Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Vamos voltar agora para o, creio eu, refrigério da Palavra de Deus. Estamos falando da doutrina da eleição, escolhidos por Deus, que escolhe quem. E isso não é sem controvérsia como você bem sabe. A doutrina da eleição soberana a verdade da predestinação é muito discutida e a maioria das discussões pode degenerar em algo muito aquecido.

Na verdade dizer que há pessoas que odeiam a idéia de predestinação não é um exagero. Há pessoas que odeiam o pensamento de eleição divina escolha soberana. Na verdade há algumas pessoas que dizem que a doutrina é demoníaca que a própria doutrina é satânica. É uma afronta a seu senso de justiça e sentido do que eles acham que é certo que há pessoas que se chamam de cristãos que viria isso como verdade que vem do inimigo de Deus e não Deus mesmo.

Para muitas pessoas racionalmente parece injusto que Deus escolhe quem será salvo. Para outras pessoas é emocionalmente difícil aceitar e suportar que Deus decida quem ele salvaria. Para outras pessoas - e talvez para as mesmas pessoas como as duas primeiras - parece que algum tipo de ataque ao livre arbítrio a escolha humana que muitas pessoas estão convencidas é algum tipo de direito humano.

E eu entendo esses sentimentos. É uma doutrina difícil de aceitar. Todos nós que viemos a entender o que a Bíblia ensina sobre a doutrina da eleição tiveram que lidar com os argumentos racionais que dizem que isso não parece justo isso não parece justo isso não parece equitativo isso pode Não seja assim. Todos nós tivemos que lidar com as questões emocionais de é trágico é triste que Deus passa por alguns pecadores. Todos nós temos que lidar com o fato de que embora tenhamos volição e temos escolha em última análise não é independente de Deus.

Então eu entendo como você se sente. Eu entendo como você pensa. Eu entendo todas essas coisas porque ninguém chega a uma compreensão bíblica da doutrina da eleição soberana sem trabalhar por meio dessas questões. Mas novamente o que satisfaz minha razão e o que satisfaz minha emoção e o que satisfaz meu senso de liberdade não é o determinante da verdade.

E por isso temos de voltar a esse ponto. Eu não sou Deus. E embora as coisas não façam sentido para minha razão minha razão está caída. E embora as coisas não façam sentido para minha emoção minha emoção está caída. E embora as coisas não pareçam estar em ordem com meu senso de liberdade minha liberdade também caiu. E uma coisa eu não vou fazer e nenhum de nós realmente quereria abertamente fazer nós não criaremos Deus à nossa imagem. Não iremos projetar Deus para encaixar nossa razão nossa emoção e nossa liberdade. Não podemos projetar Deus para ser o que pensamos que ele deveria ser. Não podemos projetar Deus para agir como pensamos que ele deve agir.

Ainda assim há alguns que parecem ser ousados ​​o suficiente para fazer a tentativa. Eles parecem não ser perturbados pelo fato de que ao rejeitar a doutrina da eleição divina a predestinação eles criaram um Deus que não é o Deus da Bíblia. O Deus de sua criação pode ser mais razoável para eles ele pode ser mais confortável para eles. Ele pode encaixar melhor os seus instintos. Mas o fato é que Deus que fizeram não é o verdadeiro Deus.

Uma falsa representação de Deus qualquer corrupção de Deus qualquer diminuição de Deus é então criar um Deus em sua própria mente que não é o Deus verdadeiro e vivo e tais deturpações inevitavelmente corrompem nossa adoração eles corrompem nosso serviço a ele e Eles podem ser blasfemas e ignorantes.

Uma ilustração daquela de outra área que lida com a natureza de Deus seria a criação. Se você acredita na evolução se você rejeita a idéia de que Deus criou o universo em seis dias se você não aceita isso como um fato mas acredita que há um processo evolutivo você acabou de roubar a glória de Deus certo? Porque ele deve ser glorificado como o Criador.

E o fato de que o tempo é dividido inexplicavelmente realmente além da criação em períodos de sete dias é uma lembrança constante de que Deus criou tudo em seis dias. Não há outra razão para quebrar as coisas em períodos de sete dias. Mas a própria vida humana é um lembrete constante nos ciclos de tempo que Deus é o Criador e Deus deve ser honrado como o Criador. E manter uma visão de que há de alguma forma outras forças - ou existem de alguma forma outras forças - operando na criação além do que as escrituras atribuem a Deus é então para diminuir sua glória. Qualquer corrupção da natureza de Deus então leva você a um nível abaixo da realidade de Deus e portanto corrompe a adoração porque corrompe sua compreensão de quem ele é.

Nós temos razão. A razão de acordo com Romanos 1 nos permite concluir que há um Deus. Nós temos emoção. A emoção nos dá a faculdade de nos relacionarmos uns com os outros algo que animais e plantas não têm. E a emoção também nos dá o privilégio de nos relacionarmos com Deus. E nós temos vontade. Agimos de certa forma com uma certa liberdade. Mas nossa razão caiu quando Adão caiu e nossa emoção caiu quando Adão caiu e nossa liberdade caiu quando Adão caiu. E assim todas as nossas faculdades enquanto são residuais ainda há alguns elementos residuais dessas faculdades dadas a Adão antes da queda todas as nossas faculdades estão em um grau ou outro corrompidas. Nossa razão é corrompida pela carne. Nossa emoção é corrompida pela carne. E nossa vontade nossa liberdade é certamente corrompida pela carne.

Portanto para que a razão a emoção e a vontade funcionem como Deus quer que eles funcionem eles não podem ser deixados a si mesmos porque estão caídos. Eles devem ser levados sob a autoridade de - o quê? - escritura. O que é verdadeiramente razoável não é o que parece razoável para nós. O que é verdadeiramente satisfatório pode não ser o que nos satisfaz. O que é verdadeiramente uma expressão de nossa vontade pode não ser o que nossos caídos desejarão mais.

A única maneira que nós nunca teremos uma visão incorrupta de Deus é ir a uma fonte incorrupta. E o que é isso? É a Palavra de Deus. E assim em cada edição que se relaciona a Deus nós vamos à escritura. E eu entendo que a idéia de que Deus escolhe as pessoas para a salvação é uma coisa difícil de aceitar. Eu entendo que é difícil razoavelmente porque estamos tão preocupados com o que é justo pela nossa compreensão. E eu entendo que é uma coisa difícil emocionalmente e certamente com relação à liberdade da vontade humana.

Mas negar a doutrina da eleição ou negar a doutrina da predestinação não muda nada porque se eu disser que você é capaz de ir para o céu com base na sua escolha não na de Deus que você é o determinante do seu destino Eterno destino que isso cabe a você fazer Deus deixa isso completamente para você a próxima pergunta seria "Deus sabe o que você vai fazer?"

E a resposta a essa pergunta tem que ser sim ele sabe o que você vai fazer porque ele sabe tudo. E porque ele já tem um livro da eternidade em que os nomes de todas as pessoas que acreditam já estão escritas então Deus já sabe então a questão é se ele sabia que você não iria acreditar então por que ele foi E criá-lo de qualquer maneira? Quer dizer você realmente nunca escapa do dilema.

E alguém pode vir e dizer como o povo de teologia de abertura e dizer "Bem ele não sabe." Bem se ele não sabe então por misericórdia por que ele simplesmente não atira essa coisa para o Vento como um cacho de dentes de leão e deixá-lo cair onde quer que ele iria? Ele certamente deve ter sabido como isso iria acontecer terrivelmente. Ele certamente sabia que tinha jogado Satanás fora do céu. Ele certamente sabia que um terço dos anjos foi com ele. Ele certamente sabia que eles estavam fazendo o que estavam fazendo no Jardim do Éden. Ele certamente sabia tudo isso. Por que ele faria isso? Por que ele criaria a corrida se houvesse mesmo a possibilidade do inferno? Você nunca realmente escapar da questão.

No final uma coisa é clara. Deus nunca planejou salvar a todos. Você diz "Como você sabe disso?" Porque nem todos são salvos portanto Deus não poderia ter planejado salvar todos ou todos seriam salvos certo? Porque Deus pode fazer o que quer que ele faça. Não é verdade? Então a questão é então por que Deus passa por cima de alguns e escolhe outros? E o outro é para sua própria glória. Romanos 9 novamente nos diz que Deus é glorificado em sua ira como ele está em sua misericórdia.

Agora esta é uma questão enorme mas negar a doutrina da predestinação ou a doutrina da eleição não resolve o problema. Uma coisa é clara. Deus não determinou salvar todos. Isso é claro. Jesus disse que quando ele disse "Muitos estão no largo caminho que leva à destruição". E então a questão é se Deus em seu propósito perfeitamente justo e santo determinado a salvar alguns por que meios ele determinou fazer isso?

Será que ele decidiu fazê-lo simplesmente willy-nilly por parte das pessoas que fazem a escolha ou ele próprio fez a escolha? Primeiro ele determinou sabemos não salvar todos ou não haveria um inferno eterno e não haveria "poucos" que encontrarem o caminho para a vida eterna. Então a única questão restante é quem escolhe quem? As pessoas escolhem Deus ou Deus escolhe as pessoas? E a resposta é encontrada onde? Na Bíblia. Na Bíblia.

Da última vez dei-lhe uma longa lista de textos das escrituras porque é muito importante ajudá-lo a compreender esta doutrina. Não é isolado. Deixe-me dar-lhe mais alguns ok? Deuteronômio 10 14-15. Deuteronômio 10:14-15. Quero mostrar a você que onde quer que você vá na Bíblia você corre para a mesma verdade. É o que diz.

Falando de Israel Deus disse "Eis que ao Senhor vosso Deus pertence o céu e os céus a terra e tudo o que nele há". Agora há uma declaração sobre a suprema autoridade de Deus. Ele controla todo o universo. "No entanto em seus pais o Senhor colocou Seu afeto para amá-los e ele escolheu seus descendentes após eles mesmo você sobre todos os povos."

Agora o que Moisés está escrevendo lá em Deuteronômio capítulo 10 é o Senhor possui tudo. Tudo no céu e no céu mais alto tudo na terra tudo o que existe pertence a Deus. E de tudo isso Deus te escolheu descendência de Abraão e de sua descendência e estabeleceu seu afeto de amar você acima de todas as pessoas. Ele fez uma escolha. E ele passou por todas as outras nações. Isso não é algo extraordinário para Deus fazer na era do Novo Testamento. É assim que ele sempre opera. Ele escolheu Abraão.

No Novo Testamento em Mateus 11:27 Jesus diz "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai - e então esta linha importante" - e ninguém conhece o Filho exceto o Pai nem ninguém conhece o Pai exceto o Filho - "ouça" - e qualquer um a quem o Filho o quiser revelar. "A única maneira que você conhecerá Deus o Pai é se o Filho quiser revelá-lo a você. Todas as prerrogativas pertencem à Trindade. Todas as prerrogativas pertencem a Deus. Ninguém conhece o Pai senão o Filho e quem quer que o Filho o conheça.

Em Mateus capítulo 22:14 lemos "Muitos são chamados mas poucos são -" o quê? "- são escolhidos." Eu não sei o quanto mais claro que poderia ser. Muitos são chamados. Há um amplo amplo chamado do evangelho poucos são escolhidos. Em Marcos capítulo 13 - e é importante que nós cobrimos estes porque eles são críticos na divulgação deste ensino em toda a escritura. Marcos 13:20. Jesus está falando sobre o tempo futuro da tribulação e ele diz "A menos que o Senhor tivesse encurtado aqueles dias nenhuma vida teria sido salva mas por causa dos eleitos -" mas por causa dos escolhidos "- quem ele escolheu."

Aí está. Quem escolheu quem? Ele nos escolheu. Ele encurtou os dias. No tempo da tribulação haverá coisas horríveis acontecendo julgamentos em todo o mundo. E o tempo é condensado. É curto. É muito curto ou os eleitos nem poderiam sobreviver. Pelo bem de todos não de todo o mundo " mas por causa dos escolhidos que ele escolheu.”

No capítulo 11 de Romanos - e eu não estou dando a você todas as escrituras que eu escrevi. Mas estes são importantes. Em Romanos 11:4. "Qual é a resposta divina a ele?" Falando sobre Elias e os profetas de Baal. "Eu guardei para mim 7.000 homens que não têm dobrado o joelho a Baal."

O que Deus diz? Você sabe Elijah em sua vida sai e ele confronta os profetas de Baal e então ele começa a sentir como ele é o único à esquerda e não há ninguém fiel ao Senhor. Verso 3. "Eu só estou à esquerda e eles estão procurando a minha vida." Você se lembra as pessoas começaram a persegui-lo Jezabel. E ele está correndo para fora da cidade e correndo para o deserto e pedindo a Deus que tire a sua vida porque alguém vai matá-lo. E ele acha que ele é o único que sobrou. E a resposta divina no versículo 4 é "Eu guardei para mim sete mil que não abaixaram o joelho a Baal". Eu os escolhi. Eu os guardei.

O versículo 5 explica que "Da mesma forma também veio a ser no tempo presente um remanescente de acordo com a escolha graciosa de Deus." Havia 7.000 pessoas que eram verdadeiras a Deus que estavam crendo no tempo de Elias que Deus havia escolhido e mantido e há no tempo presente quando Paulo escreve isto e em cada tempo e hoje um remanescente de acordo com a escolha graciosa de Deus. É uma escolha. Verso 7. "O que então? Aquilo que Israel procura e não obteve mas os escolhidos o obtiveram e os demais foram endurecidos. "Os escolhidos o obtiveram. Aqueles que não foram escolhidos foram endurecidos. Deus realmente lhes deu um espírito de estupor olhos para ver não ouvidos para ouvir não até ao dia de hoje. Linguagem forte sobre a escolha soberana.

2 Timóteo 2:10. 2 Timóteo 2:10. Paulo diz compreendendo esta doutrina crendo com todo o seu coração Paulo disse "Eu resisto." Ele escreveu aquela epístola romana. Ele diz em 2 Timóteo 210. "Por esta razão eu suporto todas as coisas por causa dos escolhidos para que também eles obtenham a salvação que há em Cristo Jesus".

Por que você passa pelo que está passando Paul? Minha vida era tão difícil para ele. Fala sobre sofrimento como um bom soldado de Jesus Cristo. Ele compete no versículo 5 como um atleta vigorosamente. Ele trabalha no versículo 6 como um agricultor trabalhador. Quero dizer é tudo sacrificial. No versículo 9 ele fala sobre sofrimento sofrimento " até mesmo à prisão como um criminoso." Por que você faz isso? Por que você faz isso? "Por isso tenho de suportar todas as coisas por causa daqueles que são escolhidos." É inconfundível. Deus tem seu escolhido e sua escolha tem de ser confirmada pela audição do evangelho.

Em Tiago 1:18. Tiago 1:18. Bem vamos olhar para o versículo 17 este é um bom verso você sabe bem. Tiago 117. "Cada coisa boa concedida e cada presente perfeito é de -" onde? Agora qual é o melhor presente que poderia vir do céu? Salvação. Toda coisa boa a melhor coisa seria a salvação o "dom perfeito -" o dom da perfeição espiritual "- é de cima -" tudo "- descendo do Pai de luzes com quem não há variação ou sombra cambiante . "Tudo o que é bom - e a salvação estaria no topo da lista - é de Deus. E assim no versículo 18 diz "No exercício da sua vontade ele nos trouxe pela Palavra da Verdade para que pudéssemos ser por assim dizer os primeiros frutos entre as suas criaturas." Ele o fez. Ele veio do céu. Como um exercício de sua vontade ele nos trouxe para fora e ele fez isso pela Palavra da Verdade que é através do evangelho.

Tiago 2:5. Tiago 2:5. "Ouçam meus amados irmãos. Deus não escolheu os pobres deste mundo para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam? Por que a maioria das pessoas crentes é pobre? Porque o que? Deus escolheu os pobres. É o que diz. "Deus escolheu os pobres." "Deus não escolheu os pobres deste mundo?"

E então em Apocalipse 13:8, 17:8 diz-se que seus nomes foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo por uma decisão que o próprio Deus fez. Veja 2 Timóteo 2:19. E isso é apenas introdução. 2 Timóteo 2:19. Aqui está o firme fundamento de sua salvação. Mas apoiando há no versículo 18 pessoas que se desviaram da verdade perturbou a fé de alguns. "No entanto o firme fundamento de Deus está." Deus fez uma fundação que não se moverá.

E o que está nessa fundação? Aqui está o que está nele. É como um grande fundamento para a igreja e o que está nessa base? Estas palavras "O Senhor conhece os que são dele." O Senhor conhece aqueles que são dele. Ele sabe quem pertence a ele.

De volta ao capítulo 3 de João - que é um terreno muito familiar para qualquer estudante do evangelho e da Bíblia - lemos isso. Jesus em João 3:3 "Em verdade em verdade vos digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". Nicodemos disse "Então como um homem pode nascer quando é velho? Ele não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer pode? "Ele está seguindo a metáfora. Ele entende que Jesus está falando espiritualmente. Ele sabe disso. Ele está apenas dizendo "Como pode acontecer?" E aqui está a resposta - resposta incrível. Jesus não diz "Bem você tem que orar esta oração e fazer isto e aquilo." Ele disse "Em verdade em verdade vos digo que se alguém nascer da água e do Espírito não pode Entrar no Reino de Deus ". Portanto isso não vai acontecer além do Espírito Santo. "O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te admires de ter-te dito que deves nascer de novo.

O que quer que - sempre que isso acontece onde quer que aconteça a quem quer que aconteça acontece pela obra do Espírito Santo. É um nascimento de cima. No versículo 8 ele diz "O vento sopra onde quer e você ouve o som dele você não sabe de onde ele vem você não sabe para onde está indo assim é todo aquele que é nascido do Espírito. "Isso não é incrível? O vento vai para onde o vento quer ir.

Você não diz ao vento para onde ir. Estivemos observando todas aquelas pequenas linhas não temos lá no Golfo todos esses furacões ninguém está dizendo aquilo para onde ir. Vai para onde quer que vá. E assim é com o Espírito ele vai para onde quer que vá. Ele sopra onde quer que ele queira soprar. Ele soberanamente faz tudo o que quer fazer em qualquer vida que ele queira fazer. E no final ele recebe toda a glória. Quer dizer ele ganha toda a glória.

Deixe-me fazer você se voltar para 1 Coríntios capítulo 1 e eu posso ilustrar isso para você. Eu acho que se você está lidando com alguém que não gosta da doutrina da eleição se você está lidando com alguém que não gosta da doutrina da predestinação se você está lidando com alguém que é o que é conhecido como Pelagianismo ou Arminianismo de Arminio que negou esta doutrina se você está lidando com essas pessoas aqui está uma passagem que realmente os deixa frios em suas trilhas.

1 Coríntios 1:26. "Considerai irmãos a vossa vocação de que não havia muitos sábios segundo a carne; Não muitos poderosos nem muitos nobres. "Basta dar uma olhada na congregação. Tudo bem você está sentado na igreja de Corinto olhe ao redor. Olhar em volta. Veja os que foram chamados eficazmente para a salvação. Quantos sábios do mundo existem? Quantos dos poderosos do mundo existem? Quantos nobres existem? Quanto sangue real há em sua igreja?

"Mas Deus escolheu os insensatos do mundo para envergonhar os sábios Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas fortes e as coisas baixas do mundo e os desprezados. Deus escolheu as coisas não são que ele poderia anular as coisas que estão em ordem que nenhum homem deve - "o quê? "- glorie-se diante de Deus".

Eu estou lhe dizendo que, pessoal, os Arminianos estão acima de um riacho sem um pá nesta passagem. Isto diz que Deus queria ser glorificado. Deus queria receber toda a glória. Nenhuma pessoa que é salva jamais poderia gabar-se de sua própria salvação e serviu à glória de Deus melhor para ele escolher os insensatos, os fracos, os baixos, os desprezados, as náuseantes e os ninguéns.

Agora ouçam se os fracos e os insensatos escolheram Deus esta passagem não faz sentido. Se o fraco e o insensato escolheram Deus quem recebe o crédito? O fraco e o tolo. Então como é que isso acaba com jactância humana? Ela transforma toda a passagem em bobagens. E no versículo 30 ele diz "Mas por seu fazer -" sendo Deus "- você está em Cristo Jesus." Você está em Cristo Jesus porque Deus o fez de modo que o versículo 31 diz "Se você vai se vangloriar Boast - "onde? "- glorie-se no Senhor".

Quero dizer está em toda a Bíblia. Esta passagem não é sobre a escolha do homem isso não tem nada a ver com a escolha do homem. Isso é sobre a escolha de Deus. E se é sobre a escolha do homem então como é que acaba a vanglória humana? Ela transforma toda a passagem em absurdo absoluto.

Bem enquanto eu estou no assunto volte para Romanos 9. Romanos 9. Agora isso é apenas coisas óbvias. Nos versículos 8 a 13 fala de Jacó e Esaú. E no versículo 13 diz "Eu amava a Jacó odiava Esaú". Eu amava a Jacó e odiava Esaú. No versículo 11 diz "Ainda que os gêmeos ainda não nasceram -" Jacó e Esaú "- não haviam feito nada de bom ou mau para que o propósito de Deus segundo a sua escolha permanecesse. Tudo o que fizeram não por mérito algum nem por qualquer bom trabalho puramente por causa do Seu próprio propósito.

Não diz nada sobre Jacob escolher Deus. E o versículo 14 o sela. Veja o versículo 14. "O que diremos então? Não há injustiça com Deus não é? Que nunca seja. "Você entende a importância dessa questão? Se Jacó estava escolhendo e se as pessoas estavam escolhendo e se alguém pudesse escolher e se dependesse de nós por que então você teria que defender a justiça de Deus? Certo? Por que você nunca teria que dizer "Bem não há injustiça com Deus". Quero dizer se for nós escolhendo ele então por que Paulo está preocupado que possamos pensar que Deus é injusto se for apenas nossa escolha?

Se Paulo está dizendo que Deus escolhe apenas aqueles que o escolheram bem isso não é injusto ninguém precisa defender a justiça de Deus. Quero dizer ninguém iria acusar Deus de ser injusto se ele apenas escolher quem o escolhe. Mas Paulo sabe que as pessoas acusarão Deus de injustiça porque vai contra o grão de nossa razão caída quando ouvimos que Deus faz a escolha de acordo com seu próprio propósito.

E então no versículo 20 ele diz "Quem és tu ó homem que responde a Deus?" Por que alguém falaria com Deus? Eles não estariam falando com Deus se Deus escolheu quem o escolheu. É que há pessoas que estão tão ofendidas pelo fato de que Deus escolhe que respondem de volta a Deus. E ele diz "Você é como uma coisa moldada dizendo ao moldador 'Por que você me fez assim?'" Qual é o ponto? Se Deus não tivesse sido aquele que te fez o que você é então você não estaria respondendo de volta a ele sobre isso.

Todo o argumento aqui seria absurdo absoluto se não fosse claro que esta é uma escolha divina. E levanta a questão da justiça de Deus e levanta a questão dos direitos do pote nas mãos do oleiro. Se é uma escolha humana não há necessidade de objetar. Se é uma escolha humana e Deus escolhe quem o escolhe não há necessidade de defender a justiça divina. Não há necessidade de defender a autoridade soberana de Deus para fazer o que quiser com quem quer que seja. Você vê se você nega a escolha soberana se você nega a doutrina da eleição você transforma todos esses textos em absurdo ou em engano absoluto.

Agora em Romanos 11 há uma doxologia que coloca onde deveria estar. Verso 33 grande doxologia. E é aqui que você tem que descansar pessoal. "Ó profundidade das riquezas tanto da sabedoria quanto do conhecimento de Deus". Você entende que não pode mergulhar nas profundezas do conhecimento e da sabedoria de Deus? Você entende isso? Não se sobreestima. O que pode não parecer razoável para você pode não parecer emocionalmente satisfatório para você pode não parecer justo com a vontade e a liberdade humanas você apenas entende que você nem pode começar a desafiar com sua mente as profundezas da sabedoria e do conhecimento que pertence a Deus. E não sabeis quão insondáveis ​​são os seus juízos e os seus caminhos insondáveis? Nunca se coloque em posição de questionar a Deus.

Versículo 34 "Pois quem conheceu a mente do Senhor ou quem se tornou Seu conselheiro?" Quero dizer isso é ultrajante. Você vai dizer a Deus o que ele pode ou não pode fazer? E o que para você parece razoável emocionalmente satisfatório e justo para a vontade humana? Você esqueceu o versículo 36 que "dele e por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre amém."?

Agora mesmo alguns de vocês que são ainda um pouco - você está um pouco escrúpulos sobre esta doutrina ainda - Eu entendo que eu realmente fazer. Quero dizer é preciso tempo para resolver isso e quando terminarmos você verá isso de forma diferente. Mas você sabe mesmo você que está tendo um pouco de tempo difícil com isso você já felicitar-se em sua salvação? Você já fez isso? Você já apenas olhou para o céu e disse "Deus você deve estar realmente orgulhoso de mim as escolhas que eu fiz a maneira que eu decidi me virar do pecado e acreditar no evangelho?" Quer dizer esse pensamento já entrou no seu mente? Você já pensou "Você sabe olhe para todas essas pessoas estúpidas ao meu redor que rejeitam o evangelho. Eu sou esperto o suficiente para vê-lo pelo que é. Eu compro a coisa toda "?

Você já pensou "Olhe para todos da ralé. Eu lhe digo eu encontrei alguns anseios santos e eu persegui o evangelho? "Você não pensa assim. E o que você diz a alguém que você ama que está fora de Cristo? Você diz "Vamos cara seja esperto. Vem alcança profundamente homem usa as tuas faculdades "? Você não fala assim. O que você faz quando quer ver alguém salvo? O que você faz? Você reza. Por quê? Oh você está esperando que Deus os escolha se eles o escolherem? E quando alguém é salvo quem você agradece?

Vê, vocês são todos calvinistas. Você entende que estava se afogando e ele o salvou. Você estava morto e ele lhe deu vida. Você era cego e ele lhe deu visão. Você era surdo e ele lhe deu audição. Você entende aquilo. É por isso que Tito 3 5 diz "Ele nos salvou." Foi por seu poder por sua vontade de acordo com seu propósito. Nós viemos porque ele nos atraiu. Não está separado de nossa vontade ele moveu nossa vontade.

E você sabe quando você ouviu esses testemunhos hoje à noite você ouviu falar de culpa não é? Você os ouviu falar sobre culpa convicção sentindo seu pecado querendo ser limpo querendo ser perdoado querendo salvação com certeza. Você ouviu falar em humilhar seu coração. Você ouviu falar de uma vontade de dar a sua vida um desejo de amar a Cristo com todo o seu coração.

Ele escolheu você. Ele te salvou. Mas não separadas do Espírito Santo ativando todas aquelas verdadeiras respostas espirituais Penitência humildade amor fome de justiça. Não você o escolheu porque ele escolheu você. Bem para colocá-lo nas palavras de João nós o amamos porque ele nos amou primeiro. É inescapável na Palavra de Deus absolutamente inescapável. Não viola sua liberdade pessoal ele ativa sua liberdade. E quando queremos que alguém venha ao Senhor oramos oramos oramos oramos para que o Espírito Santo volte seus corações para Cristo que o furacão do Espírito Santo venha através de sua alma. Oramos para que o Espírito os faça desejar arrepender-se e querer crer.

Nunca quando oramos pensamos que estamos violando a sua vontade. Você não iria orar assim "Senhor tem que ser seu negócio. Tem que ser seu negócio. Portanto não se mexa com eles. Tem que ser seu negócio. Eles têm que fazer isso com seus próprios corações. "Isso é absolutamente absurdo. Você sabe que nenhum pecador vai fazer isso a menos que o Espírito se mova.

Portanto o fato de que Deus nos escolheu está em toda a Bíblia. Não é que ele nos escolheu porque sabia que o escolheríamos. Porque se ele não tivesse nos escolhido nunca teríamos escolhido ele. Eu lhe disse quando falamos sobre a doutrina da perseverança ou preservação ou segurança eterna se eu pudesse perder a minha salvação eu perderia. Bem eu vou te dizer isso se eu pudesse perder a minha salvação eu iria perdê-lo dez vezes por dia todos os dias. Eu não posso salvar a mim mesmo ou manter-me salvo. Deus me escolheu ele despertou meu coração e minha vontade ele os ativou para que eu pudesse abraçá-lo.

Agora eu quero voltar para esta idéia e eu - eu vou - duas semanas a partir de agora vou ter mais a dizer a parte boa porque há uma resposta para isso que está surgindo no horizonte. Eu mencionei que eu quero falar sobre teologia de abertura. Alguns dizem que Deus não pode escolher porque ele não sabe. OK? Uma doutrina realmente importante flutuando lá fora. Deus não pode escolher. Deus não sabe. A razão que Deus não sabe é que não há nada a saber porque nada aconteceu. Você não pode saber o que não aconteceu eles dizem. É a opinião deles. Por isso criaram outros que não o Deus verdadeiro e vivo. Mas de qualquer forma por razões de argumentação ele não pode saber o que não aconteceu pois o que não aconteceu não aconteceu ele não existe então como você pode saber?

Esse é seu pequeno argumento. É chamado de Teísmo Aberto Deus está aberto como todos os outros. Ele precisa ler o jornal da manhã como todo mundo para descobrir o que está acontecendo. Então eles dizem. Deus - o caminho para sair deste trauma emocional que a doutrina da eleição produz neles é dizer que ele não pode escolher ninguém porque não sabe o que eles vão fazer até que eles o façam. Mesmo? Então Deus não sabe o futuro. Isso é como eles conseguem Deus fora do gancho.

Como é que Isaías 46:10 diz "Ele conhece o fim desde o princípio" o que significa isso? Bem como é que Isaías 41:21-22 Isaías 44:7-8 dizem que seu conhecimento do futuro é o que o distingue dos deuses falsos? Ou como é que através da Bíblia ele prediz eventos séculos antes de eles acontecerem? Como é por exemplo em Isaías 44:28 que ele chama Ciro como o governante que vai construir Jerusalém mas o nome de Ciro e até mesmo a sua existência como ser humano dependia de uma série inimaginavelmente longa e complexa de seres humanos Decisões que separam a profecia da sua realização? Como Deus sabia disso?

Em 1 Reis 13:2 Deus prediz o nascimento de Josias 300 anos antes do evento. Como ele sabia disso? E 2 Reis 1925 ele afirma explicitamente que ele tinha ordenado e planejado as vitórias militares dos assírios muito antes de eles nunca aconteceram. Deus prediz a opressão voluntária dos egípcios a Israel em Gênesis 15:13. Ele prediz o endurecimento do coração de Faraó contra Moisés em Êxodo 3:19. Ele prediz a rejeição da mensagem de Isaías pelos israelitas em Isaías 6:9. Ele prediz a rebelião dos israelitas após a morte de Moisés Deuteronômio 3116. Ele prediz a traição voluntária de Judas a Cristo João 6:70-71. E assim por diante e assim por diante e assim por diante.

Agora esses Teístas Abertos dizem "Bem você sabe Deus é realmente afiado. Ele é muito bom em analisar as tendências. E ele é bom em uma espécie de prever com precisão o que poderia acontecer porque ele meio que recebe o fluxo. "É absurdo. Isso não funciona. Você está falando sobre eventos proféticos que são o fim de milhões de escolhas humanas. Ridículo. Mas vou lhe dizer o que torna a coisa mais ridícula. Se Deus não sabe o futuro - você está pronto para isso? Se Deus não sabe o futuro ele não sabe que Jesus vai morrer. Isso é um problema.

Este é o lugar onde toda a abertura coisa vai para baixo o dreno proverbial. Atos 2:23 diz "Jesus foi entregue a seus inimigos de acordo com o plano definido o plano determinado ea presciência de Deus". Deus planejou a prisão de Jesus? Deus planejou a crucificação de Jesus? Deus planejou isso em detalhes? Eles fizeram a ele de acordo com Atos 428 o que a mão de Deus e plano tinha predestinado para acontecer isso é o que diz em Atos 428.

Vamos lá, você não acredita que Deus estava apenas reagindo ao que estava acontecendo com Jesus como aconteceu. Eu acho que ele era um cordeiro morto antes da fundação do mundo não é? Isso é o que a Bíblia diz. Agora se Deus não me escutar. Se Deus não exerce o poder o controle sobre os seres humanos e suas ações e se Deus não controla essas ações ou executa essas ações no cumprimento de seu plano e se Deus nem sequer tem um plano porque não sabe O que vai acontecer então como ele sabia que Jesus iria acabar em uma cruz?

Se ele não sabe o futuro como ele sabia que os judeus cooperariam? Como ele sabia que os fariseus cooperariam? Como ele sabia que Pilatos cooperaria? Como ele sabia que Judas cooperaria? Como ele sabia que Judas não iria resgatar dois anos para o acordo e se separar? Como ele sabia que Judas ficaria por muito tempo o suficiente para traí-lo? Como ele sabia que Judas jogaria o dinheiro no chão? Como ele sabia disso? Como ele sabia disso? Como ele sabia que Jesus seria ressuscitado como uma serpente no deserto? Como ele sabia disso se não conhecia o futuro?

Ele não só conhece o futuro ele ordena o futuro. E se ele ordena o futuro ele faz o futuro acontecer. Se ele não sabia o futuro ele não sabia que os soldados romanos iriam mesmo crucificar Jesus. Como ele sabia que Pilatos não diria "Ah eu não quero lidar com esse homem justo deixá-lo ir? Dê-lhe uma escolta romana levá-lo para fora da cidade deixá-lo embaralhar para a Grécia se perder em uma multidão.

Se Deus não sabe o futuro então Deus não sabe que Seu Filho vai morrer por seus pecados. Isso é ridículo. Ele não só conhece o futuro ele ordena o futuro. E a crucificação de Jesus Cristo um escritor coloca dessa maneira. "A crucificação de Jesus Cristo a dobradiça da história e a condição indispensável da nossa salvação certamente não foi deixada para os caprichos da decisão humana. Ela foi ordenada desde a fundação da terra e é impossível que ela não tenha ocorrido. A Bíblia em nenhum lugar sugere ou mesmo permite a interpretação de que Judas Caifás Pilatos e os soldados eram peões involuntários forçados por Deus a cometer um crime horrível. Eles agiam livremente e de acordo com seus próprios motivos e propósitos mas eles fizeram exatamente o que a mão de Deus e o plano tinham predestinado aconteceriam. "Grande declaração.

Deus ordena tudo. Ele conhece o futuro porque o escreveu. Todas as escolhas são dele. Certamente a escolha da salvação para os pecadores perdidos mortos e cegos. E novamente digo o que João disse "Nós o amamos porque -" diga "- ele nos amou primeiro." Ok essa é a introdução. Duas semanas a partir de agora - nós não estamos a mensagem ainda mas estamos chegando mais perto. Ore comigo. Eu tenho que escrever para onde eu terminei porque daqui a duas semanas eu não me lembro.

Pai que alegria é celebrar as glórias desta imensa doutrina. Não é só sobre você soberanamente determinar nossa salvação é sobre você ser soberano e determinar tudo. Este é apenas um componente mas como é rico para entender isso. Você faz o que faz pela sua glória. Nós não questionamos você. Nós nunca teríamos um pensamento de que você pode ser injusto ou não amar mas você é Deus e não podemos prumar seu conhecimento não podemos ir tão profundo quanto a sua sabedoria. Seus caminhos são difíceis de descobrir eles são insondáveis e estamos contentes em deixar suas decisões com você para sua própria glória.

Mas sabemos que mesmo com esta doutrina maravilhosa de eleição soberana você também disse "Todo aquele que quiser vir eo que vem a mim não me desviarei". Não entendemos o decreto secreto. Não entendemos a história até que tudo se desenrola. Nós não temos essa habilidade. Mas sabemos que o evangelho chegou até nós e que nos foi dito para crer. E para alguns de nós o Espírito de Deus está se movendo em nossos corações e precisamos ser obedientes e responder com fé sabendo que vocês ouvirem e vocês salvarão a todos que vierem a vocês.

Agradecemos por essa promessa. Não precisamos nos preocupar com as coisas que não podemos entender. Precisamos apenas responder ao evangelho. E se não o fizermos por mais misteriosa que seja sua Palavra diz que é culpa nossa é nossa responsabilidade é nossa culpa é nossa rejeição é nossa incredulidade que nos matará. Como isso se encaixa com sua vontade soberana e glória é para nós talvez na eternidade para entender mas agora para clamar a você por misericórdia e salvação enquanto pudermos.

Nós te agradecemos Senhor pela graça que nos veio em Cristo e virá a outros até que toda a igreja seja redimida e entremos em tua presença para sempre. Estamos ansiosos para isso com alegria em nome de Cristo. Amém.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Grace to You
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Back to Playlist
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Minimize