Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Nós embarcamos em um estudo maravilhoso de algumas doutrinas muito importantes nestas noites de domingo. E do meu ponto de vista, está em aberto. Estou apenas seguindo o fluxo e vendo onde isso vai dar. Mas estou tendo um tempo maravilhoso. Como vocês bem sabem, durante todos esses anos, predominantemente, se não quase sempre, trabalhamos através de textos da escritura, e dessa forma somos obrigados a afirmar o que a Palavra de Deus diz, porque é o que ela diz. E há sempre a suposta acusação potencial de que quando você deixa o fluxo da pregação expositiva e embarca em um estudo tópico ou um estudo doutrinário, você pode ser apanhado em algo filosófico, você pode ser apanhado em algo racional, ou algo lógico, e você pode estar tirando conclusões que não resistiriam ao teste da escritura.

E assim eu quero afirmar a você que tudo o que eu digo, creio, estará diante dos olhos de vocês, extraído da escritura. E gostaria de encorajá-lo, como os nobres bereanos, a fazer um pequeno trabalho, você mesmo, buscar nas escrituras e ver se essas coisas são de fato assim. Eu certamente não quero trazer-lhe uma teologia racional, embora não seja irracional. Não quero levar você a uma abordagem filosófica da teologia. Eu não quero seguir o caminho da razão humana para concluir as coisas que concluímos. Quero trazer a você o que a Palavra de Deus tem para dizer, e a Palavra de Deus trata destas questões doutrinárias muito importantes.

Apenas numa breve revisão, começamos, quando terminamos o livro de Judas, examinando a doutrina da perseverança dos santos ou a preservação dos santos. Isso é dizer que se você foi salvo, terá a esperança da vida eterna. Você não pode nunca ser um não salvo. Você não pode perder a sua salvação, porque ele é capaz de nos impedir de cair e apresentar-nos diante de sua presença com grande glória. É assim que termina Judas.

E assim falamos sobre essa doutrina de segurança, preservação ou perseverança. E no final dissemos que estamos preservados até o fim porque fomos escolhidos desde o início para esse fim. E isso nos levou à doutrina da eleição divina, a doutrina da predestinação, que Deus determinou antes da fundação do mundo quem ele salvaria, quem ele traria para a glória. Portanto, quem quer que seja que ele chame, justifica, quem quer que ele justifique, glorifica. E assim a grande doutrina da preservação está ligada à doutrina da eleição ou da predestinação.

E pelo menos três mensagens nos levaram através das importantes passagens da escritura que ensinam a doutrina da eleição, e a colocamos para você como está na Palavra de Deus. E tendo compreendido essa doutrina, aqueles de vocês que estiveram conosco, irão encontrá-la em todos os lugares e vão aceitá-la onde quer que a encontrem, ou passar o resto de sua vida lutando com isso quando saltar para fora da página.

Agora qualquer discussão sobre a doutrina da predestinação ou a doutrina da eleição divina soberana, ou se quiser a salvação soberana como uma obra de Deus, é baseada em outra doutrina, em outra doutrina. Deus deve nos salvar. Ele deve escolher-nos, chamar-nos, regenerar-nos, justificar-nos, pelo seu poder divino, porque não estamos dispostos nem somos capazes de fazê-lo por nós mesmos. E isso nos leva ao que eu vou chamar de "doutrina da incapacidade absoluta". Eu nunca ouvi isso chamar-se desse jeito, mas isso serve ao meu propósito de explicar o que queremos dizer.

Agora para começar esta discussão quero que você abra seu Novo Testamento em João 11 - João 11 - e isso nos fornecerá, creio eu, uma boa analogia para nos lançar em nossa discussão. João 11 é um capítulo notável para todos os que entendem a Bíblia porque ele registra a ressurreição de um dos mais íntimos amigos de Jesus, um homem chamado Lázaro que tinha duas irmãs, Maria e Marta, e em cuja casa Jesus se hospedava. Eram crentes nele e seus amigos. À medida que o capítulo 11 de João prossegue, Lázaro - que morava em Betânia cerca de trÊs quilômetros a leste de Jerusalém apenas, no lado de trás do Monte das Oliveiras - Lázaro ficou doente. Na verdade o versículo 2 diz que ele estava doente.

E as suas irmãs, Maria e Marta, enviaram uma mensagem ao Senhor dizendo, "Senhor eis que aquele que amas está doente". Isso indica-nos que Jesus tinha um carinho especial por seu amigo Lázaro. Jesus, ouvindo isto, versículo 4, disse, "Esta doença não é para a morte mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela". Deus tem um propósito nessa doença e não é, em última instância, para provocar a morte de Lázaro. Jesus amava Marta, versículo 5, amava sua irmã, amava Lázaro, mas quando ouviu que estava doente, ficou dois dias mais no lugar onde estava. Ele não atendeu. E finalmente, como você se lembra, Ele foi.

E quando chegou, já tarde segundo os padrões de Maria e Marta, o versículo 17 diz, " Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.” “Muitos dentre os judeus” - versículo 19, tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." Este era um tipo de negócio comunitário que acontecia quando havia uma morte. Todos os cercavam, choravam e tentavam confortá-los. No versículo 21 Marta culpa Jesus e lhe diz, " Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão." Ela tinha grande confiança em Seu poder de cura e, aparentemente, nenhuma em Seu poder de ressurreição.

Ele disse a ela, “Teu irmão há de ressurgir” e ela disse, “Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia." E Jesus disse, "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".

Então eles tiveram essa pequena discussão teológica e ela focou na ressurreição final como a única esperança para seu irmão. Mas à medida que a história continua e você desce ao versículo 32. " Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.” É o mesmo comentário que sua irmã tinha feito.

"Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?" Então, você sabe, todos pensavam que Ele poderia curar os doentes.

"Jesus" no versículo 38 agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra. Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste".

E então o versículo 43 o mais interessante. " E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!" Ora o que me interessa aqui é que Jesus deu ordem a um morto. Eu fiz muitos funerais. Eu vi muitas pessoas mortas. Eu nunca pedi a nenhuma delas para fazer qualquer coisa, nem qualquer outra pessoa. Especialmente eu nunca diria a um homem morto, "Bill venha para fora." Quer dizer, você não diria uma coisa dessas. Ia ficar parecendo um tolo. Os mortos não podem ouvir. Os mortos não podem pensar. Os mortos não podem responder, porque estão mortos, e morto significa a incapacidade absoluta de fazer qualquer coisa em resposta a qualquer estímulo. Não há vontade. Não há poder para pensar ou agir. Mas veja o versículo 44 " Saiu aquele que estivera morto". Lázaro fez exatamente o que Jesus lhe pediu para fazer. Surpreendente. Ele deve ter tropeçado por ali porque estava com "os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir." Os mortos não podem responder. Os mortos não podem obedecer às ordens. Ele não podia, mas obedeceu. Ele fez o que era impossível.

Como? Como é possível para um morto fazer o que Jesus lhe disse para fazer? Todos nós sabemos a resposta. Porque Cristo lhe deu a habilidade de fazê-lo. Se Cristo não lhe tivesse dado a vida, não poderia ter obedecido. E isso é o que está relacionado nas primeiras palavras de Jesus nos versículos 25 e 26, "Eu sou a ressurreição e a vida". E o incrível milagre de dar ordens a um homem que não podia responder e depois dar-lhe o poder de responder é análogo à salvação. O evangelho ordena que mortos se levantem, que mortos creiam, que mortos entendam, que mortos se arrependam. O evangelho ordena que os mortos façam o que, francamente, eles não podem fazer.

Agora de lá eu quero que você vá para Efésios capítulo 2 e aqui vemos a profundidade deste problema. Efésios capítulo 2. Esta não é uma descrição de Lázaro. Esta é uma descrição de todos. Efésios 2:1. " estando vós mortos." " estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar" Satanás “do espírito que agora atua nos filhos da desobediência".

Todos vocês, todos nós, incluindo Paulo " andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais". Estávamos todos mortos. Mortos para o quę? Mortos para Deus, mortos para a realidade espiritual, mortos para a verdade.

O problema básico do homem não é a falta de auto-estima. Não é que ele esteja fora de harmonia com seu ambiente. Não é que ele esteja fora de sincronia com seu Criador. Não é que ele precise fazer alguns ajustes para tipo que conseguir colocar Deus em sua onda. O problema do homem é que ele está absolutamente morto e ele é incapaz de se relacionar com Deus - a pessoa de Deus, a verdade de Deus ou os mandamentos de Deus.

O pecado mata. "O salário do pecado é -" o quê? "a morte." Agora isto é reiterado em muitos lugares na Bíblia, que nós não somos apenas ignorantes, que não somos apenas cegos, que não somos apenas fracos e impotentes, estamos simplesmente mortos. Um de seus pretensos discípulos em Mateus 8, foi abordado por Jesus, que lhe pediu que o seguisse. E ele disse em Mateus 8:21 "Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai." Você sabe o que Jesus disse? " Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos." Que os espiritualmente mortos enterrem os fisicamente mortos. Assim, Jesus chama os que estão fora de Seu Reino de "mortos".

Paulo em 1 Timóteo 5:6 diz " entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta." O que está morto não tem capacidade para responder a Deus. Ele é um servo de Satanás impulsionado pela concupiscência da sua carne. As coisas que saem do seu coração são maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos, calúnias, como Mateus, capítulo 15, indica, e outros lugares nas Escrituras.

Agora, eu não estou dizendo que os pecadores não podem fazer algum bem humano. Eles podem ser filantrópicos. Eles podem ser caridosos. Eles podem ajudar as pessoas. Eles podem ser gentis. Eles podem ser misericordiosos. Mas eles não podem fazer nenhum bem espiritual. Eles não podem fazer nada que agrade a Deus, porque ninguém pode fazer nada que agrade a Deus a menos que seja feito para Sua glória e isso não pode ser feito para Sua glória a menos que seja feito em nome de Seu Filho. Assim, enquanto há o bem humano, é um bem morto. Não tem absolutamente nada a ver com Deus.

Em Lucas 6:33 diz, " Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso." Assim, mesmo as palavras de Jesus ali, admitem que as pessoas fazem o bem. Mas é o bem humano, e em um sentido é mau bom. Bom no sentido de humano, mal no sentido de que ele não tem nenhum motivo puro e não tem relação com o relacionamento de alguém com Deus. Nada disso agrada a Ele.

Eu acho que essa idéia é apresentada em Lucas 11:13, nas palavras, " Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos." Mesmo que você seja mau você faz coisas boas para seus filhos. Isso é instintivo dos pais. Mas não é um bem que, em algum sentido satisfaz a Deus. Até mesmo os nativos da ilha de Malta, em Atos 28, mostraram bondade para com Paulo. Há uma espécie de gentileza pagã e de bondade pagã, e nunca negaríamos isso, mas não tem relação com Deus. Não conta para absolutamente nada.

Agora de volta a Efésios 2 novamente. O pecador está tão morto que tudo com o que ele está envolvido pode ser resumido como sendo do mundo, do diabo e da carne. Ele não pode fazer absolutamente nada fora disso. Assim, quando você chega ao versículo 4, se você vai começar a falar sobre a salvação, não comece no versículo 4 e diga, "No entanto, um dia você caiu em si." Ele diz, " Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu" o quê? "vida" ele fez isso, ele nos fez viver “juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou ".

Você diz, "Sim, mas tivemos que crer." É claro, versículo 8. " Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto", essa fé, “não vem de vós; é dom de Deus". Vê, até mesmo a fé tem que ser dada aos mortos.

Veja 2 Pedro 1:1. Fizemos um breve comentário sobre isso esta manhã. II Pedro 1:1. " Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo" ouçam isto, " Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa." Todos temos fé, porque a recebemos. É um dom divino.

Filipenses 1:29. Filipenses 1:29. Bem claro. "Porque vos foi concedida" por Deus obviamente "a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele." Assim, foi concedida a você por Deus, por causa de Cristo, para crer e sofrer. Se Deus não lhe concedesse o poder de crer, você não poderia crer. Você está morto. Tem que ser concedida por Deus. Pessoas mortas não podem responder. É por isso que a analogia da morte é usada.

Veja Atos 3:16. Aqui você tem Pedro e João curando este homem coxo. E o versículo 16 diz, "Pela fé em o nome de Jesus" Atos 3:16 Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós." O homem tinha - a fé para crer em Cristo, tinha de vir através de Cristo. Pense nisso nestas palavras. Filipenses 1:6, “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós" isso é muito importante. Quem começou a boa obra? Deus. Quem a iniciou? Deus. “há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Ele começou. Ele vai cumpri-la.

1 Coríntios 1:30. Diz no versículo 29, “ninguém se vanglorie na presença de Deus”. Por quê? Versículo 30, " Mas vós sois dele, em Cristo Jesus ". Ao fazer isso você está em Cristo Jesus. É por isso que o versículo 31 diz, " Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor ". Os mortos não obedecem. Os mortos não respondem. Os mortos não se levantam. Os mortos não fazem nada. Eles não podem. E nós somos mortos, por causa do pecado, espiritualmente mortos.

De volta à carta de Paulo aos Efésios, 4:18 descreve isto com estas palavras. "andam os gentios," versículo 17 “na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus." Essa é outra maneira de dizê-lo. Fisicamente vivos, espiritualmente mortos. "Alheios à vida de Deus." Colossenses 2:13 enfatisa isso, " E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida." Mortos em transgressões. Os estudantes do grego chamariam isso de locativo de esfera. Você vive na esfera da morte. Você vive no reino da morte, vazio de todo o sentido espiritual, dominado pela sua carne que é incircuncisa ou impura. E nessa condição Ele lhe deu vida. Isso é exatamente o que Efésios 2 diz.

Agora, esta condição de estar espiritualmente mortos não era a forma como os seres humanos vieram de Deus. Quando Deus criou Adão e criou Eva, eles estavam espiritualmente vivos. Eles tinham comunhão com Deus. Caminhavam e conversavam com Ele na viração do dia. Obedeciam naturalmente a Deus. Eles amavam naturalmente a Deus. Eles naturalmente faziam a vontade de Deus. Mas Deus lhes deu uma proibição para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal e disse " no dia em que dela comeres, certamente morrerás." E no dia em que comeram eles morreram espiritualmente.

E de repente eles foram alienados de Deus. Eles estavam perdidos no jardim. Eles se cobriram. Eles se esconderam de Deus, espiritualmente mortos. E é claro isso fez com que toda a raça humana nascesse morta. Este é o ponto de Paulo em Romanos 5. Romanos 5:12 Paulo diz " Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens." Mais tarde ele diz " Porque, assim como, em Adão, todos morrem." Toda a raça humana nasce morta por causa do pecado de Adão.

Paulo está tentando explicar a seus leitores como a morte de um homem, Cristo, poderia resultar em tantos salvos. E a maneira como ele explica como a morte de uma pessoa poderia ter um efeito tão grande, é mostrando como o pecado de uma pessoa teve um efeito tão monumental em toda a raça humana. E assim, Paulo diz, " Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens." E a história relata o registro dessa morte. 1 Coríntios 15:22. " Porque, assim como, em Adão, todos morrem."

Deus fez o homem ereto, mas Deus fez o homem vivo, no entanto, toda a humanidade está morta em delitos e pecados. Deus vem e Ele ordena que os pecadores se arrependam. Ele os manda crer em Seu Filho, amar Seu Filho, confessar Seu Filho, submeter-se a Seu Filho. E você pergunta, pode toda uma raça de Lázaros responder?

Esta é uma pergunta convincente que está por trás da doutrina da eleição. Se os pecadores são deixados por conta própria para crer, por que poder eles o fazem? Se você vai dizer, "Eu não acredito na eleição divina. Eu acredito que todos estão por conta própria. Todos fazem sua própria escolha. Deus apenas observa o percurso e vê o que você vai fazer, mas cabe a você fazer isso." Então a questão é, por que poder o homem morto ressuscita? Por qual poder?

Se Deus não os torna dispostos, e se Deus não os torna capazes, de onde vem o poder, e de onde vem a vontade? Aqueles que negam a doutrina da eleição divina, aqueles que negam a doutrina da salvação divina como um ato de Deus, têm que acreditar que há algo no homem, deixado por si mesmo, que o capacita a se tornar disposto e a vir à vida. É isso que a Bíblia ensina? A Bíblia não descreve nossa condição como uma deficiência. Ela a descreve como morte. E todo mundo sabe que a morte significa incapacidade de responder.

Talvez um pouco mais de análise nos ajudará a entender este ponto. De volta a João 1 por um minuto, capítulo 1 de João. Apenas para esclarecer, isso está em toda parte nas Escrituras, consistentemente. Mas é claro, João 1:12, versículo maravilhoso " Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome". Muita gente memoriza esse versículo. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome".

Ah, aliás, versículo 13, "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". Você não pode nascer dos mortos pelo seu próprio poder. Quem quer que O tenha recebido, quem quer que tenha crido e se tornado filho de Deus, foi capacitado por Deus. Não foi a própria vontade deles, a vontade da carne, a vontade do homem. Foi Deus.

Veja o capítulo 3 do Evangelho de João. Vamos apenas olhar algumas passagens muito familiares que todos conhecem. João capítulo 3, provavelmente um dos capítulos mais familiares em toda a Bíblia.

Versículo 5. Sabe, Jesus está falando com Nicodemos sobre que ele precisa nascer, o que significa que ele está morto. Ele precisa da vida. Ele precisa vir à vida. E assim no versículo 5 Jesus disse, " Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito" ele está se referindo à água da purificação e à obra do Espírito Santo que foi descrita em Ezequiel na grande profecia que fala sobre a Nova Aliança. A menos que você nasça com uma purificação e pelo Espírito Santo “não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito." Você tem que nascer pelo poder do Espírito Santo. Você tem que ser purificado de cima. Versículo 7, "Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

E então Ele diz isto, "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." Uau, que afirmação. As pessoas nascem do Espírito, porque nascem do Espírito e o Espírito vai para onde quer que o Espírito o queira.

Olhe para João capítulo 5. João 5:21. "Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer". Rapaz, esse é um versículo doloroso para suportar se você nega a soberania da salvação, a soberania de Deus e a salvação. O Filho dá vida a quem Ele deseja. O Espírito dá vida a quem Ele deseja. Quando alguém crê não é da vontade da carne ou da vontade do homem, é a vontade de Deus. É Deus quem quer. É o Espírito que o quer. É o Filho quem quer. Toda a Trindade está envolvida. João 1, João 3, João 5, João 6:44. Consideramos essas passagens. Versículo 44 " Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer" Ninguém pode vir a menos que o Pai o atraia. E na semana passada vimos o versículo 64. " Contudo, há descrentes entre vós" versículo 64. João 6:65. " or causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido".

E o ponto de tudo isso é que você não poderia vir por conta própria. Você não está disposto ou é capaz para isso. Você está morto. Você está morto. João 8:36. É apenas uma simples declaração. " Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". Vocês nunca serão livres a não ser que o Filho vos livre.

Você - olhando de outra maneira a partir de outra analogia - não está apenas morto, você é um escravo. Você não vai estar vivo a menos que Ele o faça viver. Você não será livre a menos que Ele o torne livre. E de volta em Mateus capítulo 11, e eu acho que é o versículo 27 – bem, o versículo 25 leva a esse mesmo grande pensamento. " Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos". Agora, afinal de contas, o que isso quer dizer?

O que está dizendo é que Deus decidiu por Si só a quem Ele revelará a verdade. E Ele determinou ocultá-lo dos sábios, inteligente e revelá-lo aos pequeninos. Por que Deus fez isso? Versículo 26, " Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." Ele fez isso porque isso O agradou. Então versículo 27. " Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

É muito claro. Você não vai ganhar vida. Você não vai entender a verdade. Você não vai crer a menos que o Pai queira. E ainda não é incrível? Veja o versículo 28. E aqui está o paradoxo constante, aparente paradoxo. " Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Que coisa maravilhosa.

As pessoas sempre me perguntam "Como você resolve isso?" Eu não resolvo isso. Eu não tenho idéia de como resolver isso. A oferta para vir é feita universalmente. O poder de vir é limitado àqueles a quem o Pai o concede.

Ouça. Você não vai encontrar um texto, nenhum desses textos, em que Jesus defende a habilidade dos pecadores. Você não vai encontrar esses textos, em qualquer lugar, onde Ele defenda a liberdade de suas vontades. Jesus não é Arminiano. Todas aquelas Escrituras que eu citei e muitas, muitas mais, colocam toda a obra de salvação do lado de Deus. Toda a vontade está do lado Dele. Todo o poder está do lado Dele.

Para responder mais à pergunta, os pecadores podem e são capazes? Eu quero voltar para uma consideração ainda mais profunda, no que significa ser um morto-vivo. Deixe-me dividir isso. O que a Bíblia diz sobre o coração humano? Vamos voltar a Gênesis 6. Veremos alguns versículos no Antigo Testamento apenas para mostrar a realidade universal disto.

Em Gênesis 6:5, você está olhando para toda a raça humana aqui, desde a queda. " Viu o SENHOR" versículo 5. Vamos apenas falar sobre o coração do homem. " Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração." Continuamente. " então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração". O diagnóstico bíblico do coração humano é que este é mal, mais mal, e nada além de mal. E é isso.

Jeremias 17:9, Jeremias diz, " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto." Salmos 143:2 diz " não há justo nenhum vivente." E Provérbios 20:9 faz esta pergunta. " Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração?” Uau. "Quem pode dizer, Eu sou puro do pecado?" Resposta: Ninguém. Ninguém pode dizer, "Juntei todas minhas ações. Limpei meu coração. Eu fiz a chamada certa."

Jeremias 13:23 faz esta pergunta. " Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas?” e então o profeta diz, “Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal."

Quando você olha para o diagnóstico bíblico do coração humano não há nada lá que possa responder. Desesperadamente perverso. E o que procede desse coração são todos os pecados e iniqüidades que o caracterizam. E se você quiser olhar biblicamente no coração, você encontraria muitas outras passagens sobre o coração.

Mas vamos falar sobre a mente. E a mente? Se o coração é algo profundo, e a mente talvez o pensamento superficial, se fizermos qualquer tipo de distinção lá, e a mente? Quer dizer, não podemos processar esse tipo de coisa e classificar esse mal interno? Não podemos juntar as nossas cabeças e criar compromissos sólidos por conta própria?

Bom, Romanos 1:28 disse "Deus os entregou a uma disposição mental reprovável" uma mente reprovada. A palavra basicamente significa uma mente que não funciona. Assim, os não-regenerados têm mentes que não funcionam no que diz respeito a Deus. Além disso 2 Coríntios 4:4 diz, "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo".

Veja Romanos 8, por um momento, e novamente isso nos leva mais adiante no problema. Romanos 8:5. " Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito." Assim que é. Se você está de acordo com a carne então sua mente é devotada à carne. O versículo 6 diz, "Porque o pendor da carne dá para a morte". Isso é característico da morte espiritual. Sua mente está fixada na carne. "Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus" ouça agora, “pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar." Versículo 8, "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus".

Quer dizer, essa é uma descrição bastante estanque. E li para você um pouco mais cedo em Efésios capítulo 4:17-18, "como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza".

Cada descrição é a mesma coisa: Ignorante, em trevas, fútil, vazio, morto. E não há alívio. Não importa onde você vá na Bíblia, sempre é assim. " Todas as coisas" Tito 1:15, “são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." A imagem do não regenerado é muito sombria.

Mais uma passagem 1 Coríntios 2, 1 Coríntios 2:14. Poderíamos falar muito sobre essa passagem inteira, mas apenas no versículo 14. " Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las." Por quê? "porque elas se discernem espiritualmente" discernidas espiritualmente, avaliadas espiritualmente. E veja só? Ele está espiritualmente morto.

Martinho Lutero disse, "Um homem é como um pilar de sal. Ele é como a esposa de Ló.” Lutero disse, "Ele é como um tronco. Ele é como uma pedra. Ele é como uma estátua sem vida que não tem olhos, nem ouvidos, nem boca, nem sentidos, nem coração, a menos que seja iluminado, convertido e regenerado pelo Espírito Santo." Portanto não há esperança para o coração, nem esperança para a mente.

E alguém poderia dizer "Bom, talvez lá no fundo, em algum lugar, há uma faísca na vontade". Ouça João 8:44, "Vós sois do diabo, que é vosso pai." Efésios 2, " estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar" a mesma coisa. "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?"

Você tem um pai, o diabo, e você quer fazer os desejos de seu pai. Ele é um assassino. Ele não conhece a verdade. Ele é um mentiroso. E assim quando falo a verdade você não acredita em Mim porque vive em um mundo de mentiras satânicas. Você não tem vontade para a verdade. Você vai fazer os desejos de seu pai.

Paulo, em Romanos 6:20, coloca dessa maneira. " Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça". Você pode dizer a uma pessoa não-redimida, "Você tem uma grande liberdade na vida. Você está completamente livre de qualquer coisa justa." Você está.

Bem, além deste tipo de coração morto, a mente, a vontade surge, claro, mas para nada senão para as coisas que agradam ao Pai dos mortos-vivos, Satanás. E assim também lemos em Marcos 7, semelhante ao que eu li anteriormente em Mateus 15, "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro."

Agora, é uma situação séria, e eu só tenho um texto que resume tudo isso. Romanos 3 - e alguns de vocês sabiam que eu iria lá. Mas Romanos 3 resume isso, no caso de alguém ainda estar dizendo, "Mas, mas deve haver algo lá dentro, deve haver algo no homem que lhe permita seguir o que é certo." Romanos 3:10, "Como está escrito " e esta é uma seqüência de citações retiradas do Antigo Testamento, por isso é um diagnóstico universal. "como está escrito: Não há justo". E alguém teria dito "Vírgula, exceto eu." E então, o Senhor disse rapidamente "nem um sequer, não há quem entenda” O homem natural não entende as coisas de Deus. " não há quem busque a Deus." Você diz "Espere, espere, espere, espere. No Antigo Testamento há declarações sobre ​​"Se me buscardes com todo o vosso coração".

Pessoal, você não pode buscá-Lo até que Ele já tenha encontrado você. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. "Não há quem -" por conta própria "- busque a Deus. todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios." Eles são filhos de seu pai. "a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos."

Há a descrição básica dos mortos-vivos. Maus, egoístas. Eles são simplesmente uma raça inteira de Lázaros. E nós amamos nossas trevas e amamos nosso pecado. Nós vicejamos na prostituição egoísta. Queremos fazer as coisas que agradam nosso pai, o diabo.

Aliás, este diagnóstico do homem tem sido a convicção dos cristãos através dos séculos. Você pode ler declarações do Concílio em Dort e a Confissão de Westminster, e todos os tipos de outros credos teológicos através da história, e é assim que o homem é compreendido biblicamente.

Esta doutrina tem sido chamada de "depravação total" mas eu sinto que a "depravação total" é um termo enganoso. Se você olhar o termo "depravação" no dicionário é sinônimo de maldade. É sinônimo de ser vil. Na verdade, ser depravado, de acordo com o dicionário, é ser degradado, imoral, a um grau perigoso como estupradores e assassinos em série. A palavra "depravado" tipo que conota um nível de mal que não é aplicável a todos. Dizer que alguém é totalmente depravado, você sabe, você pensa em Jeffrey Dahmers ou Charles Manson ou alguém que não tem um vestígio de bondade humana, é detituido de toda afeição e contenção normais. Chamar alguém "totalmente depravado" os colocaria fora das pessoas normais como pervertidos viciosos.

Não é isso que se quer dizer quando os teólogos se referem à depravação total, porque nem todos são tão maus quanto poderiam ser, nem todos são tão maus como todos os outros. O que estamos falando aqui é o que eu escolhi chamar de "incapacidade absoluta". O que é verdade para todos, que não temos capacidade de responder ao evangelho. Somos completamente incapazes de nos levantar de um estado de morte. Somos completamente incapazes de dar a visão aos nossos corações cegos. Somos completamente incapazes de nos libertar da escravidão do pecado. Somos completamente incapazes de passar da ignorância para a verdade. Somos completamente incapazes de parar de se rebelar contra Deus, parar de sermos hostis à Sua Palavra.

Nós não somos apenas incapazes, mas não estamos dispostos a fazer isso, não estamos dispostos a nos arrepender, não estamos dispostos a crer. E se devemos nos arrepender e crer, então deve ser como foi para Lázaro, onde Deus, que ordena os mortos a ressuscitarem, também lhes dá o poder. E em 2 Timóteo 2:25, Paulo diz que devemos tratar as pessoas gentilmente " na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento". Não podia ser mais claro. " para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo."

A única maneira que você pode escapar da armadilha do diabo é chegando aos seus sentidos. A única maneira que você pode chegar aos seus sentidos é tendo o conhecimento da verdade. A única maneira que você pode ter o conhecimento da verdade é se Deus concede arrependimento.

E Efésios 2:8-9 novamente, " Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós." Deus tem que conceder o arrependimento. Deus tem que conceder a fé. E o cerne desta grande verdade é que Deus mesmo deve dar vida aos mortos. A regeneração é o que os teólogos chamariam de monergista. É obra de Deus somente.

Na regeneração somos basicamente passivos. É quando fomos despertados e nos é concedido arrependimento e fé e tudo se junta simultaneamente para trazer a salvação. Isto é o que a Bíblia ensina, e se você não crê nisso, então, como a doutrina bíblica do homem pode deixar alguma possibilidade para sua salvação? Deus está simplesmente ordenando aos pecadores que façam o que absolutamente não podem e não farão?

Quer dizer, para mim, negar esta doutrina e em seguida evangelizar, é como estar em pé em uma ponte sobre as corredeiras assistindo alguém balançar para cima e para baixo gritando e dizendo-lhes "Tenho boas notícias para você. Se você conseguir sair daí nós vamos secá-lo. Venha saia daí." Ele não pode sair de lá. Você não está oferecendo a ele nada que ele seja capaz de fazer. O chamado do evangelho, sem poder, não faz sentido.

Você quer me dizer que Deus não faz mais pelo crente do que Ele fez pelas multidões que estão agora no inferno? É só que em algum lugar encontramos algo em nós para ganhar a vida? Você quer me dizer que Deus fez a mesma coisa para todos os que já viveram, quer estejam no céu ou no inferno, e isso realmente depende de nós? Então todo mundo que está no inferno simplesmente não tem vontade de fazer nada? Não.

Uma passagem final Tito 3. Bom, talvez mais uma, e então concluímos. Tito 3:3, 3:3 Tito 3:3. " Pois nós também, outrora, éramos néscios" observe a condição, néscios. Tito 3:3. “desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia", isso é mal “e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros." Descrição bastante severa. Mas quando a bondade de Deus nosso Salvador e Seu amor pela humanidade se manifestou, aqui está "Ele nos salvou" o quê? “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador." Ele nos salvou. Ele nos salvou. Não por nada que fizemos, foi por misericórdia.

Agora apenas um comentário de encerramento sobre isso. Algumas pessoas têm tentado operar a regeneração, esse vir à vida, uma espécie de trabalho preliminar para a conversão. A idéia é que a regeneração acontece, e em seguida, em algum lugar, em dado momento, depois que você foi regenerado, você é salvo. Eu não engulo essa. A palavra "regeneração" usada aqui, versículo 5, eu acabei de ler, Tito 3:5 palingenesias só é usada aqui e em Mateus 19:28, em um sentido escatológico. Mas aqui está o único lugar na Bíblia onde você tem a palavra "regeneração" conectada à salvação. E por favor, observe isto, é "a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo" ou pelo Espírito Santo.

Regeneração e lavagem são a mesma coisa, a mesma realidade gloriosa. Você não pode ser regenerado a menos que você tenha sido lavado. E portanto, regeneração e conversão ocorrem simultaneamente. Você sabe, há algumas pessoas que até acreditam que você pode ser regenerado e ainda não ser salvo. Não. É a lavagem da regeneração. A regeneração é essa limpeza. É essa salvação. É essa conversão. É essa redenção. É essa justificação. É essa santificação.

Isso tudo ocorre no grande milagre de uma só vez. E ocorre ao crer nas Escrituras, de modo que nascemos de novo ou regeneramos através da Palavra viva e permanente de Deus. Vocês ouvem o evangelho, crêem no evangelho, porque naquele exato momento vocês estão sendo regenerados, sendo lavados sendo convertidos, sendo redimidos, sendo resgatados, sendo justificados, sendo santificados. Tudo acontece de uma vez exatamente como aconteceu com Lázaro. E saímos da sepultura.

E no final toda a glória, toda a glória vai para Deus, tudo isso. E passaremos o resto de nossas vidas aqui e na eternidade dando-Lhe louvor. "Ó profundidade”, diz Paulo, “da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!​​"

Quando você se detém sobre isso, pessoal, se você não consegue entender isso, e como funciona com " Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha" basta lembrar é insondável, é insondável. E ele continua a dizer " Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" Não pense que você pode descobrir inteiramente isso, e você certamente não pode dar a Ele a sua opinião sobre isso. Apenas saiba disto, " Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" E isso é suficiente. Amém. Vamos orar.

Pai cobrimos tanto em tão pouco tempo. Que todos nos deleitemos na glória que pertence a Ti e na alegria da nossa salvação. Nós oramos por aqueles que não vieram a Cristo, e imploramos por eles, imploramos para creiam, sabendo que vai a Ti receberá. É para o pecador esperar, esperar, e maravilhar-se. É para o pecador vir e pedir. E Tu operas perfeitamente com o Teu plano glorioso e soberano. Faça isso nas almas, esta noite, nós oramos, e naqueles que ouvem esta mensagem em nome de Cristo. Amém.

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize