Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Abra sua Bíblia comigo e vamos olhar juntos em 1 Coríntios capítulo 16. Eu quero examinar estas palavras finais que Paulo dá, enquanto fechamos o nosso estudo no Livro de 1 Coríntios nas próximas vezes que nos encontrarmos. O capítulo 16 é dividido em várias seções. A primeira seção Paulo fala sobre a coleção que ele queria levar para os santos de Jerusalém. A próxima seção que discutimos nas duas últimas semanas sobre fazer a obra do Senhor da maneira do Senhor e Paulo relata algo de seu próprio ministério e como ele abundava na obra do Senhor.

Então, em nossa seção para esta manhã temos apenas dois versículos, 13 e 14, Paulo estabelece alguns imperativos muito essenciais para os Corintos e, em seguida, a partir do 15 até o fim do capítulo, ele fecha com uma discussão de certas personalidades e coisas que fazem parte da a Igreja. Nós vamos estar olhando para isso na próxima vez. Mas, por enquanto olhamos para os versículos 13 e 14. EU vou ler para você apenas para que você tenha a imagem do que vamos discutir esta manhã. " Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor." Esse é um texto muito curto, mas é literalmente carregado com coisas que precisamos entender. É um tipo de texto que tem uma espécie de alto impacto. Vamos ver esta manhã cinco imperativos maravilhosos que eu chamo de princípios para uma vida poderosa que estão nestes dois versículos.

Mas deixe-me começar preparando o cenário um pouco. De todas as igrejas do Novo Testamento em que Paulo escreveu não houve ninguém que estava com tanta dificuldade como a igreja de Corinto. Não havia nenhuma que era tão pecadora como a igreja de Corinto. Não havia nenhum que tinha falhado tão mal no que Deus planejou Sua igreja para ser. Os coríntios estavam realmente em apuros. Na verdade, você lembra que muito tempo atrás costumávamos chamar eles de Coríntios Sujos. Se alguma coisa era errada, eles faziam com toda força. Havia muitos problemas. Consequentemente, já que, provavelmente, era a pior igreja do Novo Testamento ela recebeu a maior quantidade de repreensão. Nenhuma outra igreja é tão repreendida como este.

Por outro lado que é uma prova de amor, porque o amor é algo que adverte e repreende quando o pecado é visível. Na verdade eu só iria chamar a atenção para o fato de que se você olhar nos 16 capítulos de 1 Coríntios e você olhar nos 13 capítulos de 2 Coríntios, isso totaliza 29 capítulos escritos para endireitar uma igreja. Agora em termos de capítulos isso faz com que esse seja o livro mais longo do Novo Testamento. Não existe nenhum outro livro que tem 29 capítulos. Os que chegam mais perto disso são Mateus e Atos, mas este tem 29 capítulos porque tinha muito a dizer, porque tinha tanta bagunça em Corinto. Eu não sei sobre você, mas eu prefiro não ter 29 capítulos escritos sobre mim para tentar me endireitar, mas foi o que aconteceu em Corinto.

O livro é carregado de repreensão, mas também é carregado de amor, porque é o amor que chama à justiça, não é?. É o amor que repreende sempre. É o amor que diz: "Aqui é o caminho; andai nele " Em 1 Coríntios 4:14 você tem a chave do livro que diz - 1 Coríntios 4:14 diz:" Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar,  pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.” Corintios não foi escrito para envergonhá-los. Isso é apenas para colocar eles para baixo, mas foi escrito por amor para admoestá-los a um comportamento justo onde eles iriam começar a herdar a bênção de Deus. Portanto, é um livro de amor. O amor faz isso. Finalmente, o livro inteiro dá uma espiada no capítulo 13, não é, com uma excelente definição de amor.

Então Paulo os repreendeu, sim, mas a sua repreensão é uma repreensão de amor. Ele escreve para que eles saíssem de sua pecaminosidade e ele aborda todos os problemas que eles tinham. Foram quatorze capítulos desta primeira epístola para endireitar o comportamento errante deles e um capítulo para endireitar a teologia errante. Agora ele está no capítulo 16 com o fechamento. E entre o encerramento do capítulo está este pequeno segmento, nos versículos 13 e 14.

Muitas vezes, no final das cartas de Paulo eles não são- nem tudo é sempre muito estreitamente ligado. Pode haver um pouco disso e um pouco daquilo. É como uma espécie de Observação final. Eu acho que o livro na verdade terminou no versículo 58 do capítulo 15. O versículo 58 é o “portanto” de toda a carta: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.", assim por diante. Esse é o clímax. Em seguida, é uma observação final.

Agora, algumas palavras relativas ao recolhimento e aparentemente eles tinham perguntado sobre isso então ele adiciona isso no final. Em seguida, algumas palavras sobre como ele fez o trabalho no ministério. Mais tarde, algumas palavras sobre certas coisas acontecendo na igreja em uma saudação de fechamento. Mas quando olhamos para este capítulo o que sai do padrão são esses imperativos nos versículos 13 e 14. Há cinco imperativos no grego. Isso faz com que eles sejam mandamentos. Eles não são opcionais. Eles são exigências por parte do Espírito Santo para o crente. Eu chamo eles de princípios para uma vida poderosa.

O que eles fazem é o mais interessante. Eu estava apenas tentando estruturar o pensamento de Paulo em minha mente e quando comecei a estudar estas cinco coisas eu descobri que basicamente o que eles são é o lado positivo de todas as coisas negativas que ele disse nos primeiros 15 capítulos. Eles viram a mesa. Ele disse por 15 capítulos, "Não faça isto e não faça isso e não faça isso e para de fazer isso e para de fazer isso", e agora, de repente, ele diz: "Olha, isso, faça isso, faça isso, faça isso, faça isso." este é o outro lado.

Ele dá cinco comandos militares, por assim dizer, e ele praticamente cuspiu esses comandos como um sargento faria. " Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor". Agora, realmente, se eles tivessem apenas respondido a essas cinco coisas, o resto do livro nunca teria sido escrito, porque estas são as coisas que revertem os erros descritos antes. Vamos olhar para estes cinco. Você pode acompanhar no esboço fornecido para você no boletim se desejar e vamos olhar para estes cinco comandos militares dadas ao crente.

Número um. Sede vigilantes. O primeiro é estar alerta. A palavra aqui no versículo 13 é olhem. Olhem. Agora, se você deu o nome de Gregorio para o seu filho isso significa prestar atenção. A palavra grega grēgoreō, significa vigiar, estar alerta. Realmente significa - ele pode ser usado em um sentido físico, estar acordado ao invez de estar com sono. Em 1 Tessalonicenses 5:10 diz: " Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele". E ele usa a palavra lá estar acordado e isso significa estar vivo ao invez de estar morto. Mas, no mesmo capítulo 1 Tessalonicenses 5: 6 ele é usado de uma forma espiritual, " Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” Assim, poderia ser uma palavra que é usada para um despertar físico ou que poderia ser usado em um despertar espiritual. Aqui ele é usado em seu sentido espiritual. Ele obviamente não está escrevendo para as pessoas que estão dormindo fisicamente. Ele está escrevendo para as pessoas que estão dormindo espiritualmente. Ele diz: "Acorde; fiquem alertos." Segundo a maioria dos léxicos a palavra tem mais significado nela do que apenas estar acordado ao invez de estar dormindo. Ele tem a idéia de estar realmente acordado e estar consciente. Isso é um esforço determinante para estar alerta.

A ideia é a de saber o que está acontecendo e, incidentalmente, a palavra aqui, a palavra olhar ou acordar ou estar alerta é usada 22 vezes no Novo Testamento e é usado de novo e de novo e de novo, em referência ao cristão. A vida cristã deve ser uma vida de alerta. Temos que estar acordados. Nós temos que estar alertos. Nós temos que ter nosso senso agudo para entender o que está acontecendo, avaliar e estar ciente do que o adversário está fazendo. Você não pode viver a vida cristã, Paulo está dizendo, em um estado de estupor. Você tem que estar alerta.

Agora isso era parte do comportamento de Corinto. Eles estavam em um estado de estupor o tempo todo. Em primeiro lugar, muitos deles estavam em estupor físicamente. Francamente, eles foram bombardeados. Eles estavam bêbados. 1 Coríntios 11 e versículo 21 diz: "Na hora de comer, vocês comem juntos. Vocês acham que é a Ceia do Senhor, mas não é. Quando se reúnem, não é por que você está sendo transformado". Ele diz: " Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague. Eles literalmente ficavam bêbados. Então, eles estavam em um estado de estupor.

Agora, uma das razões que você não deve ficar bêbado com os outros é que quando você está bêbado você não está mais atento ao que está acontecendo em sua vida cristã. Você não está em alerta para Satanás. Você não está alerto para a tentação. Você não está alerto para as necessidades. Você não está alerto a qualquer coisa e que é uma boa razão para nunca mais tomar qualquer coisa que vai te colocar sob seu poder e não permitir que você fique alerto.

Eles estavam em um estado de embriaguez física às vezes, mas o ponto importante de Paulo aqui não é a parte física, mas espiritual. Eles estavam em um estado de estupor espiritual. Eles simplesmente não estavam alertos. E isso é uma situação mortal para um cristão. Aliás, quando você viaja muito e você conversa com vários cristãos e várias igrejas onde a Bíblia não é ensinada e onde eles realmente não entendem princípios espirituais, eles vivem a maior parte de sua vida cristã em estupor. Eles nunca realmente sabem o que está acontecendo. Você pode dizer alguma verdade espiritual simples e eles vão dizer, "Ó," como se tivesse caído do céu naquele exato momento.

Eu vou te mostrar o que eu quero dizer. Eu só quero voltar no livro e em cada ponto destes cinco mandamentos eu quero te mostrar a situação oposta em Corinto e como que estas cinco coisas eram simplesmente o lado oposto de todos os problemas de lá. Vamos voltar então. Eles estavam alertos? A resposta, não. Apenas ouça. Não tente abrir agora nestes versículos. Apenas escute por um minuto. Em 1 Coríntios 5:6 diz: " Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Ele diz: "Vamos lá, você não sabe que você não pode deixar os pecadores em comunhão com vocês sem que eles tivessem um efeito sobre ela? "

No capítulo 5:12 ele diz: " Não julgais vós os de dentro?" “Você não avalia as pessoas para ver se eles acrescentam para sua comunhão ou se diminuem" 1 Coríntios 6:2 diz ele " Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?" "por que você não cuida de seus assuntos da maneira que Deus realmente tem te dado autoridade para fazer, em vez de levar esses assuntos perante um juiz pagão?" Então ele diz: "você não sabe que você não pode deixar fermento no meio? Você não sabe que você deveria julgar o pecado em seu meio? Você não sabe que Deus te deu autoridade para julgar no reino? Você certamente deve ser capaz de cuidar de coisas aqui e não levar elas para os tribunais pagãos "Em 1 Coríntios 6:3 ele diz," Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Você não sabe que isso é uma vocação que temos diante de Deus e que devemos ser capazes de resolver nossos próprios problemas? ", No capítulo 6 versículo 4, ele diz:" Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós"? No capítulo 6 versículo 9:" Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? "Capítulo 6 versículo 15," não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? "Capítulo 06:16," Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela?"Capítulo 6 versículo 19," acaso não sabeis que seu corpo é o templo do Espírito Santo? "

Agora o problema com os Corintios foi que eles não sabiam. Viu? "o Que?" Você não pode estar alerto se você não sabe, não é? Eles estavam em um estado de estupor espiritual. Assim, em 1 Coríntios 8:9 diz: "Acautelai-vos; acordem. "1 Coríntios capítulo 10 versículo 12:" Acautelai-vos. "Capítulo 12 versículo 1, ele diz:" A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.. "Mas você é." Eles eram ignorantes. Eles estavam em um estado de estupor. Eles não estavam alertos. O resultado foi que a coisa toda estava desarrumada.

Você pode resumir o problema dos Coríntios em 06:12, ou pelo menos nessa parte do versículo. Paulo diz: " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.". Os Corintios, como eles estavam em tal estupor, eles foram trazidos sob o poder de tudo. Eles foram vítimas de tudo, cada filosofia humana falsa, todo o tipo errado de comportamento humano. Eles foram vítimas deles, porque eles não estavam alertos. Eles não sabiam. Eles não sabiam. Eles não sabiam. Você diz: "Bom, meus pobres companheiros. Eles não tinham os recursos” Ah, eles tinham sim. Eles tinham uma abundância de recursos.

É por isso que no versículo 15:34 de 1 Coríntios, ele diz: " Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis”. Você vê, ele está mandando eles acordar. Os crentes tem que estar alertos. Você nunca vai viver a vida cristã com uma sensação de vitória se você ficar correndo na ignorância, nunca. Você nunca vai funcionar com os princípios que você não conhece. Se você é um cristão do tipo eu não sei” você está com muitos problemas. Você acaba de entregar a alegria de estar dentro da vontade de Deus e a alegria de ver como Deus te abençoa quando você está lá porque você não sabe qual é a vontade de Deus.

O Novo Testamento diz muito sobre o que nós devemos estar atentos para ver. Enquanto estamos acordados você diz: "John, o que estou procurando? Estou muito alerta, mas o que eu deveria ver? " EM primeiro lugar, , a Bíblia diz que devemos prestar atenção em Satanás. Pedro diz em 1 Pedro 5: 8: " Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" Quem ele vai devorar? É o único que não está fazendo o que? Prestando atenção. Você precisa estar alerta para as astutas sutilezas, espertas de Satanás. Você precisa entender como ele funciona.

Você precisa saber que, basicamente, ele é como um treinador de futebol americano com apenas três jogadas e que deveria simplesmente ficar na defesa. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e do quê? Orgulho da vida. Ele vem nessas mesmas três ondas o tempo todo. Você deve aprender suas estratégias. Você deve estar ciente. Esteja em alerta. Não caia na armadilha porque ele vai por aí procurando o cara que está tirando uma soneca como se fosse um homem que vai para a terra dos leões e sai do carro e tirar uma soneca na grama. Ele está procurando por esse tipo de cara. Portanto, fiquem atentos por Satanás.

Em segundo lugar, atente para a tentação. Marcos 14:38 Jesus disse: " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. É melhor estar alerta para a tentação. Satanás tem ângulos que você nunca pensou. Você não pode simplesmente ir alegremente tropeçar pelo mundo expondo-se a tudo pensando que nada vai te afestar. Ele vai te machucar. Ele vai te expor, a tentação. Preste atenção, mantenha os olhos abertos.

A terceira coisa que o Novo Testamento fala é atente para a apatia e indiferença. Para a igreja de Sardes em Apocalipse capítulo 3, ele diz: " Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto." Prestem atenção, uma igreja pode caminhar em diração à apatia aos poucos. Um cristão pode apenas ficar presunçoso, satisfeito consigo mesmo, apático e indiferente e o Senhor disse a igreja em Sardes: "Eu venho como um ladrão na noite em julgamento contra você."

O Senhor virá para castigar o apático, cristãos indiferentes que não lidam com seus pecados, que não lidam com suas fraquezas, que não lidam com seus desmandos. Você não acha que você pode apenas presunçosamente se jogar para baixo e fazer sua própria coisa, sem qualquer recurso. Eu acredito que Deus vai te castigar e acredito que ele te castiga porque ele é um Deus amoroso que quer te colocar com um comportamento adequado, a fim de que ele possa derramar todas as bênçãos que ele quer que você tenha. Então, a apatia é outra coisa a observar. Olhe para sua vida. Quando você chegar ao lugar onde você está confortável com o seu pecado e você não está mais tentando enfrentá-lo e lidar com ele, então você está realmente em apuros. Portanto, esteja atento para isso.

Outra coisa, cuidado com os falsos mestres. Ao escrever a Timóteo Paulo disse em 2 Timóteo, ele disse, "Vão existir pessoas que estão indo para não ensinar a sã doutrina. Eles vão afastar os ouvidos do povo da verdade e fazer com que crêem em fábulas." No versículo 5 de 2 Timóteo 4, ele diz:" Sê sóbrio” Você precisa estar ciente dos ensinamentos falsos, falsa doutrina, mantenha a mente alerta.

Em quinto lugar, a Bíblia nos manda ficar atentos em oração. Peter diz: "Sede sóbrios na oração," 1 Pedro 4:7. Paulo diz em Efésios 6:18 ", com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Estamos vigiando. Você não pode orar sem saber o que está acontecendo. Eu costumava falar com a Marcy quando ela era pequena. Ela sempre dizia: "Querido Deus, abençoe o mundo inteiro." Eu dizia: "Marcy, você não pode dizer isso. O que você quer dizer com, Abençoe o mundo inteiro?” Você tem que ser específica, querida. "Deus, abençoe o mundo inteiro não é específico. O que você precisa fazer é assumir que Deus quer que você ore sobre questões específicas e isso é o que significa estar vigiando. Como você pode orar, se você não sabe o que está acontecendo? Seja específico.

Ok, uma última coisa. Vigie Satanás, esteja atento para a tentação, cuidado com a apatia, cuidado com os falsos mestres, vigie em oração. Por último, vigia e espera pela volta do Senhor. O Novo Testamento diz em Mateus 24:42, 25:13 e em várias outras passagens: "O Senhor está chegando. Preste atenção porque você não sabe o dia nem a hora. Vigie." O que significa vigiar? Significa andar todos os dias pensando: "Bem, eu não vi ele hoje?" Não. Significa vigiar atentamente aqui porque ele está vindo. Não está lá. Vigie sua vida. Você só tem tanto tempo para fazer o que Deus lhe deu para fazer. Vigia. Então, isso é bom. Eu só quero fazer isso.

Os Corintios estragaram tudo. Os coríntios não estavam alertos. Consequentemente, eles foram vítimas de Satanás. Eles foram vítimas de tentação. Eles foram vítimas de apatia e indiferença. Eles foram vítimas de falsos mestres. Eles foram vítimas de falta de oração e eles não estavam prontos para a volta do Senhor. Eles estavam até negando a ressurreição. Assim, Paulo diz a eles: "Olha, você só irá reverter tudo isso se você ficar alerta." Veja, como isso resolve muitos problemas se você simplesmente despertar.

Você diz: "Como você faz isso?" Eu vou te dizer como. Todos os avisos que você precisa saber está na Palavra de Deus. Então, para vigiar basta olhar neste livro. É como um microscópio sobre cada pequena sutileza de Satanás. Ele revela tudo. Vigie. Vigie corretamente com este livro e, em seguida, aplique esses princípios. Veja, a Palavra de Deus é proveitosa para ensinar, para instruir em justiça para torná-lo perfeito, maduro. Basta entrar na Palavra. É sua janela pela qual você vigia .

O segundo ponto dos princípios para uma vida poderosa é ser firme. Esteja alerta, o número um, e ser firme, o número dois. Eu gosto de pessoas que são firmes. Não acha? Eu gosto de pessoas ficam firmes por aquilo que acreditam. Eu não gosto de pessoas que flutuam e vacilam e vão com o vento. Eu gosto de pessoas que realmente acreditam no que eles acreditam e não ficam desviando. Você vê aqui ele diz: "Permanecei firmes na fé." A palavra grega, stēkō - e eu sempre penso em uma estaca atravessando alguma coisa quando ouço essa palavra. Boom, aí sim você vai ficar enraizada e preso no lugar. Ele diz: "Seja firme." Como Hodge diz: "Não considere todos os pontos da doutrina uma questão em aberto." Os Corintios eram soprados de uma lado para o outro com a brisa. Ele diz: "Seja firme." E como os Corintios precisavam ouvir isso. Observe o que ele diz: "Permanecei firmes na fé." Isto não é na fé como a fé como algo espiritual, mas a fé é o conteúdo da revelação de Deus. Firmes no Evangelho, a fé, a fé Judas disse que foi uma vez por todas foi entregue aos santos, a fé, o cristianismo. Permanecei firmes na fé, guarda a Palavra de Deus, guarde o Evangelho é o que ele está dizendo. A fé não deve ser confundido com a fé como uma mercadoria espiritual.

Mesmo em 1 Timóteo 6:12 diz: "Combate o bom combate da fé", mas no grego não diz que essa é a autorizada. O grego diz: "Combate o bom combate da fé." Você vê, precisamos lutar para guardar a fé, porque Satanás quer lançar a fé para longe de nós, o conteúdo da verdade.

Você diz: "Bem, o que os Corintios estão fazendo?" Eles não estavam guardando a fé. Deixa eu te perguntar o seguinte. Qual é a linha de fundo básica da fé? Eu vou responder. Isso é uma fé revelada por Deus. Não é? O ponto principal é que a nossa fé, o conteúdo do Evangelho é sobrenaturalmente revelada por Deus e não tem igual. É uma fé reveladora. Eles tinham até deixado de crer nisso, de certa forma. Deixe eu te mostrar. Volte ao capítulo 3. Eles não estavam firmes na fé.

Bem, vamos voltar para o capítulo 1 por um segundo. As pessoas estavam dizendo, "Ó aquela fé cristã, aquele cristianismo é tolice." Não é? Eles pensavam que era loucura. Isso é o que eles estavam dizendo. Olha no versículo 18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem". O que eles pensavam que era? Loucura. Simplesmente loucura. Agora no versículo 20, “Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Com a sabedoria deste mundo.” Vê? "E eles estão dizendo que esta é a sabedoria, a sabedoria do mundo", ele chama essa sabedoria disso no versículo 21. "O evangelho é uma pedra de tropeço e é loucura".

Agora o que eu estou dizendo é o seguinte. Os Coríntios tinham realmente permitido a infestação da sabedoria humana dentro da Igreja que eles estavam aceitando no mesmo pé de igualdade com a revelação de Deus. Em outras palavras, a revelação de Deus tinha perdido o seu caráter distintivo. Olhamos para isso profundamente quando estudamos esse texto. Eles tinham todas essas filosofias humanas, você se lembra, que eles arrastaram para dentro da igreja de Corinto e eles estavam misturando filosofias humanas com a verdade de Deus e você não pode fazer isso! Essas são duas coisas totalmente diferentes. A revelação de Deus não pode ser considerada igual a sabedoria humana. Mas eles estavam literalmente cortando o cerne do cristianismo brincando com a idéia de que a filosofia humana era compatível com a revelação de Deus.

Então agora vamos abrir no capítulo 3, versículo 18 e ele diz a eles: "Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio”. Em outras palavras, se você acha que você é muito inteligente você está enganado. Remova a sua sabedoria humana e o que resta é a verdadeira sabedoria. Isso é o que ele está dizendo. "Ninguém se engane a si mesmo", e eles estavam se enganando. Eles tinham se enganado em pensar que a sabedoria humana estava num pé de igualdade com a revelação de Deus e eles estavam cortando o cerne da fé.

Isso é o que nós temos hoje. Nós temos o ponto de vista de hoje que a Bíblia é simplesmente um comentário humano sobre o ponto de vista de Deus que existia na época em que foi escrita. Isso é sabedoria humana. Eles estavam cortando o cristianismo em seu núcleo.

Ok, o segundo nível, eu diria que depois que você lidou com o cristianismo no nível que é a revelação de Deus a segunda maior característica do cristianismo é a pessoa de Cristo. Não é? Você quer manter-se firme em quem ele é. Os Corintios não estavam nem fazendo isso. Olhe para o capítulo 12.

Eles tinham misturado o paganismo e cristianismo. Eles tinham arrastado muitas práticas culturais. Eles tinham permitido que muitas êxtases e transes pagãos e todas aquelas coisas estranhas que faziam parte de sua religião cultural a entrar no Cristianismo, para que quando eles se reuniam havia algumas pessoas que ministram verdadeiramente ao Senhor e Seu Espírito e tinham outras pessoas que estavam viajando, ministrando supostamente para alguma coisa em êxtase que era realmente paganismo puro. O que aconteceu foi realmente surpreendente. Versos 2 do capítulo 12, "Sabeis que, outrora, quando éreis gentios," ou pagãos - ethne - "deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados." A terminologia não fala de ser levado a uma forma de êxtase, levado como alguém que está em uma espécie de transe espiritual. Ele diz: "Você costumava ser levado e conduzido para esses êxtases quando você adora os ídolos mudos e, agora, a essência do que aconteceu é que você está deixando acontecer no culto. Mas eu te digo” - no versículo 3" - ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! ".

Sabe o que acontecia em seu meio? Pessoas estavam literalmente em pé no meio de suas êxtases supostamente sob a inspiração do Espírito Santo e estavam amaldiçoando Jesus. Amaldiçoando Jesus. Agora, os coríntios não estavam firmes na fé quando foram minando a autoridade única da Palavra de Deus e quando eles literalmente ficavam amaldiçoando Jesus. Eles estavam cortando o Cristianismo em seu coração.

Em terceiro lugar, olhar para o capítulo 15. Ele lhes diz no capítulo 15 versículo 12. Ouça isto. "Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” Você consegue acreditar nisso? Primeiro, eles estavam minando a autoridade da Palavra de Deus, segundo, eles estão negando a realidade de Jesus Cristo, terceiro, eles estão dizendo que não há o quê? Ressurreição. Eles simplesmente removem o centro do Evangelho. Eles não estavam na fé. Longe disso. Então, quando Paulo diz: "Permanecei firmes na fé", diz ele, "Volte para a autoridade da Palavra de Deus, volte para a pessoa de Cristo e volte para a ressurreição que é a grande pedra fundamental do cristianismo." Isso é realmente o que ele está dizendo, quando ele diz aquela pequena frase, "Permanecei firmes na fé." ele está revertendo todos os negativos que acabo de compartilhar com você.

1 Coríntios poderia ter sido escrito nestes dois versículos se todas estas coisas não fossem verdadeiras sobre eles. Ele só tem que enfatizar, continue vigiando, se mantenha firmes na fé, continuem fazendo o que você está fazendo enquanto esses cinco princípios revertem toda a situação problemática em Corinto. Então ele manda vigiar e ficar firme.

Agora, a Bíblia nos manda ser firmes. Devemos ficar firmes na fé. 2 Tessalonicenses 2:14 diz: " para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." Você guarda essas coisas que você foi ensinado pela palavra, pela epístola. Mais uma vez, o que eu digo que é a chave, amado? Qual é a chave para ser firme? É a Palavra, não é? É a doutrina apostólica. São as epístolas.

Se você vai estar alerta você precisa olhar para a Palavra para ver o mundo através dela. Se você for ficar firme você tem que saber o que a doutrina da Palavra é e você tem que ficar alerta. Portanto, a chave para estar alerta e ser firme é a Palavra.

Agora o Novo Testamento diz muito sobre estar firme. Ela diz: "Seja firme na sua devoção a Cristo," Filipenses 4:1: "Permanecei firmes no Senhor", "Seja firme em seu compromisso com Cristo e em sua crença em seus recursos" Ela diz: "Seja firme na unidão ". Filipenses 1:27 diz:"Permanecei firmes em um só espírito" Filipenses 1:27. Seja firme na união. Ela manda ser firme em liberdade. Gálatas 5:1: "Permanecei firmes na liberdade que Cristo nos libertou", e não ficar enredado novamente com o legalismo. Ela diz: "Permanecei firmes ou ser firme na vontade de Deus." Epafras está orando em Colossenses 4:12 que possamos ser maduros e completos em toda a vontade de Deus. Ela diz: "Seja firme contra Satanás." Efésios 6: "Seja forte no Senhor porque nossa luta não é contra carne e sangue", blá, blá, blá e então continua a dizer: "E, depois de ter feito tudo - " o quê "- fique firme contra Satanás". Então devemos ser firmes em nossa devoção a Cristo, sermos firmes na união, ser firme na liberdade, seja firme na vontade de Deus, ser firme contra Satanás, sólidos, de pé, não levados por qualquer vento de doutrina, não seduzidos por espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Os coríntios não eram firmes e eles não estavam alertos. Então, eles não poderiam ser firmes no evangelho, firmes na devoção a Cristo, firmes na utilização adequada de liberdade, firmes em unidade com a firme vontade de Deus ou firmes contra Satanás. Eles não estavam suficientemente na Palavra.

Em terceiro lugar, outro comando militar ito por Paulo é esta: " Sede vigilantes, permanecei firmes na fé,-“ e eu amo essa parte seguinte –“ portai-vos varonilmente “. Agir como homens. Eu chamo isso de ser maduro. Seja maduro. Isso significa simplesmente agir como um homem. É uma palavra interessante aparecendo e se eu me lembrar bem ela aparece somente aqui no Novo Testamento. Sim. É a única vez que ele é usada, mas ele é usada na Septuaginta e traduzida, muitas vezes, "Tende bom ânimo." Por isso, tem a idéia de coragem, mas também é usado em referência a maturidade. Ambos significam a mesma coisa e tem a idéia de coragem e maturidade, mas, em seguida, novamente, não são essas palavras quase co-iguais? Uma criança, alguém imaturo tende a não ser corajoso. Uma pessoa madura tende a ser corajoso. Uma criança tende a ser bastante medrosa. Uma pessoa madura tende a ter um senso de controle, de confiança. Isso é essencialmente o que ele está dizendo. "Você deve ser homens corajosos, crescidos e maduros. Portai-vos varonilmente pode ser uma maneira de traduzir andrizo (-omai).

Deixe-me apenas enfatizar o elemento de maturidade porque a parte a coragem tem que vir atrás da maturidade. No capítulo 14, versículo 20 Paulo de novo tinha lidado com os Corintios tantas vezes sobre isso, mas olha o que ele diz em 14:20. " Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos." Cresce. Ele disse isso a eles tantas vezes repetidas. No capítulo 4, ele disse, "Eu tenho que falar com você como filhos", e ele diz: "Eu tenho que tratá-lo como crianças pequenas e se você não for moldado eu vou chegar até você e se eu vir a você eu vou bater em você se precisar." Na verdade ele não disse isso. Ele realmente não disse isso. Ele diz: "Você quer que eu vá com uma vara?" Pá, pá, pá. Viu o que vai acontecer se você não for moldado?

Eles eram um bando de bebês. Eles não eram homens de entendimento. Eles não eram homens de coragem e eles não eram homens na maturidade. Eles eram bebês lutando, brigando, imaturos, se jogando para as falsas doutrinas como Efésios 4:14 diz. Eram apenas infantis e, consequentemente, não podiam se defender dos ataques de Satanás.

Volte para o terceiro capítulo, o texto mais conhecido sobre o tema. " Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis.”, “Vocês são como um bando de bebês. Eu não posso nem dar uma boa comida sólida. Eu tenho que continuar te dando este leite." Eles eram infantis. Eles não tinham crescido.

Eles tiveram que ser tratados como se fossem crianças. Eles precisavam apanhar. Eles até tinham rivalidades entre si. Eles estavam levando os irmãos a corte, lutando, brigando. Paul ainda diz a eles no capítulo 13: "Quando eu era criança, falava como criança, mas quando eu me tornei um homem eu -" o quê "-. Eu deixei essas coisas de menino". Mesmo sua adoração religiosa era infantil. Era tudo baseado em sentimentos e emoções em vez de verdade e doutrina. Então Paulo diz: "cresça".

E sabe de uma coisa? Se eles tivessem apenas crescido eles teriam eliminado muitos problemas, muito mesmo. Carnalidade, lutas, brigas, um tipo de religião infantil. Uma coisa emocional teria dado algo se eles contemplassem a verdade e se fossem homens de entendimento. É por isso que eu acredito, pessoal, que o ensino da Palavra de Deus, que a música que a Igreja canta, que a estrutura da Igreja deve sempre estar no mais alto nível para trazer as pessoas para aquele lugar maduro e não com sentimentos e emoções que são basicamente o nível de infância. Então ele diz cresça. Se eles tivessem crescido eles mudaram muita coisa.

Então ele diz: "Sede vigilantes." Se eles estivessem vigilantes eles não teriam entrado em toda essa confusão. "Seja firme." Se eles fossem firmes não teriam jogado fora sua teologia. "Seja maduro." Se tivessem sido maduros eles eliminariam toda a disputa e aborrecimentos e contendas e inadequações e inaptidões de imaturidade. Aliás, todo mundo devia ser maduro, não é? 2 Pedro 3:18 diz, "antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". Em Efésios, capítulo 4, versículo 13 diz: "à medida da estatura da plenitude de Cristo" crescer nele que é a cabeça e não ser mais uma criança. Viu? Crescer.

"Como posso fazer isso John? Eu sei estar vigilante. Eu olho através da Palavra. Eu sei como ser firme. Conheço a doutrina da Palavra. Mas como eu posso crescer?" Eu vou te dizer como. Assim como bebês desejam o leite puro da palavra você pode crescer. É a mesma coisa. Basta entrar na Palavra e você vai descobrir que você está vigilante. Isso é um ótimo lugar para começar. Você vai ser firme e você vai começar a amadurecer. Não é tão difícil. Está tudo bem aqui na Palavra.

Em quarto lugar, e essa é a única forma verbal passiva no texto "fortalecei-vos." Ele não diz: "Sê forte." Você sabe por quê? Porque você não pode se fortalecer. Isso é algo que o Senhor tem que fazer por você. Isso é como Paulo disse em Efésios 6:10, " Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder." "Fortalecei-vos", diz ele. O Senhor tem usado ele. O Senhor, Jesus, em Lucas 2:40 diz: "Crescia o menino e se fortalecia em espírito." É uma palavra que pode significar um reforço do espírito, fortalecimento do interior, um homem forte interior, um espírito forte que pode superar a carne como 2 Timóteo 2:1 ” Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus”. É um espírito forte que vence a carne. Os coríntios não eram fortificados. A carne governava. Tudo o que a carne dizia, eles faziam. Eles não conseguiam lidar com a carne. Ele diz: "Vocês são carnais. Vocês são vítimas da carne".

Agora, o que é incrível nisso é que eles pensavam que eram fortes. Eles pensavam que eram outra coisa. Na verdade, eles disseram no capítulo 4 - Paulo diz: "Você acha que eu tenho medo de ir até vocês. Vocês são tão convencidos que pensam que eu tenho medo de enfrentar vocês." "Ele nunca vem nos ver. Somos muito difíceis de lidar". Ele diz no capítulo 10 versículo 12 ”Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." Eles pensavam que eram tão fortes. Eles eram tudo menos isso.

Olhe para o quarto capítulo olha como Paulo trata este elemento de fraqueza. Aliás, há muitos outros exemplos de cada um desses pontos, que não temos tempo de ver. Eu vou apenas escolher alguns que são representativos mas como eu já tenho dito, o livro inteiro é um pano de fundo negativo para apenas esses cinco princípios. Mas perceba em 1 Coríntios capítulo 4, ele diz no versículo 6, "Você está ensoberbecido." Versículo 18: "Você está ensoberbecido." Capítulo 5 versículo 2: "Você está ensoberbecido." Não há dúvida sobre isso, eles estavam ensoberbecidos. Eles pensavam que eles eram importantes. Fortes figurões, famosos espirituais. Então ele diz: "Deixe-me falar com você um pouco. Vocês são tão orgulhosos. "O versículo 7:" Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” O que faz você pensar que você é tão importante? Se você é diferente em comparação aos outros foi Deus quem te fez assim e se você tem qualquer coisa foi Deus quem deu a você e não tem nada a ver com você de qualquer maneira. Você realmente acha que é alguma coisa. "Rapaz, eles pensavam que eram tão fortes, tão presunçosos”.

Assim, ele diz no versículo 8. Ele fica tão sarcástico. Esta é a parte mais sarcástica do livro. " Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós;" E ele diz:"sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco”. Eles pensaram que eles eram apenas reis, completos, rico. Em seguida, ele faz uma comparação. " Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte". Ele começa a comparar eles com os apóstolos. " porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens". Agora observe como ele fica sarcástico. " Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; " eles pensavam que eram. " vós, nobres, e nós, desprezíveis". Em outras palavras, ele diz: "Por que vocês dizem que são os mais importantes e nós somos o resto." Eles eram tão orgulhosos assim. Eles estavam olhando para baixo no ponto de vista deles para os apóstolos.

Ele diz: "Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos." Mas eles pensavam que eram os melhores. Eles não sabiam o que Paulo estava dizendo aqui era isso, "A verdadeira grandeza vem através da verdadeira humildade." Não é? Quando estamos fracos, então, é o que somos fortes. Ele disse isso na segunda carta a eles.

Eles pensavam que eram tão fortes. Eles não eram fortes em tudo. Porque eles eram tão fracos espiritualmente eles realmente se tornaram fracos fisicamente e é por causa de - 11:30 diz: "Por causa de sua fraqueza espiritual e da maneira que trataram as coisas sagradas  eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.” Em outras palavras, a sua fraqueza espiritual provoca a fraqueza física, doença e morte. Eles pensavam que eram tão fortes. Eles eram fracos. Eles eram fracos.

Paulo teve que exortá-los no capítulo 9 versículo 24. Ele diz: " Não sabeis vós que estão correndo no estádio. Você não sabe que se você está indo para ganhar você vai ter que correr e se você está correndo você tem que buscar o conhecimento profundo? Isso significa disciplinar-se, em todas as coisas. Você não pode viver a vida cristã de maneira fraca de uma forma tímida, meio-cozido desleixado. Se você está indo correr, corra para ganhar e se você está indo para ganhar você vai se disciplinar". Paulo diz: " Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão". Auto-disciplina. Os Corintios imprudentes, flácidos, indisciplinados e fracos pensavam que eram tão fortes. Eles pensavam que poderiam se satisfazer ao máximo com nenhuma preocupação com o homem ou Deus e Paulo diz: "Você não pode fazer isso. Eu estou lhe dizendo que você tem que estar envolvido em uma vida de abnegação e uma vida de auto-sacrifício e uma vida de auto-disciplina. "

O Novo Testamento nos manda ser forte. Efésios 6:10 nos diz para sermos fortes no Senhor contra Satanás. Filipenses 4:13 nos manda ser forte em serviço. Paulo diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Ele estava falando sobre seu ministério e seu serviço. A Palavra de Deus nos manda ser forte em boas obras. Colossenses 1:10 e 11: "Devemos fazer boas obras sendo fortalecidos" Em Daniel 11:32, o grande versículo que diz: " mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo."

Você pode dizer: "Como John? Vigiar, ser firme, ser maduro através da Palavra, mas como eu posso ser forte?" Isso é uma coisa passiva, um verbo passivo. Que vem de outra fonte. Você diz: "Qual é a fonte?" Salmo 27:14 nos diz, " Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR". Quem é aquele que nos dá força? É o Senhor. É o Senhor. "Seja forte no Senhor e na força do seu poder," Efésios 6:10.

Você diz: "Mas como?" Através do Espírito Santo. Efésios 3:16 diz que devemos ser fortalecidos pelo seu Espírito no homem interior. Enquanto você entrega a sua vida ao Espírito de Deus, você será reforçado pelos pontos fortes dele. Agora, nós já conversamos sobre esse princípio muito. Estou apenas relembrando agora. A verdadeira força vem de Deus pelo Seu Espírito. Paulo diz: "Eu oro para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior". Você vê a simplicidade de que Paulo está dizendo? Se você acabou de chegar na Palavra e se render ao Espírito você vai estar vigilante, você vai ser firme, você vai ser maduro, você vai ser reforçado.

Há um quinto. Seja amoroso. Seja amoroso. Este é um passo tão importante porque ele equilibra todo o resto. Se nós apenas tivermos os quatro primeiros possamos nos tornar pessoas mal-humoradas e militantes no mundo. Então ele diz no versículo 14: "Todos os vossos atos sejam feitos com amor”. Pronto. Acabamos de receber ordens firmes. Estamos firmados, prontos para a batalha, vestidos para a guerra. Nós tivemos esses comandos latidos para nós como um sargento que mobiliza as tropas para a batalha. Fomos enviados para lutar e, ao mesmo tempo, ele se afasta e diz: "Agora, só para que vocês saibam, a atitude que eu quero tudo de você tenha em tudo que você faz é uma atitude de amor." Isso é o princípio que deixa tudo mais brando.

Coragem que não recua e amor infalível. Eles têm que andar lado a lado. Muito amor sem firmeza o suficiente e você está indo para lado do sentimentalismo. Firmeza demais sem amor o suficiente e você vai ser uma espécie de teólogo feio. Temos que ter os dois. Tem que ter amor e sã doutrina. Vemos essas coisas repetidas vezes no Novo Testamento. Eles têm que ir juntos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Com amor aqui simplesmente queremos dizer que é um serviço de abnegação ao que está em necessidade, só isso. Serviço de abnegação aos necessitados. Não emoção. Não é um sentimento, mas é um ato de amor, um ato de serviço. Jesus disse: "Amai uns aos outros como eu vos amei." A maneira como ele simplesmente amava eles ele demonstrava lavando seus pés e é assim que nós amamos, lavando os pés. Isto é atender a necessidade de uma pessoa que tem uma necessidade.

Mas os coríntios não estavam amando. Sabia disso? No primeiro capítulo, ele diz: "Vocês estão brigando entre si." Capítulo 1 versículo 10, ele diz: " que não haja entre vós divisões”. O capítulo três, diz: "Eu sou de Paulo; Eu sou de Apolo; Eu sou de Cefas; Eu sou de Cristo. Vocês são carnais e há divisões por toda parte." Capítulo 3. No capítulo 5, ele diz," Vocês são tão pervertidos com o seu amor que vocês estão agindo em imoralidade. Você acha que o amor é luxúria. Não só isso, você já contaminou a própria esposa de seu pai." Mais adiante ele diz:"Você está se juntando-se a uma prostituta". Eles tinham totalmente acabado com o conceito de amor.

No capítulo 6 que eles estavam processando uns aos outros. No capítulo 7 cônjuges ficavam privando um ao outro. No capítulo 8 os irmãos mais fortes estavam fazendo cair os irmãos mais fracos. No capítulo 11 eles estavam monopolizando a comida na festa do Senhor e os pobres que chegavam mais tarde não tinha nada para comer. Não havia amor lá. Eles não estavam amando. Eles tinham uma abordagem desamorosa com relação aos dons espirituais. Eles estavam sem amor em tudo. Ele inverte realmente todo o estilo de vida da igreja com apenas uma ordem, Todos os vossos atos sejam feitos com amor. Isso resolveria tudo.

Temos duas coisas que ele diz então, "Você quer endireitar sua igreja? Sã doutrina e amor. Você coloca essas duas coisas juntas e você inverte a coisa toda." Você diz: "De onde vamos tirar o amor? Como você consegue isso?" Os três primeiros vieram por meio da Palavra. O quarto eu disse que veio pelo Espírito. Prestem atenção nisso. Paulo diz: Efésios 3:16 "Eu oro que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; -" o próximo versículo diz. "- e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento ". Amor é do Espírito. Então você tem o Espírito e a Palavra trabalhando juntos para fornecer a sã doutrina e amor para edificar a Igreja, para fazer com que o crente individual seja quem Deus quer que ele seja.

Preste atenção, pessoal. Prestem atenção. Vigiem, sejam firmes, sejam maduros, sejam reforçados, sejam amorosos são os princípios para uma vida poderosa. Eles são gerados pela Palavra e pelo Espírito Santo. Eles se reúnem para fazer a sã doutrina e amor que são os dois pilares que sustentam a Igreja. Vamos orar.

Obrigado Pai, mais uma vez, pelas verdades práticas em Tua Palavra e sabemos que o Teu desejo é que proclamemos ela com coragem e que obedecemos com entusiasmo. Então, nos faça ser seu povos que vive na maneira que você quer que vivamos para que possamos verdadeiramente fazer tudo o que podemos fazer para a glória de Deus. Nós oramos no nome de Cristo. Amem.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Grace to You
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Grace to You
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Donation:
Grace to You
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Grace to You
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Minimize