deus permite que as viúvas se casem de novo, obviamente. E aqui, eu acredito, Ele permite que os que foram casados anteriormente que se casem também. Assim, se ficou solteiro pela morte ou solteiro pelo divórcio, há esse direito e esse privilégio.

É melhor casar do que queimar. É por isso que ele diz em 1 Timóteo 5, Paulo diz, e ele fala sobre as jovens viúvas, quando seus maridos morrem, quando elas são jovens, ele diz: não deixe que elas atribuam para si uma vida de serviço a Cristo. Claro, se elas tiverem dom para isso, tudo bem, mas não permitam que tenham pressa para fazer isso, porque virá o tempo quando elas se tornarão indecentes contra Cristo. Em outras palavras, irão se arrepender de terem feito esse voto. Elas fizeram essa promessa, porque elas vão querer um marido e então vão ter problemas de lascívia. Então, é melhor para as viúvas os jovens, diz ele, casarem-se. Assim, isso está afirmando a mesma coisa. É melhor casar do que se abrasar.

Portanto, não queremos restringir alguém que vem a Jesus Cristo dizendo, "Bom, você foi responsável por viver a lei de Deus por toda a sua vida, mesmo antes de você ser salvo ou mesmo conhecer a lei de Deus, ou até se importou com a lei de Deus. E se você alguma vez explodiu em qualquer momento em toda a vida que você viveu antes de Cristo você está preso." Eu não vejo isso como a intenção desta passagem ou o coração de Deus.

Agora isso deve ser libertador para algumas pessoas, e Deus é um Deus de graça e um Deus de libertação. Mas, deixe-me apenas dar-lhe um conselho. Você pensa muito cuidadosamente se de fato você não deve ficar solteiro, porque esse parece ser o tipo de prioridade de Paulo, o potencial para isso. E então se você se casar você pegaria a nota no final do versículo 39 e lembraria que quando você se casar novamente, você vai casar com quem quiser pode casar com quem quiser mas somente no Senhor? Somente no Senhor. O que isso significa? Somente um cristão e somente na vontade de Deus. Você poderia se casar com um cristão mas com o cristão errado. Então você quer se casar com um cristão e você quer casar com o correto no Senhor, na liderança do Senhor, na direção do Senhor, na vontade do Senhor. Esse é o problema.

Então a questão é devem aqueles que foram anteriormente casados casarem-se novamente? E a resposta é sim; Se eles não têm o dom de ficarem solteiros, eles devem se casar. Na verdade eles deveriam se casar, com certeza, ao invés de gastar toda a sua vida queimando e tentando lutar contra essa necessidade não atendida. Mas quando você se casar, case somente na vontade de Deus. Agora isso é um passo. Esse é o direito de se casar, e alguns de vocês estão dizendo, ah rapaz eu posso me casar. Mas isso é apenas metade do negócio. Quer dizer, agora que estou disponível não consigo encontrar ninguém interessado. E isso é um problema, porque agora você tem uma lacuna. Você diz: estou disponível. Sou livre para me casar. Agora, há alguém interessado?

sabe eu me lembro da história sobre um sujeito que iria ter um casamento no final de um culto na igreja. Eles costumam fazer isso nos velhos tempos. O culto terminava e eles se preparavam para que o casal viesse, e ele disse "O culto acabou, agora gostaríamos que aqueles que desejam se casar por favor venha para a frente." E é um fato conhecido que 1 solteirão e 84 empregadas domésticas vieram. Mas essa não era a intenção. Essa não era a intenção. Mas é a intenção de Deus, é a intenção de Deus que nos casemos de novo se de fato fomos feitos para o casamento. Essa é a graça de Deus. Agora, isso é fundamental para você entender.

Se há uma lacuna entre o seu direito e o seu cumprimento, a questão sempre surge como você vai lidar com isso? Como você vai lidar com a ansiedade? Como você lida com a pressão quando você sabe que precisa se casar, quer se casar, você é obrigado a casar e não consegue cumprir? Como você lida com o problema do abrasamento? Deixe-me dar-lhe algumas sugestões, ok?, que eu acho que são apenas muito práticas. Canalize sua energia através do trabalho físico e do ministério espiritual. Canalize sua energia através do trabalho físico e do ministério espiritual. Momentos ociosos não ajudam de forma alguma. Em segundo lugar fique perto e seja responsável perante um amigo cristão. Não more sozinho, não viage sozinho, não vá a lugares sozinho, não faça coisas sozinho onde o tornem vulnerável. Fique perto de alguém onde você tem responsabilidade real, com alguém que é maduro e compreende suas necessidades. Em terceiro lugar, ore pela pureza e permaneça na Palavra. Ore diariamente pela pureza e permaneça na Palavra. Em quarto lugar, não procure apenas casar. Não pegue nenhum avião que saia do aeroporto. Descobra onde você quer ir antes de começar. Você procura honrar Cristo em sua vida, honrar a Cristo em uma relação de amizade e deixar que Deus o conduza a um casamento.

Evite as tentações sexuais mundanas, adúlteras e loucas. Tenha cuidado com o que você deixa em seus sentidos; O que você vê, o que você ouve e onde você vai, porque tudo o que você bombeie vai ter um impacto sobre você. Conte com a capacitação divina, é outra coisa, para viver agora sem realização. Conte com Deus para lhe dar a força. Outra, evite todas as situações potencialmente perigosas. Fique longe delas, porque, mesmo que você possa sentir que você é inocente, você pode não ser capaz de controlar alguém. E finalmente louvem a Deus no meio disso e se contentem. O louvor tem um efeito muito saudável. Canalize sua energia através do trabalho físico do ministério espiritual. Fique perto e responsável perante um amigo cristão. Ore por pureza e permaneça na Palavra. Não procure apenas casar-se, procure honrar a Cristo em um relacionamento e deixar que Deus conduza a um casamento. Evite o mundo adúltero e louco do sexo. Conte com a habilidade divina. Evite todas as situações potencialmente perigosas. Louve a Deus e esteja satisfeito.

E se você é esse tipo de pessoa, estarão batendo à sua porta para se casar com você porque esse é o tipo de pessoa que outras pessoas estão procurando. Quando a pessoa correta chegar, deixe-me dar-lhe um pequeno conselho. Tenha um relacionamento espiritual e um compromisso curto.

Então, pergunta número dois, ainda comigo pessoal? Assim, pergunta número dois, devem, as pessoas anteriormente casadas, voltarem a se casar? A resposta é: isso é opcional. Se você pode ficar solteiro fique solteiro. Se você não pode, então se case e está tudo bem. É melhor casar do que abrasar.

Há uma terceira pergunta na passagem. Elas estão implícitas, a propósito, nós não temos as perguntas aqui mas você pode identificá´-las pelas respostas. A terceira é, quais são as alternativas para aqueles que são casados? E você sabe, isso é o que estava acontecendo em Corinto certo? As pessoas se tornam cristãs e dizem, rapaz, eu sou casado com um parceiro não salvo. Vou me livrar do meu parceiro. Eu vou despejar minha esposa não salva. Eu vou me livrar do meu marido não salvo. Eu vou descarregar este esposo que não conhece o Senhor. E eu tenho certeza que algum sujeito lá se levantou, e estava ensinando, você tem que se livrar de seu parceiro não salvo porque é o diabo em sua casa. São os demônios em sua casa. Ele vai corromper seus filhos. Vocês não podem caminhar juntos a menos que vocês estejam de acordo. Você não pode ter luz com a escuridão. Você tem que se livrar desse parceiro não salvo. Belsebu, vê? E você pode apenas ouvir alguém soando eloquente sobre esse tipo de coisa, e realmente soa bem. E assim o tipo de tentação seria simplesmente livrar-se de seu parceiro não salvo. Ou, agora que você é um cristão, você diz, eu vou ser um cristão espiritual e eu não estou muito feliz com esta união. Fizemos este casamento antes de sermos salvos. Agora que somos cristãos ambos temos abordagens diferentes para a vida e não estamos nos entendendo, então vamos começar tudo de novo e nós vamos despejar um ao outro e começar outro casamento.

Assim, a pergunta então que ele tem que responder é: o que acontece agora que você se tornou cristão, você ainda está casado, você fica casado ou você dispensa seu parceiro, quais são seus direitos e privilégios a esse respeito? E ele diz isso no capítulo 7 versículo 10, então ele diz, "Ora aos casados." Agora ele se moveu das viúvas e dos solteiros, os ex-casados, dos divorciados e daqueles que se tornaram solteiros por causa de seus conjuges, e agora ele fala com aqueles que são casados. Eles vieram a Cristo e eram casados. E ele diz "ordeno, não eu" ele diz "mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido." Ele vai de volta a Mateus 5 e 19, e de volta ao padrão de Deus desde o princípio em Gênesis 1:27 e 2:24 e todas as outras partes da Bíblia que falam sobre isso e diz que se você é casado fique casado. E eu acredito que ele está se referindo aqui a dois cristãos porque no versículo 12 ele diz "Aos mais digo eu." E aqui ele fala de um cristão casado com um não-cristão. Então ele não chega a isso até o versículo 12; Isso tem que ser para dois cristãos. Então estes dois vêm ao Senhor e ele diz, "Fique casada. Não se afaste de seu marido." Isso é, literalmente, não se divorcie do seu marido.

Mas sabe de uma coisa? Ele sabe que algumas pessoas vão se separar. Então, ele diz que se você vai desobedecer a Deus no ponto um, pare por aí, certo? Verso 11, "se, porém, ela vier a separar-se" vê?, ele sabe. Você pode dizer às pessoas o que Deus quer e elas irão fazer o que quiserem de qualquer maneira. Então ele estabelece um outro obstáculo, ele diz: se você quebrar a lei numero um, por favor pare por aí. Não vá mais longe. Ele não está dizendo que você deveria se divorciar, mas ele está dizendo que se você vai ser desobediente, não vá mais longe do que isso, porque se você se divorciar você tem duas opções: pelo resto de sua vida você permanece como não casada, ou você se reconcilia com seu marido. Então ele se vira e diz "e que o marido não se aparte de sua mulher." Então não se divorcie. Se você é casado, e ambos são cristãos. Sem divórcio. E se você violar a lei de Deus ordenada pelo Senhor, é uma ordem o versículo 10, aliás, não uma sugestão. Não é uma boa ideia do conselheiro, não é um bom conselho. É uma ordem ficar casado. E se você se divorciar, e claro ele não está considerando a exceção do adultério aqui, que foi considerada em Mateus 5 e Mateus 19, e isso está lá, não mudamos isso, simplesmente não é trazido até aqui. Se houvesse um processo de adutério acontecendo então haveria liberdade para se divorciar e se casar de novo. Mas fora isso, não considerando essa exceção, apenas reafirmando o ideal divino aqui, como é feito em alguns dos outros evangelhos, ele simplesmente diz que não se divorcie. E se você fizer isso você tem que permanecer solteiro a vida toda, ou então voltar para o seu marido. Então isso é tudo que você pode fazer.

Agora, se você se casar novamente, se divorciar de um parceiro cristão e você não voltar para este parceiro e você não permanecer solteiro por toda a sua vida, mas você vai se casar com outra pessoa, você acabou de se tornar o quê? Um adúltero e você acaba de transformar a pessoa com que você casou em uma adúltera. Então isso é exatamente o que os judeus estavam fazendo. Não tinham motivos para o divórcio dispensando suas esposas, casando-se novamente e cometendo adultério por todo o lugar. E assim se você é casado com um cristão fique casado. Fique casado. E se você vai violar isso, pelo amor de Deus, pare por aí, e não vá mais longe e se reconcilie, ou então permaneça solteiro o resto de sua vida. E se duas pessoas têm apenas essas duas opções, parece-me que elas estarão com pressa em optar por se reconciliar e não em se tornarem solteiras para sempre.

Vamos para o versículo 12. Agora aqui estão algumas pessoas que são casadas e são casamentos mistos. Cristão. Não-cristão. E eles estão, é claro, fazendo a pergunta, o cristão está, eu saio dessa união? E talvez esse sujeito adore alguns ídolos certo? Boa chance. Esta mulher, digamos, é Cristã. Ela é casada com um sujeito que adora ídolos, é casada com um sujeito que trapaceia em seu negócio, casada com um cara cuja língua é suja. Esse cara é apenas um sujeito pagão. E de repente, ela se tornou branca como a neve, pura como a lã, e Cristo transformou, mudou sua vida e agora ela vê toda a feiúra do passado, ela vê a sua pecaminosidade e ela quer estar com o povo de Deus. E como Tertuliano disse, ela quer beijar os laços de um mártir e ela quer abraçar um irmão e irmã cristãos. Ela quer ir pelas ruas para as casas dos pobres, atendendo às suas necessidades, e seu marido não sabe o que está acontecendo e toda essa religião está jogando ele para um laço e ele não pode lidar com todo o negócio ou vice-versa, se aconteceu a um marido.

O que você faz? Você dispensa o sujeito e se casa com um bom cristão e continua criando filhos cristãos? Isso não pareceria razoável? Rapaz, livrar-se do pagão, deixar que os pagãos casem-se com pagãos, e vamos casar com um cristão, e ter um bando de crianças. Além disso o que vai acontecer com todos os nossos filhos? Eu sou um cristão ele não é e todos os meus filhos vão ser expostos ao paganismo. Meus filhos serão todos corrompidos por esse sujeito. Quer dizer, ele bebe, ele faz isso e ele faz aquilo e ele faz aquilo outro; ou ela faz isso, faz aquilo e ela faz aquilo outro, e vai corromper toda a nossa família. Temos que sair desse negócio. E, rapaz, isso soa como um bom conselho. E o que Paulo diz? Versículo 12 "Aos mais digo eu, não o Senhor". Isto não é citar Jesus é igual a Sua verdade, porque é inspirado pelo Espírito, mas ele diz "Eu não estou citando o Senhor mas eu estou dizendo a você, se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone". Se ela quer viver com você, se ela quer ficar com você, não se divorcie dela. Não se divorcie dela. "e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido." Não se atreva a divorciar-se de um incrédulo se eles não querem sair. Năo faça isso.

Você diz "Bem, espere um minuto. Isso vai me corromper. Como a luz e as trevas podem caminhar juntas? Como podem Cristo e Belial se dar bem? Como você pode ter esse tipo de relacionamento? A intimidade de uma relação de uma só carne entre um crente e um incrédulo? Cara eu adoraria me casar com um cristão. Ah rapaz, eu adoraria me casar com um cristão." Não, ele diz, fiquem juntos. Você diz bom, eu sou passível de ser corrompido, e todos os meus filhos ficarão corrompidos. Não, apenas o oposto é verdade. Versículo 14, em vez de você se corromper, o incrédulo vai ser santificado. "Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos." Agora, que tipo de santificação é esta? Salvação? Você é salvo por ter um cônjuge cristão? Você é salvo por ter mãe cristã ou pai cristão? Claro que não. Isso significa que eles estão separados para bênção. Em outras palavras, em vez de um incrédulo arruinar uma casa, o crente no meio do incrédulo traz bênção para essa casa. Em outras palavras, você como um cristão, casado com um não-cristão, traz bênção para essa casa, para essa pessoa. Por quê? Porque Deus está derramando Sua graça, Sua bênção, Sua misericórdia, Sua bondade e bênção sobre você como um crente e isso vai espirrar na pessoa que é uma só carne com você. Em vez de essa pessoa corromper você, você vai trazer um tipo de influência positiva sobre essa pessoa e sobre seus filhos, bem como sobre os seus filhos também.

Então, você não consegue um divórcio. Mesmo se você for casado com um incrédulo, fique junto. Mas, versículo 15, "Mas, se o descrente quiser apartar-se" literalmente significa chōrizō, retirar-se "que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz." Ele não lhe chamou para uma vida de luta, e de ficar guerreando e tentando manter alguém que não quer ficar. Deus não está interessado na guerra; Ele está interessado em paz. Ele quer que seus amados filhos experimentem a paz, mesmo em seus relacionamentos domésticos. E se você tem um incrédulo que quer ir embora, deixe-o sair. Você não está em cativeiro. É a mesma idéia de Romanos 7:2, onde diz que uma mulher está em servidão de seu marido apenas enquanto ele vive; quando ele morre ela está livre. Aqui a mesma coisa. O mesmo tipo de escravidão. Quando o incrédulo parte, retira-se da união, você não precisa lutar para manter essa coisa junto porque você não está mais sob essa escravidão. Deus não o chamou para viver uma vida de luta, uma guerra com uma pessoa incrédula que não suporta nada em você ou no que você crê, e quer sair.

Agora, a salvação faz com que esse tipo de problema aconteça em uma família. E o Senhor diz, permaneçam juntos a menos que o incrédulo queira sair, e se essa pessoa quiser sair, deixe-a sair. Agora esta é uma verdade muito libertadora. Deixe-me dizer-lhe algo prático sobre isso. Isso significa que você não tem que sacrificar seus princípios cristãos para manter um incrédulo em um casamento. Você ouviu isso? Muitas vezes, sabe, as pessoas dizem bem eu tenho que manter este casamento, e se eu continuar fazendo essas coisas espirituais ele simpesmente se irrita mais e mais. Então se eu aceitar o seu tipo de vida podemos ficar juntos. Năo faça isso. Você nunca compromete os princípios divinos ordenados por Deus, você vive essas coisas até o máximo da sua vida. E se essa pessoa tiver que sair desse casamento por causa da pureza, da santidade, da piedade e da virtude de sua vida nesse casamento, então a Bíblia diz que você é livre. Mas assim que você começar a comprometer sua espiritualidade você está entrando em uma Terra do Nunca, Nunca, porque você vai tentar salvar um casamento violando os princípios de Deus.

Um lar em conflito e briguento não é a vontade de Deus e nem um cristão transigente. Você vive sua vida para a glória de Deus e faz tudo o que puder amorosamente, generosamente, graciosamente, tudo para ganhar esse seu parceiro. Como diz 1 Pedro 3, se você é uma esposa, você faz tudo o que pode para ganhar aquele que não obedece à Palavra, pela pureza de sua vida e sua conduta casta. Seja uma esposa tão virtuosa e piedosa quanto você puder, seja tão amorosa quanto você puder ser, mas nunca abra mão de seus princípios espirituais. E se você é um marido e está na mesma situação seja tão amoroso e terno, e bom e gracioso quanto você puder ser, mas nunca abandone a verdade, o princípio e o lugar dados por Deus de responsabilidade que você tem nesse relacionamento. E se esse parceiro incrédulo não responder à bênção de Deus e for levado à salvação, mas reagir com violência quebrando a união, então você está livre.

E então alguém vai dizer, mas se eu fizer isso, eles não são salvos, e quem vai acolhê-los? E você sabe, assim por diante. Então ele diz no versículo 16, "Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?" Não tente manter um casamento para evangelizar. Evangelismo não é uma boa razão para se casar. Você não se casa para o evangelismo. Você não vai dizer, oh há uma linda garota eu acho que eu gostaria de evangelizá-la. Ela não é cristã; Vou conquistá-la para o Senhor. Năo faça isso. A união não é para o evangelismo. E o propósito do evangelismo não é uma boa razão para mantê-los juntos, porque como você sabe que vai fazer isso? Como você sabe que vai ter esse efeito? E por que você gastaria toda a sua vida lutando e guerreando em uma situação em que alguém quer sair apenas por causa de um evangelismo que você nem sequer sabe se você pode realizar? E no fundo de sua mente lembre-se disso, que o Senhor sabe o que Ele está fazendo, e se Ele vai ministrar no coração dessa pessoa e vai fazer a obra da graça em sua vida, não é como se você fosse a única pessoa no mundo que Ele pudesse usar. Então apegue-se a um casamento se vocês são dois crentes. Não divorcie.

Se você é crente casado com um incrédulo, apegue-se a esse casamento e seja tudo o que você deve ser como um cristão, e ao viver sua vida cristã ao máximo, se esse incrédulo quiser sair, você está livre. Você é livre e eu acredito que sua liberdade é uma liberdade para se casar de novo. Se não fosse teria repetido o que repetiu no versículo 11 quando disse, "se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido." E se você pudesse somente ficar livre desse casamento, mas nunca casar-se novamente, por que ele não teria repetido a mesma frase? Não, não. Se você está livre você está livre. Apenas a mesma liberdade como em Romanos 7 com a morte do conjuge. Então se um incrédulo lhe abandonou, se quer sair dessa união, você está livre.

Agora a soma de tudo o que ele tem dito está nos versículos 17 a 24 e eu acho que poderíamos dizer que há uma pergunta por trás disso, e a pergunta geralmente é: a salvação deve mudar seu estado civil? E qual é a resposta? Não, não deveria. Versículo 17, "Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas." Qual é a sua mensagem para a igreja, Paulo? Quer dizer, qual é a sua mensagem prática? Veja, a mensagem é esta. A maneira com que Deus lhe criou, a maneira que lhe ordenou, a maneira que lhe chamou, essa é a maneira que deve andar. Em outras palavras, se Ele o projetou para o casamento você deveria se casar. Se Ele o projetou para ser solteiro você deveria ser solteiro. E se você foi salvo já casado, fique casado. E se você foi salvo ainda solteiro, fique solteiro a menos que você sinta que você precisa se casar. Ele está apenas dizendo, veja, o que eu digo em todas as igrejas é que o Senhor tem que operar isso conforme Ele distribui a cada indivíduo. E só você sabe, isso está entre você e Deus, se você precisa ser solteiro ou casado. Mas a salvação não deve mudar essas coisas.

Versículo 18, "Foi alguém chamado, estando circunciso? Não desfaça a circuncisão". Não consigo imaginar como poderia ser isso, mas é o que ele diz. "Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar" porque a circuncisão não é nada de qualquer maneira. Em outras palavras, ele diz que se você foi chamado sendo circuncidado, você não faz algo sobre isso, não é mesmo? Então, por que você vai mudar o seu casamento? Se você fosse chamado, no versículo 20, ele diz, em alguma situação, permaneça na mesma vocação na qual você foi chamado. Quando você foi chamado ao Salvador, quando você veio a Cristo em qualquer estado, permaneça nele. Se você foi chamado servo continue servo. Se você é chamado sendo um homem livre fique um homem livre. E o versículo 24 resume, "cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado". Portanto a salvação não deve separar os casamentos, não deve interromper a vida nesse sentido.

O sexo é não espiritual? Não. Os que são salvos depois de viúvos ou divorciados se casam de novo? Sim. Se não puderem permanecer solteiros para o serviço do Senhor. Quais são as alternativas para quem está casado? Se você é casado com um cristão fique casado. Se você é casado com um não-cristão permaneça casado; a menos que o não-cristão queira sair, então você está livre para voltar a casar. A salvação deve mudar seu estado civil? Não.

Pergunta número cinco, os que nunca se casaram devem se casam? Sabe, a pergunta estava chegando, rapaz, sabe, se o sexo é tão ruim em nossa sociedade e todas essas coisas grosseiras, e agora que queremos viver puros para Deus, os virgens estavam dizendo que devemos ser celibatários por toda a vida. Bom, a Igreja Católica comprou esse negócio todo, não é mesmo? Claro que sim. Eles acreditam que há mais virtude em ser solteiro e celibatário do que em ser casado. E assim, você sabe, quando você escolhe ser um padre ou uma irmã ou freira ou qualquer outra coisa você escolhe uma vida de celibato. E havia algumas pessoas que estavam dizendo: nós somos virgens nós nunca entramos em qualquer tipo de relacionamento. É melhor ficar assim? Devemos nos casar?

Versículo 25, ele escolhe isso. Agora vamos às virgens, diz ele, parthenos. "Eu não tenho nenhum mandamento do Senhor." O Senhor nunca comentou sobre isso, então eu não posso citar Jesus, "porém dou minha opinião, como tendo recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel". Então este é o julgamento divino. Estou sendo fiel à fé. Estou sendo coerente com Deus. Estou dando bons conselhos do Espírito Santo como um homem que recebeu a misericórdia do Senhor para ser fiel. Então este é o conselho de Deus para você. "Se você é virgem" ele diz no versículo 26 "é bom." Veja ele está de volta à defesa de ficar solteiro, novamente. É bom. Você vê, a sociedade quer pressionar todo mundo para se casar, mas há uma tendência inversa neste capítulo onde Paulo está tentando pressionar as pessoas a permanecerem solteiras se puderem lidar com isso por causa da tremenda liberdade em servir ao Senhor. Então ele diz, eu acho que é bom. Continue solteiro.

Por quê? Várias razões. Você está pronto? Razão número um, ele é muito claro: a pressão do sistema. Versículo 26: “Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está,” ser solteiro ser celibatário. A angústia atual? Do que você está falando? Violência de um mundo hostil. Você sabe, os cristãos foram abatidos em todos os lugares e as pessoas perderam seus parceiros. E há muita dor e ansiedade em uma situação perseguida, não existe? Pessoas que saíram do próprio Holocausto na Alemanha, O povo judeu, que tiveram suas famílias mortas, sacrificadas, A tremenda quantidade de dor. Ele diz que, por causa da violência contra nós nestes tempos, seria melhor permanecer solteiro.

Em segundo lugar devido aos problemas da carne. Versículo 28: “Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca. Ainda assim, tais pessoas sofrerão angústia na carne, e eu quisera poupar-vos.” Por quê? Porque somos seres humanos, e é difícil o suficiente para um pecador viver com um pecador, mas para um pecador viver com ele mesmo e outro pecador é difícil. Quer dizer, a carne fica no caminho de nossas relações. Então saiba isso: se você vai se casar você vai sofrer alguma pressão do sistema e você também vai passar por alguns problemas da carne. A palavra lá para o problema é thlipsis. Significa "o esmagamento junto,” E quando você esmaga duas vidas juntas você vai ter alguns problemas.

Depois tem o aspecto passageiro do mundo, é sua terceira razão para ficar solteiro. "O tempo é curto" versículo 29 e ele diz no final do versículo 31, "A aparencia deste mundo passa". Tudo no mundo vai passar e o casamento é parte disso. Não há casamento no céu. Então perceba que é uma coisa temporal. É uma coisa passageira. É só por aqui e agora. Assim a pressão do sistema, os problemas da carne, o mundo passageiro e em seguida a preocupação dos casados, versículos 32 a 34. As pessoas casadas cuidam das coisas de suas famílias e de seu cônjuge e seus filhos e tudo isso. As pessoas solteiras cuidam do Senhor e assim por diante. Então perceba isso, você vai estar preocupado com o casamento de tal modo que você não estaria se fosse solteiro. E então, poderíamos jogar na permanência da união. E apenas pegando o que os discípulos pensaram lá atrás em Mateus 19, eles disseram que se é tão obrigatório é melhor não se casar. Em outras palavras uma vez que você entrar nele você está nele para a vida toda então é melhor você pensar nisso.

Então, o Apóstolo está nos dando uma boa palavra aqui. Ele está dizendo que é bom ser solteiro. É bom ser solteiro por causa do mundo que passa, tempos difíceis estão chegando, a dificuldade dos pecadores que vivem essa estreita intimidade e proximidade por causa da dificuldade em ser livre para servir plenamente o Senhor e assim por diante, e assim por diante. Então se você é virgem é bom. Continue solteiro. Mas, versículo 28, "se a virgem se casar, por isso não peca." Não é pecado se casar. É bom casar também.

Agora volte e vamos pegar um resumo no versículo 27. Olhe isto. "Você está preso a uma esposa?" Então o quê? "Não busque o divórcio. Estás livre de mulher?" O quê? "Não procures casamento. Mas, se te casares, com isto não" o quê? "Peca, e também, se a virgem se casar" agora note isso; a duas pessoas aqui são dadas o direito de casar: uma virgem e uma pessoa livre de uma esposa. Divorciado, é claro, em termos divinos. Se você era separado da esposa, agora você veio a Cristo, veja se Deus queria que você fosse solteiro, mas se você se casar você não peca.

Mais duas perguntas vou lhes dar rapidamente. Sabe o que mais acontecia na igreja de Corinto? Neste negócio todo sobre o sexo é mau, e devemos ser celibatários para a glória de Deus, e com tudo isso alguns pais estavam impondo virgindade perpétua sobre seus filhos suas filhas. Assim ele tem que lidar com isso no versículo 36. Ele diz "Entretanto, se alguém julga que trata sem decoro a sua filha, estando já a passar-lhe a flor da idade". Isso significa o tempo de sua maturidade física ou maturidade sexual "e as circunstâncias o exigem" isto é, ela precisa ser casada "faça o que quiser. Não peca; que se casem." Vê, aqui estava um pai dizendo, rapaz, este celibato, Paulo é realmente quente nessas coisas sendo celibatário para a glória de Deus e dedicar toda a sua vida a Jesus Cristo. E ele está discorrendo sobre essa garota e ela chega ao florescimento de sua idade e ela diz "Papai isso é um pensamento maravilhoso mas eu preciso me casar." E ele está dizendo "Não, eu quero que você seja espiritual". E ela está dizendo,"Mas papai eu não posso ser espiritual se tiver que ser solteira o resto da minha vida." É uma tentação muito difícil e sua necessidade exige que ela se case. Então ele diz "Ei papai, deixe a menina se casar. Está bem". Assim no versículo 38, "E, assim, quem casa a sua filha virgem faz bem; quem não a casa faz melhor." Alguns deles devem ficar solteiros. Alguns deles deveriam ficar solteiros.

E então a última pergunta, e as viúvas? E elas? Versículo 39, "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser." E qual é a última linha de novo? "mas somente no Senhor". Somente no Senhor. Somente no Senhor. Mas então ele joga isso, "Todavia, será mais feliz se permanecer viúva". Veja ele sempre tem que chegar a esse ponto, entende? E ele disse as coisas que eu tenho dito, no final do versículo 40: penso que também eu tenho o Espírito de Deus. Boas palavras para nós. Bem claro.

Deixe-me resumir rapidamente, ouça agora. Você está solteiro. Se você é solteiro, você se enquadra em quatro categorias. A categoria número um é o que eu chamo de retardo. Você é solteiro, mas não vai ficar assim. Este é apenas um retardo até que você possa se casar. O que a Palavra diz para você? Case, certo? Melhor casar do que abrasar-se. Você é solteiro pelo desígnio divino para, o serviço de Cristo. O que você deveria fazer? Continue solteiro. Você é solteiro pelo divórcio. Bem, você deve considerar se você deve permanecer solteiro, antes de tudo, e então se você se divorciou devido a uma situação de adultério, ou se seu divórcio ocorreu antes que você fosse salvo, ou se seu divórcio foi porque seu parceiro o abandonou, você é livre para se casar. Na verdade é melhor para você casar do que abrasar-se também. E a quarta categoria de estar solteiro é aquela que é em decorrência da morte do conjuge. Fique solteiro se você puder. Mas se você não pode, case-se, você não peca fazendo isso.

E os casados? Se você é casado com um cristão, então o quê? Fique casado. Se você é casado com um não-cristão, então o quê? Fique casado. Se a pessoa não salva quer sair deixe-a sair, você está livre. Agora há apenas uma outra categoria. E alguns de vocês estão sentados aí dizendo, "Eu tenho um problema porque eu me divorciei e não foi legítimo, isso quando eu era um cristão. Falhei em meu casamento quando era cristão. Eu sou um adúltero ou uma adúltera. Eu casei novamente quando eu não tinha motivos. Qual é a minha situação?" Bom, você é um pecador. Bem-vindo ao clube. Se você já violou as leis de Deus como um cristão, se você foi ilegitimamente divorciado, se casou de forma ilegítima quando não tinha fundamento, se você está em uma união que a Bíblia define como uma união adúltera, você tem apenas um recurso que é confessar o pecado, dizer a Deus a tristeza de seu coração, e permanecer na mesma união e ver se Deus não extrairá doce do amargo, e mel do corpo do leão.

Você vê, se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo, para o quê? para perdoar os nossos pecados. E é fácil para nós que não pecadamos nessa área, sentar-nos julgando aqueles, porque esquecemos os pecados de nossa própria vida. E Deus está no negócio que perdoa o pecado. Mateus 12:31 diz, "todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens." Um pastor sugeriu que se esse é o seu caso você tem que se divorciar do parceiro adúltero e tentar voltar com outro. Năo faça isso. É irreversível. Fique onde está, confesse, arrependa-se e agradeça a Deus pela graça de que você ainda está vivo, e tire o máximo proveito da união que você tem. Bom, eu não acho que a Bíblia é tão confusa sobre o divórcio. É bem claro. É apenas uma questão de sermos obedientes. Vamos orar.

Pai, chegamos mais uma vez diante de Ti com corações agradecidos pela clareza com que o Espírito de Deus fala através da Palavra. Ajuda-nos a ser, como Paulo disse a Timóteo, "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Ajuda-nos a estudar a Palavra. Tu conheces meu coração, Senhor. Tu sabes que tenho orado para que eu falasse Tua verdade e Tua verdade somente das páginas de Teu livro. Que estejas satisfeito com nossa resposta também. E que faças de cada vida solteira para a Tua glória, toda a plenitude que Tu terias planejado na eternidade para aquela vida. E para aqueles solteiros, que precisam se casar, Tu irás trazer o parceiro certo porque eles são a pessoa certa? Coloca esta vida sob o controle do Espírito, uma vida de obediência, para que sejam conduzidos à pessoa certa? Para aqueles que são casados, podes fazer o máximo desses casamentos? Para aqueles, ó Deus, que estão casados com um parceiro não salvo, traga esse parceiro a Cristo? E para aqueles que se tornaram solteiros pela morte do conjuge ou se divorciaram e são livres para se casar, Leva-os à pessoa com que eles possam se casar no Senhor, para que a igreja possa conhecer a plenitude do poder que vem pela obediência à Tua santa Palavra. Obrigado por nos instruir e nos ajudar a sermos não apenas obedientes, mas desejosos de sê-lo. E que nunca possamos menosprezar Tua graça. Se não temos o direito de nos casar, se não temos direito à relação em que estamos, podemos parar se isso for possível. Se não, que arrependidos busquemos o Teu perdão e sejamos grato pela graça.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize