Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Pegue a sua Bíblia e abra comigo o maravilhoso Evangelho Segundo Mateus. Nós vamos começar hoje à noite neste livro tremendo. Faremos uma aventura, pessoal, nos próximos meses e anos, enquanto compartilhamos juntos neste tremendo, tremendo livro. Eu quero dar-lhe apenas um pouco de fundo e eu não vou gastar muito tempo, dando uma visão geral do livro. Eu não vou gastar muito tempo lhe dizendo todos os temas do livro. A razão é que eu nunca realmente estudei isso e eu não quero chegar nenhuma conclusão até que eu tenha passado por isso.

Então depois que passarmos por isso juntos, então vamos voltar e resumir todas as partes e reunir todos os temas e os assuntos. E faremos isso com o método indutivo e não com o método dedutivo. Então o que vamos fazer é apenas começar estudando a primeira parte. Iremos direto a este maravilhoso livro de 28 capítulos e veremos o que o Espírito de Deus tem para nos dizer.

Deixe-me apresentar o assunto e o livro um pouco, no entanto, para começar. Na época em que Cristo nasceu Israel estava, como bem sabem, sob a dominação romana. E havia muitas coisas sobre a dominação romana que eram opressivas a Israel. Um aspecto da opressão de Roma foi o esmagador sistema tributário. Era um sistema cruel. Era implacável e era muito sistemático. Roma exigia uma tributação muito firme de suas nações conquistadas.

Dois impostos, em particular, eram recolhidos, um era o imposto comunitário que basicamente seria comparável hoje ao nosso imposto de renda. O outro era chamado de "imposto de terra" que seria tipo como um imposto de propriedade ou terra. E era interessante o modo como isso funcionava, os senadores romanos que eram muito ricos na cidade de Roma, juntamente com os magistrados muito ricos e predominantes na sociedade romana, teriam a oportunidade de comprar em leilão público as receitas de um determinado país a um preço fixo e em seguida manter essas receitas por cinco anos.

Em outras palavras, algum tipo de coalizão de senadores ricos romanos iria comprar o direito do governo romano para tirar os impostos da nação Israel por um período de cinco anos. Por isso era para eles obterem o máximo possível. Eles eram chamados de publicanos e eles iriam contratar escravos e conterrâneos na nação de onde eles tinham recebido a permissão, para exigir os impostos. Eles iriam contratar essas pessoas para fazer a arrecadação de impostos real.

De modo que o que você tem, então, são estas pessoas individuais que trabalham para coletar impostos para dar aos senadores ricos que compravam do governo romano o direito a todo o dinheiro que poderiam exigir dessas pessoas. Agora essas pessoas, como eu disse, nos lugares ricos, eram chamadas de publicani, e as outras pessoas que faziam a arrecadação de impostos são o que conhecemos no Novo Testamento como publicanos, publicanos - não republicanos - publicanos ou coletores de impostos.

E é claro que as pessoas do país olhavam para eles como traidores porque aqui eles estavam coletando impostos de seus próprios conterrâneos para dar aos povos de uma nação estrangeira. E assim eles eram tidos como traidores que estorquindo para os capitalistas romanos ricos, e sobretaxando para seu próprio ganho. E o que você tinha era uma extorsão pelos romanos que possuíam os direitos e uma extorsão adicional pelo próprio coletor de impostos que enchia seu próprio bolso tal como no exemplo clássico do homem chamado Zaqueu que tinha feito isto.

Agora, os coletores de impostos ou publicanos, como o Novo Testamento os chama, eram classificados com as meretrizes. Eles eram classificados com os pagãos. Eles eram classificados com bandidos, ladrões e assassinos. Então eles não eram uma companhia muito boa. Para piorar as coisas, por volta do ano 33 d.C. houve uma grande crise financeira em Roma. E devido a essa grande crise financeira, Roma exigiu impostos ainda maiores de suas nações pessoais o que criou um problema ainda mais intenso em Israel, na época.

Agora um desses publicanos, que trabalhava para uma rica coalizão de senadores romanos que haviam comprado o direito de tributar Israel, era um homem chamado Mateus Levi, Mateus ou Levi. Se você olhar comigo por um momento no capítulo 9 de Mateus e no versículo 9, vou apresentar você a ele em termos de sua cronologia na história da vida de Jesus.

Mateus 9:9. "Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu." Agora, aqui é a primeira vez que encontramos Mateus o cobrador de impostos. Agora, é uma coisa surpreendente, em primeiro lugar, que Jesus teria qualquer coisa a ver com um tal homem, um homem que era conhecido em sua sociedade, pelo menos, pela designação geral de seu trabalho particular, como um criminoso extorsionista. E Jesus, porém, disse-lhe "Seue-me" e ele se levantou e O seguiu, certo? Levantando-se de sua mesa onde ele estava cobrando seus impostos.

Alguns já disseram, e eu tenho certeza que é verdade, que somente Jesus Cristo poderia operar tal transformação, de transformar um publicano em um apóstolo e tamanho foi o milagre de Mateus que se tornou, então, o escritor do primeiro registro do evangelho. Francamente, há apenas um evangelho. Apenas um evangelho. Apenas quatro escritores diferentes registrando-o. Apenas um evangelho. A boa nova de Jesus Cristo é uma mensagem singular. Mas há quatro Evangelhos que chamamos de "Evangelhos" historicamente embora eles sejam apenas quatro escritores escrevendo um evangelho.

E o que é interessante para mim é que realmente não queremos ser injustos, e você não quer necessariamente condenar esse homem porque ele tinha uma profissão corrupta. Você pode sempre encontrar um bom homem em um mau negócio de vez em quando. E talvez fosse esse o caso do Mateus. Pelo menos Jesus viu nele algo que era útil.

E quando Jesus falou com ele, ele imediatamente O seguiu, o que nos leva a crer que ele estava talvez muito familiarizado com Jesus. Talvez em alguma outra ocasião ouviu ou viu Jesus. Ele pode ter sido um homem religioso. Ele pode ter sido um homem bastante honesto. Não parece haver nenhuma necessidade de ele exigir vingança às pessoas da maneira que Zaqueu tinha que fazer. Então talvez ele tivesse sido muito, muito justo. Ele aparentemente não sente qualquer necessidade de sair e pagar tudo o que ele tomou injustamente.

Jesus atraiu esse homem para um incrível círculo de 12 pessoas. De fato havia 12 pessoas na história do mundo - e eu acho que é importante lembrar disso - havia 12 pessoas na história do mundo que tinham o tipo de relacionamento com Deus que Mateus e os outros 11 apóstolos tinham, e apenas 12. Um relacionamento maravilhoso, incrível, único, no qual eles andaram com o próprio Deus do universo em carne humana por um período de três anos.

Então Deus, em Cristo, chamou este homem para o círculo intimo. E ele deve ter sido um homem digno de ser chamado. Penso também no fato de que ele se levantou instantaneamente, é indicativo de onde estava seu coração. Agora o homem tinha muita riqueza sem dúvida e muito poder e ele estava disposto a se afastar dele o que diz algo do seu caráter.

Na verdade, deu até mesmo um passo adiante. Veja o versículo 10. É muito interessante. Ele fez uma espécie de festa. Ele diz "E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa," esta é sem dúvida a casa de Mateus "muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos." Agora temos toda uma multidão dessas pessoas. E os cobradores de impostos e pecadores basicamente se juntaram. "Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes." O que foi uma declaração muito sarcástica. Ele estava dizendo "Vocês não podem me usar porque você pensam que são santos." "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos" como vocês, sarcasticamente "e sim pecadores [ao arrependimento].”

Agora, qual é o cenário aqui? E isso é tudo o que realmente queremos saber. Aparentemente, quando Mateus decidiu seguir Jesus ele decidiu fazer uma grande festa. E a idéia da grande festa era apresentar seus velhos amigos ao seu novo Mestre. E ele fez isso. Então eu acho que Mateus deve ter sido um bom homem e ele fez um profundo compromisso e estava disposto a sair de uma vida muito lucrativa. Ele não se afastou tranqüilamente. Ele deu uma festa para apresentar seus velhos amigos ao seu novo Mestre.

Acho que Mateus era um homem modesto. Eu acho que ele era modesto porque ao recitar os muitos eventos de enorme importância que ele faz ao longo de seu registro ele nunca faz uma referência pessoal a si mesmo que esteja na primeira pessoa. Ele sempre trata Mateus em uma terceira pessoa da maneira que ele trataria qualquer outro indivíduo, e ele não dá crédito particular a si mesmo por nada. Ele nunca reivindica a autoria deste Evangelho em nenhum lugar de todo o Evangelho.

A razão pela qual sabemos que ele o escreveu é porque todos os manuscritos primitivos têm seu nome anexado ao título. E a afirmação unânime dos pais da igreja primitiva é que isto foi escrito por Mateus. É apenas um dos livros mais claros em termos de autoria em todo o Novo Testamento. Todos sabiam que Mateus escreveu isso. Agora não sabemos quando ele escreveu. Ele escreveu em algum momento entre 50 e 70 d.C., em algum momento antes da destruição de Jerusalém. Não sabemos quando.

Sabemos por que ele escreveu, e posso expressar isso para você em uma simples declaração. Este Evangelho é escrito para ensaiar a história da salvação, e nessa história, para demonstrar o fato de que Jesus é o Cristo o Messias predito, o Rei dos Judeus que foi rejeitado por seu próprio povo, que foi aceito pelos gentios, e que um dia voltará a reinar como Rei dos reis e Senhor dos Senhores. É o Evangelho. É a história do Rei que vem, o Rei que é rejeitado e o Rei que retornará. Essa é a mensagem de Mateus muito simples.

E deixe-me apenas falar sobre os três principais impulsos e fluxos deste registro particular. Primeiramente, Mateus lida com o Rei revelado. A primeira coisa que você observa no Evangelho de Mateus é que Cristo é apresentado como um rei. Não há nenhuma pergunta sobre ele. A pessoa de Jesus é pintada em cores reais. Sua ascendência é traçada a partir da linhagem real e vamos ver isso hoje à noite. Seu nascimento é temido por um rei rival. Homens sábios oferecem seus presentes reais.

Seu arauto, João Batista, declara que Seu reino está próximo. Mesmo em Sua tentação você vê a realeza da pessoa porque a própria tentação atinge o clímax quando por Satanás é oferecido os reinos do mundo, um reconhecimento de que ele tem o direito de governar. Sua grande mensagem no monte foi o manifesto do Rei expondo as leis do reino. Seus milagres eram suas credenciais reais. Suas parábolas eram chamadas de "mistérios do reino".

Ele foi saudado como o Filho de Davi. Ele reivindica a liberdade de prestar tributo aos reis da terra pois ele próprio é filho do rei. Ele faz uma entrada real em Jerusalém, reivindica soberania e conta sobre si mesmo a história do casamento do filho de um rei. E enquanto enfrentava a cruz ele previu seu futuro reinado.

Ele afirmou ter domínio sobre os anjos de modo que Ele podia ter chamado uma legião deles para sua defesa. Suas últimas palavras são uma reivindicação real e um comando real como ele diz "Toda autoridade me foi dada". Portanto Mateus o apresenta como um rei, um rei revelado.

E então o livro toma um outro personagem, o rei rejeitado. E ao estudarmos o Evangelho de Mateus vamos ver que o povo para quem ele veio e de quem ele buscava submissão, nunca a deu, ele era um rei rejeitado. Mateus é o evangelho da rejeição. Nenhum outro Evangelho tem tanto a dizer sobre sua realeza e nenhum outro evangelho tem tanto a dizer sobre sua rejeição como Rei. A sombra da rejeição nunca é levantada a partir do Evangelho de Mateus. Antes que ele nascesse sua mãe correu o risco de ser rejeitada por José. No seu nascimento, Jerusalém ficou perturbada e Herodes buscou tirar sua vida. Nas planícies de Belém, nenhum coro de anjos canta mas as mães estão chorando de angústia enquanto seus bebês estão sendo abatidos.

Foi afastado apressadamente para que vivesse 30 anos na obscuridade de uma vila pequena chamada Nazaré. Seu precursor foi colocado em uma masmorra e finalmente decapitado. Não tinha onde reclinar sua própria cabeça. Suas parábolas indicam que seu reino não seria aceito nesta era e mesmo em sua morte ele disse "Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?" Nenhum ladrão penitente está orando. Nenhuma palavra de simpatia humana é pronunciada. Os que passavam se revoltavam e zombavam, e eles contrataram soldados para mentir sobre sua ressurreição.

Em nenhum evangelho está esse apego a Cristo tão amargo, como em Mateus, desde o princípio até o fim. Então o Rei é revelado e o Rei é rejeitado. Mas Mateus também apresenta o fato de que o Rei está voltando. E nenhum outro evangelho coloca tanta ênfase na segunda vinda como o Evangelho de Mateus. E assim, em certo sentido, é um evangelho de triunfo. Quando você chegar ao capítulo 24 e 25 e você ouvir o fato de que ele virá nas nuvens com grande glória, você sabe que ele vai finalmente reinar. Assim é um evangelho da revelação de um Rei, a rejeição do Rei e o retorno do Rei.

Mas para começar, vamos olhar para o capítulo 1. E Mateus começa apresentando o Rei. O Rei é revelado. E tudo começa com a árvore genealógica de Jesus. Se um rei deve ser anunciado como um rei, se é para ser acreditado como sendo um rei, se ele deve ter qualquer credibilidade em tudo, se alguém deve aceitar o fato de que ele, na verdade, é um rei, então deve-se começar com a prova de que Ele vem da linhagem real.

Havia uma linhagem real em Israel, e vinha através de Davi. Em 2 Samuel capítulo 7 Deus disse através do profeta Natã a Davi que seria através dos lombos de Davi que viria o rei que finalmente reinaria em Israel e estabeleceria um reino eterno. Isso nunca foi cumprido em Salomão. E assim eles esperaram e esperaram que um nascido da semente de Davi cumprisse a profecia. E assim se Jesus deve ser o rei, deve ficar estabelecido que Ele tem o direito de reinar porque Ele descende da genealogia da realeza.

Isso é precisamente o que os versículos 1 a 17 apresentam. Vamos lê-los olhe para eles. "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia;

"Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

"De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze." Vamos parar aqui.

Eu não vou deixar você ir agora porque você ainda não tem informações práticas. Você diz "Por que, afinal de contas, temos tudo isso?" Bom, deixe-me dizer-lhe porquê. Em primeiro lugar, os judeus eram tenazes sobre seus pedigrees. E se alguém tivesse que ser apresentado a eles como um rei, era absolutamente essencial que ele tivesse o pedigree para provar isso. Sempre, sempre foi muito importante para os judeus.

Por exemplo depois da conquista de Canaã - você se lembra quando eles entraram na terra de Canaã e tomaram a terra qu manava leite e mel, como Deus lhes havia prometido, quando saíram do Egito? Após a conquista da terra de Canaã era essencial determinar qual era a sua tribo e qual era a sua herança para que soubessem onde deviam viver, porque a linhagem de toda a terra estava dividida em tribos.

E de acordo com Números capítulo 26 e capítulo 35, você tinha que conhecer sua tribo, você tinha que conhecer a sua família e tinha que conhecer a casa de seu pai para que você pudesse identificar-se no local certo na terra. Assim um pedigree era muito importante, a identificação tribal essencial. Sob certas circunstâncias, de acordo com o Livro de Rute, capítulos 3 e 4 - não vamos ter tempo para olhar para tudo mas de acordo com Rute capítulos 3 e 4 - em certas circunstâncias, a transferência de propriedade exigia um conhecimento exato da árvore genealógica. Deus queria manter a terra tribal dentro da tribo e assim tinha que haver pedigree para fazer algumas transações comerciais com a terra.

Outra coisa interessante é indicada para nós em Esdras 2. Eu acho que é verso eu acho que é dessa maneira, no final de Esdras 2. Você pode encontrá-lo por si só. Mas isso nos diz, no final de Esdras - veja, se eu posso identificar o versículo - versículo 62 "Estes procuraram o seu registro nos livros genealógicos, porém o não acharam". E o que significa é que depois do cativeiro babilônico o povo começou a voltar a Israel - vocês se lembram que no final de 70 anos eles começaram a fluir para trás - muitos deles estavam reivindicando ser sacerdotes e eles estavam reivindicando ser a tribo de Levi.

E você sabe que Deus era muito, muito sério sobre quem era um sacerdote. Você sabe disso. Qualquer um que tentasse desempenhar o papel de sacerdote e não o fosse, estava em grande, grande perigo. E assim quando essas pessoas voltaram e tentaram reivindicar o direito ao sacerdócio tiveram de ser provadas com base, diz em Esdras 2:62, em sua genealogia. E se não eram achadas eram colocadas fora do sacerdócio. Assim eles precisavam conhecer seu pedigree para permuta de terras, por sua localização tribal, e por sua identificação sacerdotal, quando retornaram do cativeiro.

E na verdade é muito interessante lembrar, e tenho certeza que você se lembra disso, que mesmo quando o Novo Testamento começa, o que José e Maria estão fazendo? Eles estão indo se registrar, de acordo com sua própria ascendência, em seu próprio lugar, porque eles ainda estavam identificando as pessoas dessa maneira.

E em Lucas capítulo 2 nos primeiros quatro versículos ele nos diz simplesmente isso. Vou lê-lo para você muito rapidamente. "Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém ... por ser ele da casa" e o que? "e família de Davi".

Você vê, essas identificações ainda estavam em andamento no momento do nascimento de Jesus Cristo. Aliás, os escritos de Josefo, o historiador antigo, apoiam o uso de arquivos ancestrais como parte da cultura judaica em torno do tempo de Jesus Cristo. Então isso era uma coisa muito comum. Os judeus realmente eram a anca em todo mundo tendo seu pedigree e sabendo exatamente a quem eles pertencem.

Agora, no Novo Testamento, você tem Paulo dizendo algo como isto, Romanos 11:1 "Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum!". E então Paulo diz isto, "Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de" de quem? "de Benjamim." Você vê, ele ainda estava expondo seu pedigree. Para o povo judeu era muito importante. E é por isso que você vê que há pelo menos 50 genealogias no Antigo Testamento. Porque havia razões para isso. Não só a linha real a linha sacerdotal, mas em termos de transferência de propriedade e assim por diante.

Agora tudo isso mudou hoje. Os judeus hoje não sabem disso. Eles têm não absolutamente - agora veja isso - eles não têm absolutamente nenhum registro de sua ascendência tribal hoje. Nenhum. Eles não conseguem rastrear tudo. Está completamente desaparecido. Quer dizer, desapareceu totalmente. Nenhum judeu existente no mundo hoje poderia provar ser um filho de Davi. Agora, quero que saiba de uma coisa. Se alguém vem alegando ser o Messias, ele nunca será capaz de prová-lo. E há alguns judeus ortodoxos que ainda acreditam que o Messias vai vir, mas o problema é que nunca haverá qualquer forma linear de provar isso. O que leva a dizer o seguinte: Jesus Cristo é o último pretendente verificável ao trono de Davi. Se ele não é o Messias, ninguém mais, jamais poderá reivindicá-lo. É isso aí.

Agora, nesta genealogia, em Mateus, estamos olhando para ela em um sentido amplo. Nós não vamos passar e contar a história de cada nome. Então você pode relaxar. Mas, nesta genealogia temos o que chamamos, um registro descendente que conduzindo de José a Jesus. Um registro descendente. Vem logo abaixo de Davi e Abraão, descendo através de José até Jesus.

No Novo Testamento a genealogia de Jesus também é registrada no terceiro capítulo de Lucas. Você não precisa abrir lá. Vou apenas aludir a ele. Mas a genealogia em Lucas é o inverso. É uma genealogia ascendente. Começa com Jesus e volta através de Maria. Então aqui você tem uma genealogia descendo através de José e lá você tem uma genealogia voltando através de Maria. Um começa com Jesus o outro termina com Jesus. Ele só vai nos dois sentidos e tudo sai do mesmo, no final. É como se o Espírito de Deus dissesse "De qualquer jeito que você fizer, pessoal, é único".

Agora, há algumas outras distinções entre esta e a genealogia de Lucas. Mateus está mostrando o legal. Agora observe isso. Você vai ter que pegar isso. Mateus está mostrando a descendência legal de Jesus como o Rei de Israel. Lucas está mostrando a descendÊncia linear. Em outras palavras, Mateus mostra-nos a linhagem real, enquanto Lucas nos mostra a linhagem de sangue. Você diz "Qual é a diferença?" A diferença é esta. A linhagem real - agora veja - a linhagem real sempre era passada através de qual dos pais? O pai. Sempre veio através do pai. Mas Jesus não tinha pai humano. Assim a fim de ter a linhagem de sangue para reinar ele tinha que ser um descendente de Davi através de sua mãe também. Você entende isso?

E assim, a linhagem de Maria é também a linhagem de Davi. Assim, através de Maria, vem a linhagem de Davi e através de José vem a linhagem de Davi. Através de Maria ele tem o sangue de Davi e através de José ele tem o direito de reinar que pertencia a Davi, embora José não fosse seu pai em termos de realidade ele era seu pai legal.

Agora fique comigo. Vamos abordar de outra maneira. Mateus segue a linhagem real através de Davi e Salomão filho de Davi. Mateus o segue por todo o caminho até Davi, e então a linhagem real passou por Salomão. Mas Davi tinha outro filho. Ele tinha vários. Mas este outro era Natã. E a linhagem de Maria veio através de Natã. Então o que você tem é uma linhagem que desce através de Davi e então vai por Salomão e desta forma através de Natã. Através de Natã chega a Maria e por meio de Salomão chega a José. Ambos da semente de Davi. Ambos passando por sangue real.

Então, linearmente, pela linhagem de sangue ele é de Davi. Legalmente, como herdeiro ao trono, ele é de Davi, tanto por sua mãe como por seu pai. Ele é a verdadeira semente de Davi através de Maria. Ele é o herdeiro legal de Davi através de José.

Veja o versículo 16. "E Jacó gerou a José, marido de Maria". Isso não é interessante? O que aqui não diz? O pai de Jesus. José não era o pai de Jesus de maneira humana. Ele era o marido de Maria. A Bíblia nunca chama José de o pai de Jesus. Aliás, veja o versículo 16 novamente. "Jacó gerou a José, marido de Maria da qual nasceu Jesus", "da qual", no grego está no gênero feminino. Ele nasceu não de José. Ele nasceu de Maria.

Ele era filho de José legalmente porque se você fosse adotado em uma família você era uma criança legal com todos os direitos e privilégios. Ele era filho de José legalmente. Ele era filho de Maria por linhagem e por sangue. E assim de todas as maneiras possíveis Jesus Cristo tinha o direito de governar. O pai foi quem concedeu a linhagem real. A mãe foi quem concedeu o sangue real a Jesus.

É interessante que em Lucas, em sua genealogia, no versículo 23, do capítulo 3, ele diz "Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli", e assim por diante. Ele era considerado por todos - agora observe isto - ele era considerado por todos, embora ele não fosse o verdadeiro filho de José, ele não era o filho físico de José, ele era considerado por todos como sendo o filho de José.

Agora, a maioria das pessoas pensava, pelo menos no momento de seu nascimento, que ele era filho de algum caso ilícito. Mas o chamavam filho de José porque José foi constituído seu pai legal. Nunca houve nenhuma pergunta real sobre isso. De fato através de sua vida ele era conhecido como o filho de José. Nunca houve qualquer argumento, porque eles aceitaram o que equivale a adoção no sentido legal com todos os direitos e privilégios. Em Lucas 4:22 eles testemunharam "e perguntavam: Não é este o filho de José?" Então eles reconheceram isso.

Tão perfeita - agora ouça - realização perfeita, realização perfeita. Olhe para o versículo 11. "Josias" Quero tirar um pensamento aqui que é muito fascinante "Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos", por volta do tempo do cativeiro babilônico "no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia", veja isto, "Jeconias gerou a Salatiel; E Salatiel, a Zorobabel". Agora, eu quero que você saiba algo muito interessante. Lemos este nome Jeconias. Josias gerou Jeconias e Jeconias gerou tal e tal.

Agora há algo muito interessante. Lembra-se de quem é essa linhagem em Lucas - ou em Mateus? de José. De José. OK? E eu quero que você note algo. Jeremias 22:30. Apenas ouça. Tome nota. Jeremias 22:30. Agora ouça o que ele diz. "Assim diz o SENHOR: Registrai este como se não tivera filhos" e o homem a quem se refere é Jeconias, o mesmo homem. "homem que não prosperará nos seus dias, e nenhum dos seus filhos prosperará, para se assentar no trono de Davi". Nenhum dos descendentes de Jeconias se assentará no trono de Davi. Essa foi a maldição de Jeconias de Jeremias 22:30.

Agora ouça. Se Jesus tivesse sido o verdadeiro filho de José nunca poderia ter-se sentado no trono de Davi. Pegou isso? Ele estaria sob a maldição. E ainda ele tinha que ser o filho legal de Joseph para ter o direito. Então Deus tinha que fazer um plano pelo qual ele seria o herdeiro legal do trono, mas que ele não estaria na linhagem de Davi partindo de Jeconias. E assim o fez Deus pelo nascimento virginal, ignorando a verdadeira linhagem de sangue de Jeconias e ainda carregando o direito real de reinar e descender do sangue pelo lado de Maria.

É uma coisa fantástica não é? Como Deus guardava cada detalhe. E o nascimento virginal o resolveu. Assim, você vê, o motivo para a genealogia é apresentar o fato de que este é o único que tem o direito de reinar. Ouça, pode levar muito tempo para descifrar o significado disso mas todo o povo judeu tinha que fazer o que estava escrito e eles receberam a mensagem. Eles conheciam o Antigo Testamento. Eles conheciam a maldição sobre Jeconias. Eles conheciam essa linhagem. Eles conheciam seus pedigrees. E Mateus está estabelecendo que ele tem o direito de ser rei.

Vamos voltar ao versículo 1 por um momento. Isso tudo ainda é introdução. "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." O livro, biblos, pode significar um livro ou pode significar uma lista de nomes. Aqui significa uma lista de nomes, um registro. "O livro dos geneseōs" gênesis, começos. "O livro dos primórdios sobre Jesus Cristo". Esta é a história de como Jesus Cristo veio a ser. Este é o registro de sua origem, o registro de sua ascendência.

Iēsous Christos. Iēsous é o equivalente grego do Antigo Testamento Yeshua ou Jeheshua, que simplesmente significa "Jeová salva". Esse era o seu nome. Mateus 1:21 diz "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele" o quê? "salvará o seu povo dos pecados deles." Jeshua. Jeová salva. E a forma abreviada enfatiza a ação verbal.

E depois há Christos que significa "o ungido". E foi ungido como profeta. Ele foi ungido como sacerdote e também foi ungido como o quê? Como um rei. E assim aqui você tem o livro sobre o começo daquele que vai salvar, que é ungido como profeta sacerdote e rei. Ah, era tão importante saber disso. E nosso querido Senhor Jesus, puro e imaculado, sem pecado, foi zombado, caluniado, amaldiçoado e sempre, sempre com insinuações e observações sobre sua origem.

No capítulo 13 de Mateus no versículo 54 "E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?" Mateus 13:54. Onde ele conseguiu essa habilidade? "Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele."

Ele não tem direito a esse tipo de coisa. Quem é ele? Ele saiu de um grupo humilde em Nazaré. No capítulo 7 de João, novamente o tipo de zombaria sobre sua origem. João 7:27. Jesus desce para a festa dos tabernáculos e os judeus ficam chateados com ele por causa do que ele diz. E no versículo 27 "Nós, todavia, sabemos donde este é; quando, porém, vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é." Ouça, nós conhecemos este Jesus. Quer dizer, este não é o Cristo. Nós sabemos de onde ele veio. Ele é uma semente de Nazareth subindo a colina. Quer dizer, você não poderia acreditar que o Messias viria de qualquer lugar que não fosse Jerusalém. Tal pensamento é intolerável. Ele é um zé ninguém.

E no versículo 40 "Então, os que dentre o povo tinham ouvido estas palavras diziam: Este é verdadeiramente o profeta." Este é o Profeta predito por Moisés no Pentateuco. "Este é o Profeta." Outros disseram, "Este é o Cristo." Mas alguns disseram, "Porventura, o Cristo virá da Galiléia?" Você está brincando?

No oitavo capítulo versículo 41 "Vós fazeis as obras de vosso pai". Ele diz aos fariseus líderes judeus. "Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos." O que você acha que eles queriam dizer com isso? Isso é calúnia. "Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus".

Versículo 48, "Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?" Você é um demônio, um bastardo, que veio de uma cidade de lugar nenhum e de uma família de ninguém. Não nos ponha com nenhuma das suas credenciais messiânicas.

Assim Mateus, você vê, olha para trás, sobre tudo isso e sob a inspiração do Espírito Santo, ele escreve o livro dos primórdios de Jesus Cristo, para que nunca precise haver uma pergunta sobre de onde ele veio. Agora há uma ênfase nesta genealogia que eu quero falar pela última vez que temos juntos esta noite.

Há uma ênfase aqui que apenas me emociona. É apenas, é tecido nesta coisa de uma forma que, quando começo a estudá-lo, e eu estava procurando o Senhor eu disse "Senhor o que você quer que eu diga sobre isso? Como eu faço isso? Como eu penduro essa coisa toda junta, esses nomes? O que vou dizer?

E comecei a pensar no fato de que Jesus Cristo era um rei. Mas ele não era um rei como qualquer outro rei. Ele não era um rei que governasse por lei. Ele era um rei que governava pelo quê? Pela graça. E eu comecei a pesquisar a genealogia para ver se eu posso encontrar graça nesta genealogia. E, ah rapaz, começou a jorrar graça por toda parte, em toda parte. Ficou por toda a minha mesa. Graça em todos os lugares.

Ele é um rei da graça. E você sabe, mesmo nisso, sabe, Deus não pode sequer estabelecer as credenciais reais de Jesus sem derramar graça em todo mundo que o lê. Está por todo o lugar. Ele é rei. Mas a maioria dos reis governa com um punho de ferro. A maioria dos reis governa pela lei. A maioria dos reis não sabe nada sobre graça. Este sabe. Ah, que rei gracioso. E eu vejo isso em quatro coisas. Você tem um esboço talvez com você. Você pode ver como ele se desdobra, como o desabrochar de uma bela flor.

Em primeiro lugar vejo o Rei da graça na escolha de uma mulher, a escolha de uma mulher. A primeira coisa que me bateu foi quando eu estava lendo o versículo 16, e diz "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo." E eu pensei comigo mesmo, Oh há Graça". Graça com essa jovem. Essa jovem senhora, Maria, tornou-se a mãe do Messias, a mãe do Filho de Deus. Maria. Como Lucas registra "o filho de Eli Maria.”

Ninguém sabia sobre Maria antes disso. Eu não quero abalar você muito, mas vou lhe dizer uma coisa. Maria era uma pecadora. Maria era uma pecadora. Você diz "Bom, eu sou católico. Eu não acredito." Bom, a Bíblia nos diz que Maria era uma pecadora. Ela era como todo mundo. Ela era como todos os outros homens e todas as outras mulheres. Eu não quero dizer que ela era pior do que qualquer outra pessoa. Ela era provavelmente melhor do que a maioria. E sem dúvida uma pessoa profundamente devota e religiosa mas ela era uma pecadora que precisava de um salvador e o Senhor Jesus Cristo tinha que ser um salvador para ela bem como um filho para ela.

No entanto, Deus em sua maravilhosa e misteriosa graça a escolheu. Você sabe de uma coisa? Deus não precisava fazer isso. Mas ele escolheu Maria. Que graça. Você sabe, a Igreja Católica Romana elevou Maria a um lugar de incrível destaque. Tenho certeza que Maria, se ela soubesse, ficaria muito chateada. Tenho certeza de que ela não se incomodou muito com isso no céu. Mas eles dizem que Maria é sem pecado, Maria manteve a virgindade perpétua, o que é difícil uma vez que o povo recitou todos os nomes de seus filhos.

Dizem que Maria é co-redentora com Cristo. Ela é o seu equivalente em nos salvar. Ela é co-mediadora - ou seja não há um mediador entre Deus e o homem há dois, Maria e Jesus - que ela corporalmente subiu ao céu e nunca morreu porque ela era sem pecado por isso ela não morreria, ela subiu. Eles literalmente espelham em Maria tudo o que é verdadeiro sobre Cristo. Infelizmente nada disso é verdadeiro sobre Maria.

Amados, deixe-me dizer isso a vocês. Maria era apenas uma senhora pecadora como todas as outras senhoras. E ela precisava de um salvador. Em Marcos 3:31 nos diz "Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo". E Jesus estava do lado de dentro ensinando. "Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?" Em outras palavras vocês são minha mãe e meus irmãos. "Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe".

Jesus minimizou o lugar de Maria. Mary era um rosto na multidão. Isso é tudo. Maria não era ninguém quando se tratava dessa questão. Maria tinha que vir da mesma maneira que qualquer outra pessoa tinha que vir para se relacionar com Jesus Cristo, não tinha nada a ver com o fato de que ela era sua mãe. Ela tinha que fazer a vontade do Pai, você vê. Era assim que tinha de ser.

E em Lucas 11:28 diz isso. "Ele, porém, respondeu" isto é ótimo "Antes" bem voltemos ao 27. "Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão" Jesus está falando aqui, "uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!" Esta senhora teria sido uma boa católica romana. "Bem-aventurada é Maria." "Ele, porém, respondeu" Sim mas, "mais" é a idéia, "bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!".

Você vê, Ele viu a verdadeira questão não foi? Não havia nada de santo em Maria. A questão era a obediência à Sua Palavra, e Maria precisava disso tanto quanto qualquer outra pessoa. Maria sabia disso. Ela sabia disso.

Em Lucas 1:28 "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo." Sabe o que é isso no grego? "Você que está investida com graça." Maria precisou da graça. Você vê isso? E graça, é que tipo de favor? Imerecido, dado aos pecadores. E então quando orava disse "A minha alma engrandece ao Senhor" (Lucas 1:46). "E meu espírito -" veja isto "- regozijou-se em Deus meu Salvador." Maria disse isso. Ela sabia. Ela sabia.

Ei, Maria era uma senhora maravilhosa. Eu não negaria isso. Ela era provavelmente muito devota, uma senhora pura, virgem. Mas ela era uma pecadora que precisava de um salvador. Ei, você vê a graça de Deus em que ele escolheu uma pecadora para ser sua própria mãe?

Segundo. Vemos o evangelho da graça na escolha de uma mulher. Nós também vemos isso na semente de dois homens. A semente de dois homens. Olhe para o versículo 1. Isto é fabuloso. Versículo 1. "O livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi" e qual é o segundo? "o filho de Abraão." Deixe-me fazer uma pergunta simples. Davi era pecador? Abraão era um pecador? Deus agiu em graça para com eles? Sim.

Imaginem Davi, Davi que pecou tão vilmente com Bate-Seba e matou seu marido. Davi o polígamo. Davi o sexual - você poderia quase dizer "pervertido", exceto, talvez, que seja uma palavra forte. Davi que foi atormentado sexualmente. Davi um pai fracassado. Davi que massacrou multidões da humanidade, tantos que suas mãos eram muito sangrentas para construir o templo de Deus.

E Abraão. Abraão mentiu sobre sua esposa no Egito e trouxe a ambos, vergonha. Abraão que não acreditou em Deus. Abraão que cometeu adultério com Agar. Abraão mais uma vez, em Gerar, mentiu sobre Sara e deu-a ao rei como se ela fosse sua irmã. Dois pecadores, e sua semente era o Filho de Deus. Isso é graça.

Deus usou estes dois, um para gerar a nação do Messias o outro para gerar a linhagem real. Jesus é filho de Davi, filho de Abraão. Sua conexão com o povo hebreu é racial e real e é real primeiro, e é por isso que Davi vem em primeiro lugar. Esse é o ponto que Mateus quer fazer. E a propósito, a graça foi estendida a cada um, a cada um desses homens, mesmo na sua semente. Quer dizer, pense sobre isso. Você diz "Bom, Davi definiu isso e assim o fez Abraão." Bom, tudo bem, mas e a sua semente? E quanto a Salomão e Isaque?

Por exemplo o filho de Davi, em quem Davi procurou o próximo passo nesta maravilhosa realização, acabou sendo uma terrível, terrível tragédia. Sua história é um fracasso desastroso. Apesar de sua natureza pacífica, apesar de sua incomparável sabedoria, Salomão viveu uma vida de estupidez e loucura espantosas. Semeou sementes de ruptura, casando-se com esposas estrangeiras. Ele foi muito além de seu pai em ter centenas de esposas e concubinas que desviaram seu coração do Senhor, diz a Bíblia.

O filho da carne, de Davi, foi uma decepção. O filho da carne de Davi quebrou a unidade de Israel. E Deus teria todo o direito de cancelar a sua promessa naquele momento, mas não o fez. Mas um dia veio um filho maior de Davi, o Senhor Jesus Cristo que venceu as falhas de Davi, venceu as falhas de Salomão, e com infinita sabedoria edificará um templo que nunca será destruído.

Então era o filho de Abraão. O filho a quem Abraão procurou o cumprimento da incrível promessa de Deus, o filho que nasceu quando Abraão tinha 100 anos. O filho em quem sua esperança estava descansando. E Isaque, e seu nome até era "riso", por causa da alegria em seus corações quando ele nasceu, por meio dele deveria ser a semente que cumprisse o empreendimento de Deus.

Mas, essa semente, falhou, Israel falhou, e Deus o pôs de lado e providenciou um novo canal, a igreja. E a história de Isaque e sua semente é uma história de fraqueza, uma história de fracasso, uma história de apostasia, uma história de idolatria, uma história de pecado. Mas Jesus Cristo, o filho supremo de Abraão, veio para cumprir tudo o que Isaque não podia fazer, e dele brotará uma semente que será numerosa como a areia dos mares e numerosa como as estrelas do céu. E cumprirão os propósitos de Deus para sempre.

Então, Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão, veio para vencer as falhas de ambas as linhagens e suas sementes, e para realizar o que eles nunca poderiam realizar. Mas ele passou pela linhagem de dois pecadores. Isso é graça. Isso é graça. A graça de Deus é vista em uma mulher e dois homens.

E em terceiro lugar, vemos a graça de Deus na história das três eras. A história de três eras. Agora observe isso. Isso é mais fascinante. No versículo 17, veja. "De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze." Notou isso? Três eras: Uma mulher, dois homens, três eras.

Agora o primeiro período é o período que ele menciona de Abraão a Davi. Esse é o período dos patriarcas. Esse é o período de Abraão Isaque Jacó e José. Esse é o período dos patriarcas e o período dos Juízes. Você sabe, e é nesse período que você tem os grandes patriarcas e os grandes juízes como Débora, Baraque, Sansão e Jefté e todos esses. É esse grande período de heroísmo quando Israel se tornou famoso. Você tem pessoas como Rute e pessoas como Jessé, o pai de Davi. Ah foi um período de grandeza.

O segundo período é o período que vai de Davi até o cativeiro da Babilônia. Sabe o que acontece? É um período de declínio. O primeiro é um período de ascendência, como Israel vai da não-existência, no tempo de Abrão e esquecimento, à fama por causa de seu grande heroísmo como os juízes tiveram, vitória após vitória. O segundo período é o período da monarquia. E assim que a monarquia veio com Saul - você se lembra do que aconteceu - as coisas começaram a descer.

E de Davi, seguindo, você tem dias de glória em Salomão. Mas depois de Salomão, tragédia, sobre tragédia, sobre tragédia. Ah, de vez em quando você tem um pequeno vislumbre de um Jeosafá. Na genealogia você tem um pequeno vislumbre de Ezequias. Você tem um pequeno vislumbre de um Josias e eles eram bons e piedosos. Mas o que parece dominar é Roboão, Acaz e Manassés que eram homens maus. E é um período de apostasia, é um período de degeneração que acaba finalmente na devastação e destruição de Israel, e do cativeiro na Babilônia.

Você diz qual é o terceiro período? O terceiro período é desde o cativeiro até Cristo. Você sabe o que há sobre esse período? Nós não sabemos absolutamente nada. É um período envolto em trevas. São 600 anos sem data. Nomes que nem sabemos. Abiude, Eliaquim, Azor, Sadoque, Aquim Eliude, Eleazar, Matã, Jacó. Nós não conhecemos essas pessoas. Esquecimento.

Assim, a história de Israel é a história de três eras. A genealogia nacional de Jesus é uma mistura do patetico e da glória, de heroísmo e de desgraça, do renome e da obscuridade. Mas o tempo todo, mesmo que toda a nação estivesse descendo os tubos até que finalmente amaldiçoassem e cuspissem em seu próprio Messias, é mesmo através dessa nação que o Messias vem. E novamente eu digo a vocês que é graça. Ele é o Rei da graça. A graça de Deus foi dada como evidente em uma mulher, dois homens e três eras na história de uma nação decadente.

Finalmente a graça de Deus é vista na inclusão de quatro excluídos. Pode-se dizer "mulheres", em seu esboço, mas eu quero dizer "excluídos." Você quer ouvir algo fabuloso? Existem apenas quatro mulheres mencionadas nesta genealogia. Apenas quatro mulheres. Quero que veja quem são.

Mulher número,versículo 3. "Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera." Tamar é a primeira mulher na genealogia. Seus filhos Perez e Zara. E Tamar? Que tipo de mulher era Tamar? Deixe-me apresentá-la a você. De Gênesis 38. Ouça.

"E o comunicaram a Tamar" e eu não tenho tempo para entrar em tudo isso. Judá toma uma esposa para seu primogênito. Judá queria uma esposa para seu primogênito então ele tomou esta mulher. "E o comunicaram a Tamar: Eis que o teu sogro sobe a Timna, para tosquiar as ovelhas". Este é Judá seu sogro. "Então, ela despiu as vestes de sua viuvez" Seu marido tinha morrido. "e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou" e disfarçou-se, vê? "e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dada por mulher." Essa é outra história. Não vamos entrar nisso.

"Vendo-a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto o rosto. Então, se dirigiu a ela no caminho e lhe disse: Vem, deixa-me possuir-te." Venha comigo para a Kasba. Você conhece essa pequena linha. "porque não sabia que era a sua nora. Ela respondeu: Que me darás para coabitares comigo?”

Ou seja, como pagamento. Eu não faço isso por nada. "Ele respondeu: Enviar-te-ei um cabrito do rebanho. Perguntou ela: Dar-me-ás penhor até que o mandes?" Você pode me dar um cheque para que eu possa saber, "Respondeu ele: Que penhor te darei? Ela disse: O teu selo, o teu cordão e o cajado que seguras. Ele, pois, lhos deu e a possuiu; e ela concebeu dele." Boa moça, hein? Boa moça. Tamar. Prostituição e incesto. Você diz "Misericórdia, o que ela está fazendo na linhagem messiânica?" Uma prostituta.

Escute você quer ouvir a pior parte disso? Dessa concepção vieram gêmeos Perez e Zera. Você sabe o que é incrível sobre isso? Eles são as pessoas seguintes na genealogia da linhagem do Messias. Deixe-me apresentar-lhe a próxima mulher. Vai caindo daqui.

Versículo 5. "E Salmom gerou" de quem? "Raabe a Boaz" Quando você diz "Raabe" quais são as próximas duas palavras que vêm à sua mente? "A prostituta". Raabe era uma cananita imunda, proscrita, gentia, pagã, idólatra, uma mulher má, uma prostituta profissional. Josué capítulo 2 nos fala sobre isso. Não precisamos olhar lá. Diz que os espias quando entraram em Jericó, entraram e foram para casa de uma prostituta chamada Raabe. Ela era uma prostituta, uma prostituta. Mas veja, dela veio Boaz. E você sabe alguma coisa sobre Boaz? Ah, que homem santo! Que homem santo!

Há uma terceira mulher aqui. Veja o versículo 5 novamente. E Boaz teve um filho chamado Obede. E Boaz era casado com quem? Rute. Você diz que Rute não era uma prostituta. Rute era adorável - Rute não era culpada de incesto. Não. Você está certo. Mas você sabe o que Rute era? Ela era gentia. Ela era uma pária.

Vou lhe dizer mais uma coisa, Gênesis 19:30 é realmente interessante. "Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas." Aqui está Ló numa caverna com as suas duas filhas. Este é Ló e duas filhas. "Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai."

Eles vão, deixam seu pai bêbado, e tentam fazer com que seu pai produza sementes nelas, incesto. "Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou." Ele estava tão grogue que não sabia o que estava acontecendo.

"No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai". É trágico que ele não tinha força suficiente para se defender contra alguém que o fizesse bêbado.

"e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai. A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.”

E você quer saber quem era Rute? Rute era moabita. Ela nasceu de incesto. Ela mesma era uma mulher pura. Ela era a esposa de Boaz e você quer ouvir algo maravilhoso? Ela se tornou a avó de Davi. Mas ela nasceu de uma tribo de pessoas que eram culpadas de incesto. De fato em Deuteronômio 23:3 toda a nação moabita é amaldiçoada por Deus. Deuteronômio 23:3 literalmente amaldiçoa toda a nação. Aqui Deus pega uma mulher amaldiçoada, nascida de uma relação incestuosa com as filhas de Judá. Agora essas são mulheres interessantes.

São as únicas três. Só resta mais uma. Você quer conhecer a próxima mulher na genealogia? No final do versículo 6, "e o rei Davi, [gerou] a Salomão, da que fora mulher de Urias". Quem é esta? Bate-Seba. Bate-Seba. De acordo com 2 Samuel capítulo 11 e capítulo 12, ela estava tomando sol e Davi estava lá em cima olhando em volta. Ele disse "Isso é o que eu quero." Tomou-a teve uma relação sexual com ela, e concebeu uma criança. Ela era uma adúltera.

Você tem duas prostitutas, uma nascida do incesto, e uma adúltera, e elas são as únicas quatro mulheres mencionadas em toda a genealogia de Jesus Cristo. Agora, qual você acha que é a mensagem? Deus é um Deus de quê? Graça. Você está contente por isso? Estou contente por isso. Graça. E você sabe que eu acho? eu acho que essa genealogia foi um soco literal de Mateus contra os judeus. E com isso, quero me referir àqueles antagonistas odiosos. Eles eram legalistas. Rapaz, eles eram quentes no pedigree, e na linhaem de pureza e todo esse material de herança. E assim ele introduz o Messias como descendente de duas prostitutas, uma adúltera, e uma concebida por incesto.

Vindo de uma nação cuja história era uma história degenerativa, vindo de dois homens pecadores, e nascido de uma única mulher pecadora, era o Rei de todos os reis. Que seja conhecido a Israel e a quem ouve Jesus Cristo que Ele é amigo dos pecadores. Você pegou isso? Ele é amigo dos pecadores. E ele mesmo disse isso. "Eu não vim chamar os justos mas" o quê? "os pecadores ao arrependimento." Vamos orar.

Obrigado, Pai, nesta noite novamente, por um início emocionante para uma grande, grande aventura. Oh, Deus quão devastadora é essa genealogia quando você a vê pelo o que Tu pretendias que fosse. Tu estavas apenas dando um golpe no rosto do legalismo, um golpe na cara da justiça própria, um golpe no rosto de um sistema de justiça de obras. A graça simplesmente transborda das páginas. Sempre foi pecadores que Tu te identificaste, a quem viestes salvar, os pecadores. Sentimo-nos como Paulo que disse "Dos quais sou o principal". Obrigado pela graciosa salvação. Obrigado por ser um rei gracioso que perdoa. Nós exaltamos o Teu nome. Amém.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize