Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Nesta noite, quero passar nosso tempo na lição da Palavra de Deus completando o que eu esperava concluir na noite do último domingo, e assim o convido, se quiser, a voltar ao texto que é o texto básico para nosso estudo. 2Pedro, capítulo 1. E neste maravilhoso capítulo, estamos embarcando na seção dos versículos 5 a 11. O tema desta seção está realmente resumido no versículo 10, com as palavras: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição.” Isso nos introduz ao assunto da certeza da salvação. E este é o terceiro sermão de uma série sobre a segurança da salvação. No próximo dia do Senhor, vamos realmente embarcar no próprio texto e entrar em detalhes sobre o que Pedro tem a dizer. Mas continuando por meio de introdução ao longo do tema, quero preencher alguns dos espaços em branco que considero mais úteis para todos nós.

Deixe-me dizer que ter a certeza da sua salvação, saber sem sombra de dúvida que você está perdoado, saber que você é habitado pelo Espírito de Deus e se dirige para a glória eterna no céu, é a suprema bênção da vida cristã, porque todas as outras bênçãos da vida cristã só podem ser parcialmente desfrutadas se eu não souber com certeza onde minha eternidade será gasta. Se houver alguma diminuição da minha segurança, então não posso desfrutar plenamente das outras bênçãos da minha vida cristã. Assim, podemos dizer que a segurança, então, entre todas as coisas boas que Deus nos concede para alegria e bênção, é o melhor, o mais precioso de seus dons para os crentes.

Agora, observamos neste estudo que, embora a segurança seja o melhor dos dons do Senhor para o seu povo, há algumas pessoas que não desfrutam de segurança. Há os católicos romanos, por exemplo, que não acreditam que alguém possa saber ao certo se vai para o céu. De fato, eles condenam aqueles que afirmam uma salvação assegurada, acreditando que se você pensasse que sua eternidade estivesse resolvida de uma vez por todas, isso afetaria negativamente sua santidade, porque uma vez que você soubesse que tudo estava seguro, você sairia por aí descontrolado e não seria capaz de se conter, porque o medo de ir para o inferno é o que o impede de fazer o mal.

E então há os arminianos, como essa marca de teologia é conhecida, que também acreditam que você não pode saber com certeza que sua salvação é segura, você não pode desfrutar de segurança, porque de fato salvação é um esforço cooperativo, e embora Deus não possa falhar, você pode. E assim, porque é possível que você caia e falhe, consequentemente, você nunca pode ter a garantia de segurança. Então há aqueles que não desfrutam da segurança da salvação de um ponto de vista teológico. Mas há aqueles que não gozam da garantia da salvação por outras razões. Eles, ao contrário dos católicos e dos arminianos, acreditam que um cristão pode ter segurança; eles podem até acreditar que um cristão deve ter segurança; eles podem até querer a segurança; mas eles não desfrutam dela. E nós estamos olhando para essa questão em particular, porque é muito, muito importante.

Em Hebreus 6.11 diz: “E desejamos que cada um de vocês mostre a mesma diligência, a fim de realizar a plena certeza da esperança até o fim.” O escritor de Hebreus diz: “Eu quero que você seja diligente, que você tenha plena certeza.” E aqui, em nosso texto que acabamos de ler, Pedro diz: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa” – isto é, de Deus – “vocação e eleição.” Assim, enquanto os católicos romanos, os arminianos e outros podem negar a realidade da segurança, a Bíblia diz que você deve saber que sua salvação é certa. De fato, você deve ser diligente para chegar à experiência da segurança. É verdade que alguém pode ser salvo e duvidar disso. Como um escritor disse: "Pode-se ir para o céu em uma névoa, sem saber que ele está indo, mas certamente não é a forma de aproveitar a viagem.” E enquanto nossa salvação não depende de nossos sentimentos sobre segurança, nossa alegria depende, nossa paz depende, nossa bem-aventurança depende.

Deixe-me falar sobre a bem-aventurança da segurança por um momento e lhe dar uma pequena lista de coisas que a segurança faz para nos abençoar. Em primeiro lugar, a segurança eleva o coração a viver no mais alto nível de alegria. A segurança eleva o coração a viver no mais alto nível de alegria. Quando o apóstolo João escreveu sua epístola de 1João como a conhecemos, na epístola de 1João, ele faz uma série de testes pelos quais alguém pode saber se sua salvação é real. Você se lembra deles. Se você confessar seu pecado. Se você andar como Jesus andou. Se você ama seu irmão. Se você não ama o mundo. Se sua vida não é caracterizada por um padrão ininterrupto de pecado. Se você demonstrar compaixão para com os necessitados. Se você confessar que Jesus Cristo veio em carne, etc., etc., etc.

Todo o propósito de João, em 1João, é apresentar teste após teste após teste de uma salvação genuína. Mas o resumo disso vem em 1João 1.4, onde ele diz: “Estas coisas vos escrevo para que a vossa alegria seja completa.” Por quê? Porque a segurança da salvação eleva o coração a viver no mais alto nível de alegria. Elimina toda a dúvida e todo o desespero, e todo o desânimo, e toda a depressão, e todo o medo, se eu souber com certeza que o meu destino está selado em Cristo para sempre. Assim, a segurança eleva o coração a viver no mais alto nível de alegria.

Em segundo lugar, a segurança eleva a alma a buscar propósitos santos. A segurança eleva a alma a buscar propósitos santos. Em outras palavras, se eu sei que estou salvo, e sei que pertenço a Deus, e sei que sou parte de seu reino para sempre, então me preocuparei com as questões do reino. Isso é expresso de várias formas nas Escrituras. Uma que me vem à mente está em Mateus, capítulo 6, versículos 8 a 10, lembra-se destas palavras familiares? “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Qual é o significado disso? Apenas isto: você está preocupado com a santificação do nome de Deus, você está preocupado com a vinda do seu reino, você está preocupado com a sua vontade na terra como ela é no céu quando você está seguro de que ele é o seu Pai. A afirmação do nosso Pai atrai-me para a consciência do meu relacionamento com o Deus vivo, e faz dos seus propósitos santos o objetivo mais elevado da minha vida. Se eu não tenho certeza de que pertenço a Deus, então não estou tão envolvido em seus propósitos. Assim, a segurança eleva a alma a buscar propósitos santos.

Em terceiro lugar, a segurança preenche o coração com canções e orações de gratidão. Uma pessoa que louva é uma pessoa que tem segurança. Se eu sei que minha salvação está sempre segura e nada pode me separar do amor de Cristo, então meu coração está cheio de alegria. Ouça o Salmo 71.14: “Quanto a mim, esperarei sempre.” E o salmista diz: “Porque tenho essa esperança contínua, te louvarei mais e mais.” O coração seguro é o coração agradecido. E onde você tem a certeza da salvação, o coração está cheio de canções e orações de gratidão. Ouça o Salmo 103: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” Por quê? Por que um coração tão grato? “E não te esqueças de nem um só de seus benefícios.” Por quê? “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades, redime a tua vida do abismo.” E quando você sabe que foi redimido, e quando sabe que os seus pecados estão perdoados, ele enche o seu coração com cânticos de louvor e gratidão.

O próximo ponto: a segurança fortalece a alma contra as tentações e provações. A segurança fortalece a alma contra tentações e provações. Em 1Tessalonicenses 5.8, Paulo diz: “Tomando como capacete a esperança da salvação.” O que é isso em essência? É o fato de que Satanás vem contra nós com tentação. Ele vem contra nós com provas e provações, esforçando-se para nos fazer cair em pecado e dúvida. E quando você tem a esperança da salvação firmemente no lugar, seus golpes são apenas golpes de raspão naquela capa protetora. Se eu sei que minha esperança é certa e que estou indo para o céu, então todos os esforços de Satanás contra mim não podem me atingir, eles só se desviam do capacete da esperança da salvação.

Além disso, a segurança compele o coração a amar a obediência. A segurança compele o coração a amar a obediência. Se não tenho certeza de que vou para o céu, estou um pouco solto na vida. Se não tenho certeza de que Deus realmente me perdoou e me deu a vida eterna, se não tenho certeza de que estou a caminho do céu, se não tenho certeza de que a salvação de Deus é segura, então tem um efeito negativo em mim, porque é nessa insegurança que caio mais facilmente no pecado. O Salmo 119.81 diz: “Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.” Porque tenho esperança na realidade eterna, porque a minha esperança está fixada em Cristo, em Deus, porque estou seguro disso e assegurado disso, eu faço o que o Senhor diz. A segurança eleva o coração a viver no mais alto nível de alegria. A segurança eleva a alma a buscar propósitos santos. A segurança preenche o coração com canções de louvor de gratidão. A segurança fortalece a alma contra a tentação e as provações. A segurança compele o coração a amar a obediência.

Deixe-me dar mais dois. A segurança acalma a alma com perfeito descanso e paz no meio das tempestades da vida. Ela definitivamente acalma a alma no meio das tempestades da vida. Não importa o que esteja acontecendo ao meu redor, se eu sei que estou seguro para sempre em Cristo, o que temerei? Ouça Hebreus 6.19. “Essa esperança, essa esperança eterna, temos como âncora da alma, uma âncora firme e segura.” Não importa o que bata e atinja o casco de nosso navio, estamos ancorados na confiança de nossa esperança eterna. E assim a alma se acalma com descanso e paz na confiança de uma salvação segura.

Outro ponto a ponderar: a segurança ensina a alma a esperar pacientemente em Deus pela misericórdia necessária. Se você não tem certeza da sua salvação, adivinhe o que acontece quando você ora e Deus não responde imediatamente? Se eu não sei se sou cristão, não tenho certeza se estou realmente salvo, e oro a Deus, e não recebo uma resposta imediata, qual é a minha resposta na carne? Rapaz, Deus não deve estar escutando. Deus não deve se importar. Isso significa que eu não sou dele. Mas se eu tenho certeza da minha salvação, e estou seguro em minha salvação, e assegurado da minha salvação, então eu tenho a paciência de esperar por Deus para agir em seu próprio tempo. E eu não sou lançado, por assim dizer, no grande medo. Esse é o coração paciente que é exibido por aquele que é confiante em seu destino eterno e no eterno cuidado de Deus. Em Romanos 8.25 diz: “ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” Se sua esperança é forte e sua esperança é baseada em fato e realidade, então você pode perseverar em esperar pela realização dessa esperança. Leia Salmo 130 se quiser outra ilustração disso.

Outro ponto: a segurança purifica o coração - a segurança purifica o coração. Em 1João 3: “  E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.” Quando sua esperança está fixa, não se move, nem se agita, nem vai e vem, quando está fixa, então você se purifica. Ela tem um poder purificador. Se eu sei que vou ver a Deus, eu sei que vou ver a Cristo, sei que vou vê-los face a face, que vou prestar conta de minhas ações, que vou passar a eternidade com o Senhor, carregando a recompensa pelo que eu lhe entreguei por meio de serviço, isso vai mudar a maneira como eu vivo a minha vida.

Agora, esses são assuntos muito importantes, e eu acabei de listá-los. Você pode pensar em mais do que eu pensei, mas eles são a exata essência do que é essencial na vida do crente para experimentar a alegria completa que o Senhor projetou para o cristão ter. E se você não tem essa alegria, se você não tem essa segurança total, você pode - você pode tê-la. Você não gostaria de viver no mais alto nível de alegria? Você não deseja buscar propósitos santos, ser cheio de canções de louvor e gratidão? Você não quer ter uma alma que é forte contra a tentação e provações? Você não quer ter um coração que é compelido a obedecer? Você não quer experimentar a calma na alma, o descanso perfeito e a paz? Você não quer poder esperar pacientemente em Deus pela misericórdia necessária, e você não quer uma vida pura? Essas coisas são o fruto da segurança.

É triste perceber que as pessoas que negam a segurança como uma possibilidade, aquelas que teologicamente negam que você possa estar eternamente seguro, nunca conhecerão essas bênçãos. E aqueles de nós que acreditam nisso, mas não vivem da maneira que devem, também não irão desfrutá-las. A segurança realmente equipa a alma para toda batalha espiritual em todos os sentidos. Eu gostaria de poder dizer tudo o que há em mim e minhas palavras não são adequadas. Então, permita-me pedir emprestado ao teólogo Berkhof; ouça o que ele disse: “A vida do cristão tem a intenção de ser uma vida de serviço no Reino de Deus. Ele é um vaso de honra, santificado, adequado para uso do mestre, preparado para toda boa obra. E o serviço que é exigido dele é árduo e até participa da natureza de uma guerra.

“O crente é um soldado de Jesus Cristo engajado em batalhas com os poderes do mal. Por isso, ele é instado a colocar toda a armadura de Deus, para que ele possa manter sua posição no Reino de Deus e frustrar as obras do diabo. Ele precisa de toda a força espiritual à sua disposição, especialmente a força que vem de uma fé viva e ativa, e da segurança da salvação. Se seu andar estiver parado e incerto, se seus braços estiverem instáveis, se seus olhos não forem claros e verdadeiros, se ele estiver com falta de confiança, ele não será capaz de fazer o melhor possível para o capitão de sua salvação.

“Mas se ele estiver na segurança da fé, ele marchará para a batalha com confiança. Ele ocupará uma posição forte. Ele mirará com precisão e lutará com a força que vem da confiante expectativa de vitória. Aqueles cujos corações estão sempre cheios de dúvidas e estão constantemente empenhados em buscar segurança são como o soldado que gasta todo o seu tempo buscando sua armadura, ou colocando-a em forma, e enquanto isso perde de vista as forças que se aproximam do inimigo ,” fechar aspas. Excelente declaração - se você passar o tempo todo preocupando-se com sua armadura, não será capaz de lutar na batalha.

São os cristãos confiantes que têm a certeza da salvação que estão lá fora na briga. Até mesmo Tiago disse: “Pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento; homem de ânimo dobre, inconstante em” – quê? – “todos os seus caminhos.” Somente o crente seguro, o crente confiante, pode dizer estas palavras do apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” Essa é a palavra de um soldado confiante, seguro; um homem que estava certo de seu destino eterno. Amado, negar a doutrina da segurança ou não experimentar a doutrina da segurança é curto-circuito em sua bem-aventurança espiritual e utilidade.

Agora, apesar de tudo isso, muitos cristãos não gostam de segurança. E temos perguntado por que, não temos? Nós dissemos, em primeiro lugar, alguma falta de segurança por estarmos sob forte pregação sobre o padrão santo de Deus. Como os padrões são muito altos, eles acham que nunca podem alcançar o padrão e, assim, sentem que não devem ser salvos. Em segundo lugar, notamos que alguns não têm garantia porque não podem aceitar o perdão. Eles acham que são muito ruins. O que eles fizeram é muito terrível. E eles simplesmente não podem acreditar que poderiam ser perdoados. Alguns têm falta de segurança porque não compreendem o evangelho. Eles simplesmente não entendem a natureza do evangelho e o que o Senhor tem provido, e no lugar do conhecimento, eles se tornam tiranizados por suas emoções.

Em quarto lugar, alguns têm falta de segurança porque não sabem o momento exato de sua salvação. E como eles não conseguem identificar um momento, eles acham que talvez não tenham sido salvos. Em quinto lugar, alguns têm falta de segurança porque ainda sentem fortemente a carne e se perguntam se têm uma nova natureza. Como a atração do pecado e da carne é muito forte, eles se perguntam se realmente são uma nova criatura. E número seis, alguns não têm segurança porque não veem a mão de Deus em todas as provações. Em outras palavras, quando as coisas dão errado, eles acham que Deus os abandonou, em vez de que Deus está usando isso para o crescimento deles. Agora, isso é tudo revisão. Quero lhe dar as duas últimas razões pelas quais as pessoas duvidam de sua salvação.

Número sete, alguns têm falta de segurança porque não conseguem andar no Espírito Santo; assim, o ministério de afirmação, de confirmação no coração deles é impedido. Você entendeu isso? Isso é muito vital. Alguns têm falta de segurança porque não conseguem andar no Espírito, e é o ministério do Espírito para o crente confirmar sua salvação. Vá comigo para Romanos, capítulo 8, novamente. Nós estávamos lá na semana passada, voltamos. É o maior capítulo das Escrituras sobre este assunto de segurança e garantia. E quero atraí-lo para Romanos, capítulo 8, versículos 14 a 16. Ele diz, no versículo 14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” De outra forma, você poderia dizer que os filhos de Deus estão sendo guiados pelo Espírito de Deus. O Espírito de Deus está envolvido em guiar todos os crentes.

E no versículo 15, ele diz: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Veja, se pertencermos a Deus, e o Espírito está em nós, nos guiando, nunca devemos temer nossa condição. Nós fomos adotados na família de Deus e clamamos Aba Pai, que significa papai, papai; é um termo de intimidade. E então o versículo 16: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e, se somos filhos, também somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.” Agora, ouça. Para todo crente, o Espírito Santo habita no interior. E dessa perspectiva de dentro do crente, ele guia cada um de nós. Nós nunca devemos temer, porque ele está nos guiando à conclusão de que somos filhos de Deus. Essa é uma das coisas que ele faz.

Agora, deixe-me falar um pouco sobre isso. Em Roma, era muito comum adotar - muito comum. E quando uma criança era adotada, havia uma cerimônia legal para dar prosseguimento. As adoções romanas tinham de ser verificadas - percebam isto - por sete testemunhas. Sete testemunhas tinham de assinar o depoimento de que essa era uma adoção legal. Por quê? Bem, vamos imaginar que houvesse um homem muito rico. Ele estava interessado em adotar um menino. Ele adotou aquele menino em sua família. E então ele morria, e esse menino imediatamente reivindicava sua herança. Quem vai verificar isso? Digamos que houvesse uma testemunha, e ela estivesse morta. Não havia nada em computadores, provavelmente nada em arquivos em lugar algum. Tudo era confirmado por um documento e pela palavra de boca.

E assim eles reuniam sete testemunhas, para o propósito de sempre ter alguém para confirmar a reivindicação legítima do herdeiro de sua herança. Por outro lado, poderia muito bem ser possível que, se um homem rico morresse, algum falso aparecesse e dissesse: "Olha, ele me adotou como filho,” quem iria provar ou refutar isso? De volta às sete testemunhas - uma, duas, três, quatro delas podem ter morrido, podem ter sobrado três. E toda a ideia de ter sete testemunhas era afirmar que, de fato, essa adoção era legítima; essas sete testemunhas tinham de estar presentes na adoção. Você entendeu isso? Eles tinham de estar presentes na adoção. E eles tinham de sustentar a reivindicação da criança adotada à herança.

Aqui está o ponto de Paulo. Se alguém questionar sua reivindicação à sua herança eterna, se alguém questionar que você é filho de Deus, existe uma testemunha que estava presente no momento de sua adoção. Quem foi? O Espírito Santo. E o Espírito Santo dará um passo à frente e testemunhará que você de fato é filho de Deus por adoção, e tem uma reivindicação legal de sua herança eterna. É também uma coincidência interessante que em Isaías, capítulo 11 e versículo 2, Isaías apresenta o Espírito como um Espírito sétuplo. O Espírito sétuplo se torna a testemunha para afirmar que eu pertenço a Deus. Portanto, é o ministério, então, do Espírito Santo, dar testemunho da legitimidade da minha adoção na família de Deus e do meu direito de reivindicar uma herança eterna. Não é uma verdade maravilhosa?

Você diz: “Como o Espírito Santo faz isso? Como ele testemunha?” De várias maneiras. Veja comigo, em 1Coríntios, capítulo 2 - 1Coríntios, capítulo 2, versículo 9: “como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Tudo bem, a Escritura promete bênçãos imensas para aqueles que amam a Deus. Esses são tirados de Isaías. Agora, versículo 10: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito.” A primeira maneira em que o Espírito Santo afirma a nossa salvação é por meio da iluminação. Em outras palavras, o Espírito ilumina a Escritura. Ele faz a Palavra viver. Ao estudarmos a Palavra de Deus sobre essas promessas, o Espírito as ilumina em nosso coração. Isso é o que esse texto está dizendo. O Espírito Santo nos permite pensar e compreender com a mente de Cristo. Assim, a primeira maneira que o Espírito Santo me testemunha da minha filiação e herança é iluminando as Escrituras. Ele ilumina Romanos 8.14 a 16, por exemplo.

Deixe-me mostrar-lhe uma segunda maneira pela qual o Espírito Santo testemunha. Em 1João, capítulo 4, e gostaria que tivéssemos mais tempo para gastar em cada um deles, mas 1João, capítulo 4, versículo 13, é assim que João escreve: “Sabemos que permanecemos nele e ele em nós.” Como sabemos disso? Como sabemos disso? “Em que nos deu do seu Espírito. E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” Você diz: “Do que ele está falando aqui?” O que ele está dizendo é isto: o Espírito Santo veio, versículo 13, e nos mostrou o Evangelho.

A segunda maneira pelo qual o Espírito testemunha para nós é por meio da salvação; quando o Espírito convence você do pecado, da justiça e do juízo, quando o Espírito revela a você que Deus enviou Seu Filho para ser o Salvador do mundo, versículo 14. Quando o Espírito revela a você que se você confessar Jesus como o Filho do Deus, Deus virá e permanecerá com você, e você em Deus - em outras palavras, a primeira maneira que o Espírito nos testifica de que somos filhos de Deus é iluminando as Escrituras. A segundo maneira é por meio de toda a questão da salvação, onde cremos em Cristo, onde amamos a Deus, onde amamos a Cristo - isso é tudo testemunho do Espírito. Isso é uma coisa constante. À medida que continuamos a estudar a Palavra de Deus, o Espírito dará testemunho disso, iluminando a Palavra. À medida que continuamos a andar com Cristo, o Espírito dará testemunho de nossa infância no reino de Deus, por assim dizer, pela fé e pelo amor que crescem.

Há outra maneira pela qual o Espírito testifica. Em Gálatas, capítulo 4, muito parecido com o texto de Romanos, ele diz no versículo 6: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Ouça, o fato exato de que a Escritura é iluminada para mim, que eu a entendo, é o Espírito testificando que sou um filho de Deus. Por quê? Porque se eu não fosse filho de Deus, não entenderia a Bíblia, certo? O homem natural o quê? – não a entende. Assim, o próprio processo de iluminação significa que o Espírito está em mim, e essa é uma confirmação de que pertenço a Deus - a questão de amar a Cristo.

O que me fez odiar o pecado e amar a Cristo? O que me fez perceber de repente que Deus havia enviado seu Filho ao mundo para morrer por meu pecado, e se eu colocasse minha fé nele, Deus viveria em mim e eu viveria nele? E o que me fez amar a Cristo e habitar no amor de Deus e no amor de Cristo? A obra do Espírito. Isso me coloca em contato com a obra do Espírito Santo em mim, e é assim que ele testemunha para mim que sou um filho de Deus. Os incrédulos não têm isso. O mundo incrédulo não ama a Deus, não ama a Cristo, não se volta para Cristo como Salvador, porque o Espírito não está trabalhando neles, porque eles não são filhos de Deus.

A terceira coisa que o Espírito faz em nós é nos atrair para a comunhão com Deus. Aba Pai, apenas um termo de intimidade; o Espírito produz oração, o Espírito produz louvor, o Espírito produz adoração, tudo o que está ligado ao Aba Pai. O Espírito produz uma petição, um clamor a Deus, como nosso Pai, tudo isso é o testemunho do Espírito. Volte-se para Gálatas, capítulo 5, um capítulo além de onde você está, versículo 22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Agora, você conhece bem essa passagem. Mas, deixe-me mencionar que a próxima coisa pela qual o Espírito testemunha é o fruto.

O Espírito produz em sua vida um amor sobrenatural, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, e quando essas coisas estão sendo produzidas em sua vida, você sabe que elas não são produzidas pela sua carne, certo? A carne sabe desejar sexualmente, mas não ter o amor verdadeiro. Sabe como ser feliz, mas não sabe da alegria estabelecida. Conhece um momento de calma, mas não uma paz profunda, e assim por diante. E assim, quando isso é produzido em sua vida, quando essas atitudes existem em seu coração, essa é a obra do Espírito que produz essas coisas, e você deveria dizer: "Essa é a evidência, a evidência do Espírito de que eu pertenço a Deus.”

E uma última nota, Atos 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas.” Serviço, ministério, evangelismo, esse é o produto do Espírito Santo em mim e em você. Agora, o que estou dizendo? O Espírito Santo que vive em você como um crente está constantemente testemunhando o fato de que você pertence a Deus. E quando os acusadores aparecem e dizem: "Não, essa adoção nunca aconteceu, não, ele é um filho ilegítimo ou uma filha ilegítima, não, não é real.” O Espírito diz: "Eu estava lá,” certo? Você nasceu do Espírito. "Eu estava lá e afirmo que este é realmente filho de Deus.”

E como ele testifica isso para nós? Ao iluminar a Palavra de Deus, o que ele não faz para um incrédulo, levando-nos a uma maior fé e amor a Deus e a Cristo, atraindo-nos a uma comunhão íntima com Deus em oração, petição, louvor, adoração, produzindo em nossas vidas aquelas graças que são características de uma natureza redimida, e nos tornando eficazes no serviço. Então, quando você fala sobre o Espírito testificando com nosso espírito de que somos filhos de Deus, não espere que uma pequena voz em sua cabeça diga: “Sim, você é, sim você é, você é realmente um cristão. Não. Não, o Espírito Santo não vai sussurrar entre seus ouvidos. Ele usa esses meios para iluminar sua mente quanto à realidade de sua condição espiritual.

Eu amo o que Thomas Brooks escreveu. “O Espírito é o grande revelador dos segredos do Pai. Ele está no seio do Pai, ele conhece todo nome que está escrito no Livro da Vida, ele está mais familiarizado com o funcionamento interno do coração de Deus para os pobres pecadores, ele é o grande consolador e o único selador de almas até o dia da redenção. Se você aflige por seu pecado intencional aquele que é o único que pode alegrá-lo, quem, então, fará você feliz?” Esse é o ponto. Se o Espírito faz tudo isso, e você aflige o Espírito, ou apaga o Espírito, ou não anda no Espírito, mas na carne, você corta esse ministério. É por isso que as pessoas não têm segurança.

E o caminho para a segurança, então, não é sentar e suspirar; não é sentar e reclamar sobre a sua falta de segurança, mas o caminho é andar no Espírito Santo, honrar e obedecer à sua Palavra, e sua sugestão, e sua santa vontade. O caminho para longe da segurança é o caminho para longe do Espírito, andando na carne. Contanto que você ande no Espírito, isto é, em obediência ao Espírito de Deus, você vai conhecer a segurança. Não aflija o Espírito Santo de Deus por quem você foi selado para o dia da redenção. Sim, ele o selou para o dia da redenção; esse selo nunca será rompido. Você é adotado e está seguro, mas se entristecer o Espírito, não desfrutará dessa segurança. Quando o cristão está andando no Espírito, a segurança é o dom do Espírito.

Finalmente, nós realmente cobrimos um bocado de chão nestas três semanas, alguns não têm segurança por causa da forte pregação de um padrão santo. Alguns têm falta de segurança por causa de sua incapacidade de aceitar o perdão por seus pecados, ou sua incapacidade de compreender a riqueza do evangelho da graça, ou sua incapacidade de lembrar o tempo de sua salvação, ou o poder residual de sua carne não redimida, ou as difíceis provações nas quais eles falham em ver a mão de Deus, e eu lhe prometerei alguma falta de segurança porque eles falham em andar no Espírito, o que pode abranger tudo o que eu disse antes disso. Mas há mais uma coisa que é óbvia, evidentemente óbvia. Alguns carecem de segurança porque a garantia é a recompensa pela obediência, e eles são deliberadamente desobedientes. A garantia é a recompensa pela obediência, e eles são intencionalmente desobedientes.

Eu garanto a você isto, Gálatas 5.16 a 21, se você andar na concupiscência da carne e cumprir os desejos da carne, você nunca conhecerá o fruto do Espírito, certo? Pureza e segurança andam juntas. Salmo 84.11: “o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.” Se você anda em retidão e em obediência a Deus, ele lhe dá segurança. Rapaz, que promessa gloriosa. Hebreus 10, eu acho que no versículo 22, fortemente aponta isso. Deixe-me apenas lê-lo para você: "Aproximemo-nos" - ouça isto - "com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura." Rapaz, que afirmação. A única maneira de ter uma segurança total está ligada à pureza.

Sinclair Ferguson escreve: “Altos níveis de verdadeira segurança não podem ser desfrutados por aqueles que persistem em baixos níveis de obediência - altos níveis de segurança não são desfrutados por aqueles que vivem em baixos níveis de obediência.” Se você vive em pecado e desobediência, não gozará de segurança. O pecado irá cancelá-la. Há um abismo entre o pecado e a paz, o pecado e a alegria, o pecado e a segurança. Viver no pecado é viver em dúvida. Quando você peca, ao lado disso, há dúvidas sobre sua condição espiritual, e o Espírito de Deus retém o bom dom. Muitas vezes o salmista, quando se punha em pecado, clamava como se o Senhor não o conhecesse. Estou pensando no Salmo 31.22: “Quanto a mim, sou cortado de diante dos teus olhos.” Ele se sentiu abandonado por Deus. Seu pecado tirou sua segurança.

Salmo 77.7: “Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações? Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias? Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo.” Como o salmista se meteu nessa confusão? Pecado. Quando você cai em pecado, você cai em dúvida. Viver no pecado é viver em dúvida. Então, precisamos lidar com o pecado em nossa vida. E eu vou lhe dizer, dar-lhe um pequeno segredo, se você lida com um grande pecado, o resto vem junto. É como quando Golias foi morto, o resto dos filisteus fugiu. Quando o general é morto, as tropas são dispersas.

E assim é na vida de um crente que, por meio da graça, quando ele mata os pecados que são mais poderosos, e mais convincentes, aqueles pecados de estimação, aquelas fortes tentações que constantemente vêm, quando você lida com esses, o resto vai cair. Atravesse o coração de Absalão com uma lança, e todo o resto de seus rebeldes fogem. Lide com aqueles pecados familiares constantes, e os outros desaparecerão. Mas onde há pecado, haverá uma tremenda luta pela segurança. Ouça o testemunho pessoal de Charles Spurgeon. “Sempre que sinto que pequei e desejo superar esse pecado para o futuro, o diabo ao mesmo tempo vem a mim e sussurra: 'Como você pode ser uma pessoa perdoada e aceita por Deus enquanto ainda assim pecar dessa maneira?'

“Se eu der ouvidos a isso, cairei no desânimo. E se eu continuasse naquele estado, eu deveria cair em desespero, e pecaria mais frequentemente do que antes. Mas a graça de Deus vem e diz à minha alma: ‘Tu pecaste, mas Cristo não veio para salvar os pecadores? Tu não és salvo porque és justo, porque Cristo morreu pelos ímpios.’ E minha fé diz: 'Embora tenha pecado, tenho um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo, e embora eu seja culpado, ainda assim, pela graça, estou salvo e ainda sou um filho de Deus.’ E então? Ora, as lágrimas começam a fluir e eu digo: ‘Como pude pecar contra o meu Deus que foi tão bom para mim? Agora eu vou superar esse pecado.’ E fico forte para lutar com o pecado através da convicção de que eu sou filho de Deus.”

Se você cair em pecado e disser com firmeza: "vencerei esse pecado,” Satanás poderá bater em você com esse tipo de pergunta. Você recai na graça perdoadora de Deus e isso o fortalecerá para a batalha. Seja qual for a causa da perda de segurança, o que quer que o faça duvidar, que faça com que você perca sua alegria e se torne inútil no serviço cristão, vazio na adoração, frio em louvor, sem paixão em oração, vulnerável a falsos mestres, quaisquer que sejam os problemas, existe uma cura. A cura é andar no Espírito. A cura é andar em obediência. Você diz: "Você precisa ser mais específico do que isso.” Oh, eu serei. Pedro é muito mais específico que isso. Mas isso é para a próxima vez.

Agora, enquanto encerramos esta lição maravilhosa, vou pedir aos nossos porteiros para virem e distribuírem um pequeno pedaço de papel para todos vocês. Eu estava lendo em um dos voos que tomei há alguns meses, um livro chamado O interesse do Cristão, escrito por Thomas Guthrie. E enquanto eu o leio, em seu típico estilo catequético de pergunta e resposta, como ele ensina, comecei a seguir com seu pensamento e alguns dos meus, e assim reuni um pequeno catecismo, um pequeno processo de perguntas e respostas, para ajudá-lo a pensar e resumir tudo o que eu disse nas últimas três semanas, ok? Então eu quero que todos peguem uma dessas pequenas folhas amarelas, e vamos trabalhar nesse pequeno catecismo enquanto terminamos as coisas nesta noite.

Katēcheō significa ecoar de volta. Era assim que todos aprendiam nos tempos antigos, através de um catecismo, e alguns de vocês provavelmente foram criados em um em sua vida espiritual e experiência. Mas isso reunirá e resumirá o que temos dito sobre segurança. Tudo bem, vamos embarcar no nosso pequeno catecismo juntos. Eu vou fazer a pergunta e você dá a resposta, ok?

Pergunta: Qual é o dever essencial que uma pessoa tem neste mundo? Consumar um relacionamento salvífico com o Senhor Jesus Cristo, que é reconhecer sua obra na cruz e sua ressurreição dentre os mortos como a expiação satisfatória pelo pecado, e caminhar de acordo com esse relacionamento.

Pergunta: Nem todos os membros da igreja têm tal relacionamento salvador com o Senhor Jesus Cristo? Não, somente aqueles que são verdadeiramente salvos.

Pergunta: Como posso ter certeza de que tenho esse relacionamento salvador? O Senhor terá feito em sua alma sua própria vontade soberana, a de efetivamente chamar você para si através de uma obra de convicção e humilhação, para que você tenha descoberto seu pecado e miséria, e esteja tão seriamente agitado e ameaçado por isso que você anseie pelo Salvador.

Pergunta: Como posso saber se tenho uma descoberta e admissão suficientes do meu pecado e miséria? Pelo fato de você levar a salvação ao seu coração acima de qualquer outra busca na vida, de modo a buscá-la acima de qualquer outra coisa. Isso fará com que você renuncie a qualquer alívio real do pecado e da culpa, mesmo nos melhores momentos. Tornará Cristo, que é o redentor, muito precioso para a sua alma. Isso fará com que você tema o pecado, se arrependa e busque ser salvo nos termos de Deus.

Pergunta: De que outras maneiras posso discernir um relacionamento salvador com Cristo? Por uma afeição forte e séria que alcança em direção a Cristo conforme ele é conhecido no evangelho. Esse amor é a fé salvadora.

Pergunta: Como posso saber se a afeição do meu coração por ele é genuína e se a minha fé é a verdadeira fé salvadora? Quando o seu coração vai atrás dele na verdadeira fé salvadora, a sua alma ficará satisfeita somente com Cristo, e acima de tudo, e em todos os seus ofícios, para governar, ensinar e salvar, e se contenta em se apegar a ele, não importa o custo.

Pergunta: Existem outras marcas de um relacionamento salvador com Cristo? Você é verdadeiramente salvo quando foi feito uma nova criatura, graciosamente transformado e renovado em toda a pessoa, e isso é mais conhecido pelo desejo de evitar o pecado e modelar sua vida em direção à obediência às exigências justas de Deus.

Pergunta: E se eu encontrar o pecado prevalecendo sobre mim? Embora todo pecado mereça vingança eterna, se você confessar regularmente seus pecados com arrependimento e vergonha sinceros diante de Deus, fugir para Cristo, pedindo perdão por todas as iniquidades conhecidas e desconhecidas, ele concederá misericórdia e perdão, porque você está na graça e sua salvação está para sempre segura.

Pergunta: E se meus pecados forem sérios e repetidos? Sejam quais forem, Jesus Cristo pagou o preço por eles, de modo que, se você sincera e honestamente se voltar para ele em fé arrependida, nunca entrará em condenação. Além disso, sua provisão graciosa para aqueles que creem inclui poder para vencer o pecado e viver em retidão.

Pergunta: Somente a fé é o requisito para a salvação? Fé é a resposta sobre a qual Deus oferece paz e perdão aos homens, mas a fé, se for genuína, não estará sozinha na alma, mas sempre será acompanhada com verdadeiro arrependimento e um desejo ardente de se conformar à vontade e ao caminho de Deus.

Pergunta: Como posso ter certeza de que estabeleci meu destino eterno com o Senhor Jesus Cristo? Expresse com sua boca a Deus o que o Espírito Santo, através das Escrituras, levou você a crer em seu coração.

Pergunta: Como faço isso? Considere seu pecado, sua condição perdida e o remédio oferecido por Jesus Cristo. Submeta seu coração para se satisfazer e desejar esse remédio, e fale a Deus que você recebe o Senhor Jesus Cristo e seu dom de salvação, e entregue-se a ele para ser salvo da maneira do evangelho, sem reservas.

Pergunta: Qual é a consequência de tal relacionamento? União e comunhão com Deus aqui, e abençoada comunhão e glória a partir daí.

Pergunta: Como posso ter plena certeza de que tenho esse relacionamento? Afirmando as promessas resultantes de Deus reveladas nas Escrituras, pelo testemunho interno do Espírito e pela manifestação de frutos reais e justos nascidos do amor à pessoa de Cristo, e um desejo por sua glória e honra.

Muito bom, classe. Queremos que você desfrute da certeza que nosso Senhor nos deu de nossa salvação eterna. Deixe-me dizer isto, ouça atentamente. Eu sei que numa congregação como esta existem alguns que não têm essa segurança. Pode ser que você não seja um cristão. Pode ser que você nunca tenha feito o que acabamos de ler; você nunca expressou com sua boca a Deus o que o Espírito Santo, por meio das Escrituras, levou você a crer em seu coração. Se você gostaria de chegar ao conhecimento de Jesus Cristo, se você gostaria de dar seu coração e vida ao único Salvador que pode perdoar seu pecado e lhe dar o céu, nós gostaríamos de compartilhar com você.

Nossa sala de oração estará aberta atrás da placa de saída após a conclusão do culto. Teremos alguns irmãos queridos que gostariam de orar com você, conversar com você e ajudá-lo. Ou você pode até conversar com as pessoas com quem veio nesta noite - isso também seria bom. Não vá embora sem segurança. Se você precisa vir e orar, se você precisa confessar algum pecado, comece a andar no Espírito, faça isso nesta noite. Não viva outro dia sem a segurança da sua salvação eterna. Volte a viver no nível abençoado que Deus quer que você desfrute.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize